BeDMK Posted May 15, 2009 at 05:44 PM Report #264470 Posted May 15, 2009 at 05:44 PM Venho por meio deste tópico solicitar auxílio em um exercício de Lógica Formal. Enunciado: classifique os seguintes argumentos, através dos critérios: indutivo ou dedutivo, identificando seus elementos, premissas, indicadores de inferência e conclusão. Em caso de argumentos indutivos, justifique através da exigência de total evidência, avaliando a probabilidade indutiva mediante a adição de premissas. a) X é par e Y é ímpar, portanto, X + Y é ímpar e Y² é ímpar. 😄 Algumas pessoas que mudam de pais esquecem a sua ortografia. Franz imigrou da Alemanha para Portugal. Portanto Franz não escreve alemão perfeitamente. c) Todo número natural é par ou ímpar, X é um número natural então X² é ímpar. Se é dedutivo ou indutivo eu sei identificar, porém justificar através da exigência de total evidência, avaliando a probabilidade indutiva mediante a adição de premissas eu estou com dificuldades. Obrigado pela atenção.
BeDMK Posted May 18, 2009 at 11:46 PM Author Report #265247 Posted May 18, 2009 at 11:46 PM "Obrigado" pela excelente atenção... Depois dizem que os brasileiros são vagabundos...
djthyrax Posted May 19, 2009 at 12:02 AM Report #265248 Posted May 19, 2009 at 12:02 AM O facto de não teres tido respostas não significam que não te deram atenção, o mais provável é não terem conhecimentos para te ajudarem (o meu caso p.e.). 😉 Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
Aqua Costa Posted May 19, 2009 at 09:27 AM Report #265303 Posted May 19, 2009 at 09:27 AM desculpa, não tenho conhecimentos para te ajudar nesse problema. Não consiguo entender o problema(nem sei o que significa a palavra "indutiva").
JD557 Posted May 19, 2009 at 07:30 PM Report #265466 Posted May 19, 2009 at 07:30 PM É pá, também só sei dizer se é dedutivo e indutivo, não te sei dizer mais nada. "Obrigado" pela excelente atenção... Depois dizem que os brasileiros são vagabundos... Não vejo a relação... Não tiveste resposta, ok... Mas isso é comum em muitas comunidades... Para além de que não é um problema relativo a programação, que é o tema deste fórum. Logo, acho que não deverias estar a julgar os habitantes de uma nação só porque ninguém te respondeu, para além de que essa atitude ainda me tira a vontade de te ajudar. MIEIC @ FEUP http://project557.blogspot.com/ --- Development Blog Proteja a sua pen: http://lastknight.pt.vu
djthyrax Posted May 19, 2009 at 08:37 PM Report #265501 Posted May 19, 2009 at 08:37 PM Para além de que não é um problema relativo a programação, que é o tema deste fórum. A lógica é uma das bases da programação. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
Betovsky Posted May 19, 2009 at 09:45 PM Report #265571 Posted May 19, 2009 at 09:45 PM A lógica é uma das bases da programação. Heh mais ou menos. Lógica matemática sim, mas esta lógica é mais "filosófica" e não entra tanto na programação. Eu nunca dei nada disto, mas dei lógica como por exemplo indução, a do ramo da matemática de onde, na programação, provem os tipos indutivos por exemplo. "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk
JD557 Posted May 20, 2009 at 05:46 AM Report #265664 Posted May 20, 2009 at 05:46 AM Exacto, esta não é lógica matemática, é lógica formal. A lógica matemática é (praticamente) toda dedutiva, logo, a lógica indutiva não está assim tão relacionada com programar. MIEIC @ FEUP http://project557.blogspot.com/ --- Development Blog Proteja a sua pen: http://lastknight.pt.vu
Recommended Posts