Jump to content

[Resolvido] Abrir outros forms, através de item seleccionado em datagridview

Recommended Posts

Posted

Boas, encontro-me com um problema e vou tentar explicar da melhor maneira possível:

Tenho um formulário que que contem um painel ( com uma text box e um botão ), que serve para fazer pesquisas numa datagrid ( ligada a uma base de dados sql ).

Então o meu problema é o seguinte, eu tenho um formlário de edição dos dados que são mostrados na pesquisa, e o que quero fazer é quando selecciono o valor que quero na datagridview, ele me abra o formulário de edição, com esse valor seleccionado. O que não sei é o código para fazer isso, já me disseram que tenho de fazer um insert no formulário de edição, mas penso que apenas preciso de o seleccionar.

Não sei se isto está correcto mas o que preciso de fazer é na datagrid identificar qual é o registo, e abro o formulário de edição com esse valor seleccionado, na minha ideia não preciso de fazer um insert dos registos, porque eles já la estão, precisa é de saber qual seleccionar.

Mas enfim...  sei que isto está um pouco confuso, mas espero que consigam perceber.

Cumps

Posted

bom...por partes...

Provavelmente (e partindo do pressuposto que tens uma estrutura de dados como deve ser), uma das colunas da datagrid retorna-se o ID do registo (linha da BD). se não retorna, é uma questão de incluires essa coluna da instrução SQL.

Depois, simples... Apanhas.. esse Id, e abres o novo form, e carregas todos os dados para o Id respectivo.

Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!

Posted

Eu se fizer isto, ele manda-me o ID para a string ?

valor = AlunoDataGridView.SelectedCells.Item(0).Value.ToString()

Depois como abro o outro form ( neste caso estou a utilizar tabs, mas e a mesma coisa ) , com o registo igual ao ID ( Sei que isto é o basico da programação, mas ja me esqueçi )

Posted

Boas, já resolvi a situação, vou postar a resolução ( q é tão simples... eu sei que sou um noob) :

Private Sub ToolStripButton22_Click_1(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles ToolStripButton22.Click
        valor2 = TurmaDataGridView.SelectedCells.Item(0).Value.ToString()

If TabControl.TabPages.Contains(Tab_CriarTurma) Then
            MessageBox.Show("Este formulário já se encontra aberto.", "Avizo")
        Else
            TabControl.Controls.Add(Tab_CriarTurma)
            TabControl.SelectedTab = Tab_CriarTurma

Dim PositionX As Integer
            Dim PositionY As Integer
            PositionX = (Me.Size.Width / 2) - (Panel2.Size.Width / 2)
            PositionY = (Me.Size.Height / 2.65) - (Panel2.Size.Height / 2)
            Panel2.Location = New System.Drawing.Point(PositionX, PositionY)
        End If
    End Sub

Convém declarar o Valor 2, como uma variavel publica, e o item (0) é a celula seleccionada.

Cumps