pipasmeimoa Posted May 13, 2009 at 11:15 AM Report #263760 Posted May 13, 2009 at 11:15 AM Boas!!! Eu tenho o windows vista e queria saber qual o melhor programa para programar em pascal, e que tenhoa todas as bibliotecas. Agradeço a vossa atenção. 🙂
luis.ferreira Posted May 16, 2009 at 09:53 PM Report #264730 Posted May 16, 2009 at 09:53 PM boas!! o melhor programa e o lazarus, tambem core no win 7. comprimentos
I-NOZex Posted December 22, 2010 at 03:54 AM Report #359641 Posted December 22, 2010 at 03:54 AM ? isso depende da linguagem de programaçao que se quer ussar... se for delhphi tens o 2010 e XE (e ate anteriores) q correm em XP/VISTA/7 CMPZ B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos beat2revolution.net
nunopicado Posted December 22, 2010 at 01:09 PM Report #359715 Posted December 22, 2010 at 01:09 PM Pois, isso depende muito, e não há nenhum que tenha "todas as bibliotecas"... Se quiseres gratuito, tens o Lazarus, que não sendo nem de perto nem de longe perfeito, é ainda assim muito bom, especialmente tendo em conta o preço. Tem montes de componentes instalados, e há muitos outros feitos para Delphi que também têm versão para Lazarus. Tens depois o Delphi, que é a pagar, e está muito perto de Deus na escala das maravilhas (lolol), mas ainda assim não é perfeito, a começar pelo preço (a versão mais completa custa mais de 5000€) Há carradas de componentes na net, além dos muitos que ele já trás de origem. Isto são IDE's RAD (Rappid Application Development), ou seja, a parte visual da programação é feita por componentes visuais, arrastando-os para a área de trabalho e configurando-os em Design Time. Se preferires compiladores / IDE's para programação puramente por texto, tens por exemplo o Dev-Pascal, baseado no Free-Pascal (o mesmo em que se baseia o Lazarus). "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
pwseo Posted December 23, 2010 at 05:09 PM Report #359910 Posted December 23, 2010 at 05:09 PM Com um bocadinho de sorte consegues arranjar uma das Personal Editions (são gratuitas) de versões anteriores do Delphi (que é o melhor IDE para programar em Pascal, sem dúvida alguma). Quanto às bibliotecas "todas", as Personal Editions normalmente impõem algumas restrições no tipo de bibliotecas que podes utilizar, mas as restrições variam de versão para versão... é uma questão de investigares. No entanto, para quem está a começar (se for esse o caso) as personal editions do delphi são uma boa aposta. Não falo do Lazarus porque a minha última experiência com ele foi má. No entanto, já se passaram alguns anos, e certamente será um IDE muito mais fiável e rápido que anteriormente. Em último recurso (e se dispensares a componente RAD do IDE), podes utilizar o IDE fornecido pelo FreePascal, que apesar de ser em DOS, é bonzinho.
nunopicado Posted December 23, 2010 at 10:31 PM Report #359942 Posted December 23, 2010 at 10:31 PM As personals editions arranjam-se... Não sei é se se arranjam os códigos. O site da Borland fechou o tasco... Mas sim, seriam uma boa aposta! E mesmo as versões antigas são ainda assim muito boas, até porque a maior parte dos componentes disponiveis são para elas... 😞 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
pwseo Posted December 23, 2010 at 10:37 PM Report #359944 Posted December 23, 2010 at 10:37 PM Pois... Eu ainda usei durante muito tempo o Delphi 7 PE e estava muito satisfeito... havia algumas coisas que incomodavam tipo a falta de tooltips quando colocava o rato numa variável durante o debug, mas foi uma boa maneira de começar a utilizar os watches; era um ambiente de programação bastante funcional e que dava para tudo o que queria (além disso, o Delphi 7 foi a última versão verdadeiramente decente... um bom equilíbrio entre facilidade de desenvolvimento e performance do IDE)
nunopicado Posted December 23, 2010 at 10:47 PM Report #359946 Posted December 23, 2010 at 10:47 PM Por acaso não desgosto do XE. Mas a verdade é que o Delphi 7 me acompanhou durante muitas horas de programação! E não refilo sobre ele! 😞 Também é verdade é que, depois do 7, passei alguns anos sem me chegar perto de um compilador, já que estive afastado, até há uns 2 meses se tanto, do mundo da programação. Não conheço o 8, o 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 nem o 2010... O Lazarus tenho-o a trabalhar, fiz umas brincadeiras com ele para o conhecer, pois nunca nem tinha ouvido falar dele até há um mesito atrás. Não é mau, tendo em conta a natureza gratuita dele. Mas para mim, acho que tem três defeitos: - Bugs irritantes em alguns componentes standard - IDE demasiado lento (comparado ao Delphi) - Bugs e pouca clareza no uso do debugger (usar as watches é algo que faço desde os tempos do Turbo Pascal 5.5, e o Lazarus não é pródigo nisso) especialmente quando se tenta usar coisas como o Run to Cursor e o Trace Into... Mas não posso dizer que esteja mau. Quem não tiver acesso ao Delphi, tem no Lazarus um bom IDE. Acredito que com o tempo ele possa melhorar para se tornar um excelente IDE, como é o Delphi, já desde pelo menos o 5... "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
pwseo Posted December 23, 2010 at 10:56 PM Report #359948 Posted December 23, 2010 at 10:56 PM Eu ainda usei as PE do 2005 e 2006, mas voltei à PE do Delphi 7. Não gostei do IDE. Quanto ao Lazarus, quando o experimentei ele estava nos seus inícios; tive mais segfaults que compilações, e não gostei *nada* do tamanho final do meu Hello world nele: 28MB. (claro que isto depende da config do compilador, mas não apenas disso). Entretanto tenho-me metido noutras linguagens, mas mantenho o fpc à mão, que me parece um bom compilador. Não tenho o lazarus, no entanto. Acho que fiquei traumatizado, lool
nunopicado Posted December 23, 2010 at 11:49 PM Report #359961 Posted December 23, 2010 at 11:49 PM lol Sim, o tamanho dos exe's assustou-me também! 🙂 Fiz um programazeco de nada, que mais não fazia do que abrir um ficheiro de texto numa Tstringlist, procurar nele uma determinada linha (que contivesse uma palavra especifica) e alterar o valor que estava em frente a essa palavra pelo que o user inserisse num tedit. Fui a ver, 12MB... ? Depois lá descobri que se usares o strip.exe que vem no FPC (e incluido no lazarus), o exe reduz drasticamente... Basicamente, ele não o usa automaticamente como deveria (digo eu)... Depois de o passar pelo strip.exe, o ficheiro passou de 12MB para 1.6MB É bom o Lazarus... Só não se chega ao Delphi 😞 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
pwseo Posted December 23, 2010 at 11:56 PM Report #359962 Posted December 23, 2010 at 11:56 PM Mesmo assim, 1.6MB é um pouco grande para um programa simples. Nos tempos do Delphi 7 criava executáveis razoavelmente complexos com 500KB
nunopicado Posted December 23, 2010 at 11:58 PM Report #359963 Posted December 23, 2010 at 11:58 PM bons tempos... Agora, nem o XE faz isso! "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
nunopicado Posted December 24, 2010 at 12:06 AM Report #359967 Posted December 24, 2010 at 12:06 AM Só por curiosidade, depois voltei a fazer o mesmo programa no XE, e o resultado final foi de 1.2MB 😞 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
pwseo Posted December 24, 2010 at 12:08 AM Report #359968 Posted December 24, 2010 at 12:08 AM Enorme, realmente 🙂
nunopicado Posted December 24, 2010 at 12:20 AM Report #359973 Posted December 24, 2010 at 12:20 AM ainda me lembro do gestor de videoteca que fiz em tp6 enorme o programa, fazia tudo e mais alguma coisa... 20kb lololol EDIT: Desculpa, 58kb... o de 20kb foi a versão anterior, com o tp5.5 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
pwseo Posted December 24, 2010 at 01:11 AM Report #359985 Posted December 24, 2010 at 01:11 AM Pois, mas nesse caso já eram coisas que não lidavam com janelas nem nada; era uma API muito reduzida (bons tempos loool)
nunopicado Posted December 24, 2010 at 08:41 AM Report #360000 Posted December 24, 2010 at 08:41 AM Exacto... 😞 E fazia tudo o que dele se pedia! heheheh "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted December 24, 2010 at 08:16 PM Report #360072 Posted December 24, 2010 at 08:16 PM Boas! É bom ver uma discussão saudável sobre os melhores compiladores, IDEs e programas RAD para Pascal. Nunca experimentei outro IDE se não dois: o Dev-Pascal (o que uso frequentemente) e o Free-Pascal, que é muito semelhante e que uso mais raramente. O Free Pascal ainda tem problemas que o Dev-pascal resolve. Descobri que o FP não suporta a alteração do valor de um contador de um ciclo for dentro do mesmo ciclo. O Dev-Pascal já o suporta. Mesmo assim, 1.6MB é um pouco grande para um programa simples. Nos tempos do Delphi 7 criava executáveis razoavelmente complexos com 500KB O Dev-Pascal, quanto ao tamanho de um executável, digamos que é um espectáculo. Criei uma calculadora, com tem mais de 3000 linhas de código, contém 7 funcionalidades de cálculo, mais de 10 funcionalidades auxiliares, funções matemáticas que o Pascal não tem, os textos têm acentuação completa, etc etc etc... Tamanho? Somente 150KB. Tudo depende, por fim, do que se pretende fazer, se programas de ambiente visual ou não, etc. Cumpz. Knowledge is free!
nunopicado Posted December 25, 2010 at 12:53 AM Report #360087 Posted December 25, 2010 at 12:53 AM Isso sem dúvida... In the end, tudo se resume ao que se faz e ao que se quer fazer! Por acaso o dev-pascal não gostei muito, mas também é porque já estou mais virado para programação por componentes (antes da minha pausa, já programava em Delphi há uns anos) Mas ainda gosto, para testes mais simples, de pegar no freepascal para brincar ou estudar um pouco! lol "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
pwseo Posted December 25, 2010 at 02:36 AM Report #360089 Posted December 25, 2010 at 02:36 AM thoga31, parece-me que estás a misturar compiladores e IDEs 🙂 O Dev-Pascal é apenas um IDE (e tem como compiladores o freepascal e o gnu pascal) e por isso o tamanho de um executável em nada depende do Dev-Pascal (directamente). Aliás, a versão disponível no site da Bloodshed até traz o freepascal como compilador.
Recommended Posts