Jump to content

converter imagem a cores para B&W

pedrosalg

Recommended Posts

Benvindo, pedrosalg.

Para fazeres essa conversão, tens 1º que pegar no ficheiro, descodificar a informação JPEG, depois com o bitmap descodificado mudar-lhe as cores, e por fim voltar a comprimir... Nada de muito simples.

No entanto, se arranjares uma biblioteca para des/compressão, como esta, basta arranjares uma que trabalhe com bitmaps para conseguires o que queres!

Desaparecido.

Benvindo, pedrosalg.

Para fazeres essa conversão, tens 1º que pegar no ficheiro, descodificar a informação JPEG, depois com o bitmap descodificidcado mudar-lhe as cores, e por fim voltar a comprimir... Nada de muito simples.

No entanto, se arranjares ma biblioteca para des/compressão, como esta, basta arranjares uma que trabalhe com bitmaps para conseguires o que queres!

Obrigado pela dica. Vou ver se logo tento fazer alguma coisa.

O meu objectivo é o seguinte: Tenho um programa que está feito, o que estou a tentar agora são melhoramentos, que foi programado em LabWindows e neste momento tem lá uma opção para fazer a captura de uma imagem do programa a cores, só que se for para usar por exemplo num documento impresso essa imagem não é apropriada e por isso convem ter também uma opção para B&W, eu procurei nas funções do LabWindows mas não encontrei por isso é que recorri à vossa ajuda.

Depois de concluido irei colocar aqui no forum o dito programa para ser "avaliado". Ele oficialmente já foi avaliado e deu-me a licenciatura, mas irei querer uma critica mais "apurada"..

Abraços a todos!

Boas, usa uma lib qq pa passar de jpeg pa bmp, ou preferencialmente algo que te retorne uma matriz bidimensional de pixeis, depois so tens de para cada pixel (R,G,B) gerar o pixel tal que cada coordenada é a media de todas as coordenadas, tipo

(R,G,B) --> ( (R+G+B)/3 , (R+G+B)/3 , (R+G+B)/3 )

e converter de novo para jpg ou whatever...

hasta