Jump to content

Recommended Posts

Posted

Isso é uma simples passagem recursiva. Só tens de ter em mente em cada nível saber

- o ponto de origem do quadrado

Parece pelas imagens ser o canto do quadrado do nível superior

- a largura do quadrado

Parece pelas imagens ser metade da largura do quadrado do nível superior

- O número total de níveis, senão continua infinitivamente

4 Imagens, logo 4 níveis

Já agora este tipo de imagens são factrais 👍

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk

Posted

ya estive a ler sobre fractaism 👍

Aquilo é desenha um quadrado e depois desenha 4 quadrados na porta do quadrado que desenhou anteriormente com metade do tamanho e sempre assim.

Eu não estou a ver qual vai ser o meu caso base, o caso de paragem :S

Posted

O caso de paragem és tu que defines. Isto é, indicas o nível de profundidade que queres atingir. Para atingir o resultado das imagens seria profundidade 4.

Depois é ires actualizando o nível de profundidade conforme vais efectuando a recursão.

Imaginado que a função tem nome funDesenha

Na primeira vez irias dar como argumento o valor 0, indicando que seria o primeiro nível

funDesenha 0

* 0 < 4 -> Válido

* Desenha quadrado

* chama funDesenha (0+1)

funDesenha 1

* 0 < 4 -> Válido

* Desenha quadrado

* chama funDesenha (1+1)

funDesenha 2

...

funDesenha 4

* 4 < 4 Inválido

* pára sem fazer mais nada

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Posted

Boas cá estou eu novamente,

Eu já consegui desenhar um unico quadrado recursivo mas não estou a conseguir desenhar os 4 quadrados cada um na ponta do anterior :S se poderes ajudar, imaginando que a funcao funDesenha recebe como parametro a profundidade, cordenada x, cordenada y, width e heigth.

Agradeço imenso a ajuda.

Posted

A função funDesenha deve ser a mesma que a função que desenhaste o primeiro quadrado.

Só terás apenas uma função de desenhar quadrados, é para isso que serve a recursividade 🙂

Era esta a tua dúvida?