Jump to content

Recommended Posts

Posted

Venho por meio deste tópico solicitar auxílio em um exercício de Lógica Formal.

Enunciado: classifique os seguintes argumentos, através dos critérios: indutivo ou

dedutivo, identificando seus elementos, premissas, indicadores de inferência e

conclusão. Em caso de argumentos indutivos, justifique através da exigência de

total evidência, avaliando a probabilidade indutiva mediante a adição de

premissas.

a) X é par e Y é ímpar, portanto, X + Y é ímpar e Y² é ímpar.

😄 Algumas pessoas que mudam de pais esquecem a sua ortografia. Franz

imigrou da Alemanha para Portugal. Portanto Franz não escreve alemão

perfeitamente.

c) Todo número natural é par ou ímpar, X é um número natural então X² é ímpar.

Se é dedutivo ou indutivo eu sei identificar, porém justificar através da exigência de

total evidência, avaliando a probabilidade indutiva mediante a adição de

premissas eu estou com dificuldades.

Obrigado pela atenção.

Posted

O facto de não teres tido respostas não significam que não te deram atenção, o mais provável é não terem conhecimentos para te ajudarem (o meu caso p.e.). 😉

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Posted

É pá, também só sei dizer se é dedutivo e indutivo, não te sei dizer mais nada.

"Obrigado" pela excelente atenção...

Depois dizem que os brasileiros são vagabundos...

Não vejo a relação... Não tiveste resposta, ok... Mas isso é comum em muitas comunidades...

Para além de que não é um problema relativo a programação, que é o tema deste fórum.

Logo, acho que não deverias estar a julgar os habitantes de uma nação só porque ninguém te respondeu, para além de que essa atitude ainda me tira a vontade de te ajudar.

MIEIC @ FEUP

http://project557.blogspot.com/ --- Development Blog

Proteja a sua pen: http://lastknight.pt.vu

Posted

Para além de que não é um problema relativo a programação, que é o tema deste fórum.

A lógica é uma das bases da programação.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Posted

A lógica é uma das bases da programação.

Heh mais ou menos. Lógica matemática sim, mas esta lógica é mais "filosófica" e não entra tanto na programação. Eu nunca dei nada disto, mas dei lógica como por exemplo indução, a do ramo da matemática de onde, na programação, provem os tipos indutivos por exemplo.

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk