passado Posted May 12, 2009 at 07:03 PM Report #263554 Posted May 12, 2009 at 07:03 PM Boas pessoal estou a construir um programa para gerir maquinas de uma empresa de aluguer neste momento o "cliente" (familiar) tem isso em excel e o que ele faz é: Numa linha insere o Nº da maquina (um id automático) a marca a descrição o modelo o numero de serie, a data de entrada, e o custo da maquina. Depois no seguimento da linha vai adicionando os seguintes dados: Nº cliente ( numero correspondente com a base de dados do programa de facturação) as horas que a maquina trabalhou (aproximação) a data que a maquina entro nas instalações e depois se precisou de manutençao, tem um campo para o custo. e vai adicionando sempre tudo seguido na mesma linha, no final de cada linha e de X em X tempo ele tira os totais do numero de horas que a maquina trabalhou, quanto ja rendeu, e os totais de manutenção. A minha dificuldade é desenhar a base de dados(SQL) de modo a que ao seleccionar uma maquina ele me de toda a informação da maquina incluindo os clientes que ja a usaram. o que tenho neste momento sao duas tabelas: Maquina: >ID >Marca >Descriçao >modelo >n serie >data de entrada >Preço de compra Cliente: Nº cliente ( nao pode ser automático porque corresponde a BD de facturação) Horas Data de entrega Eu penso que isto nao seija a construcção ideal, nao sei se na minha longa e atrapalhada explicaçao me fiz entender, qualquer duvida digam 👍 Obrigado
Mxix Posted May 13, 2009 at 12:57 AM Report #263673 Posted May 13, 2009 at 12:57 AM Dado o problema penso que tens que considerar 3 entidades em particular, os clientes, as maquinas e os alugueres. Logo, pelo que percebi do "enunciado", três tabelas dariam conta do recado - Cliente - Máquinas - Aluguer 1->n (cliente,aluguer); 1->n ( maquina,aluguer). Pensa no que disse e manda dúvidas. ?
passado Posted May 13, 2009 at 06:26 PM Author Report #263917 Posted May 13, 2009 at 06:26 PM Dado o problema penso que tens que considerar 3 entidades em particular, os clientes, as maquinas e os alugueres. Logo, pelo que percebi do "enunciado", três tabelas dariam conta do recado - Cliente - Máquinas - Aluguer 1->n (cliente,aluguer); 1->n ( maquina,aluguer). Pensa no que disse e manda dúvidas. ? Criei as tais 3 tabelas, a minha duvida agora e se tenho de criar campos para os totais ou depois com querys consigo somar todos os valos de uma coluna e depositar o resultado sem ser em tabela?
bruno1234 Posted May 13, 2009 at 08:52 PM Report #263961 Posted May 13, 2009 at 08:52 PM Sim, consegues fazer o cálculo por query. Há várias maneiras de fazer isso. tens funções sum, podes criar algoritmos proprios, etc... Podes por esses cálculos logo na stored procedure para qd fores buscar o q precisas vir tb uma coluna com os totais. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos
passado Posted May 14, 2009 at 11:17 AM Author Report #264103 Posted May 14, 2009 at 11:17 AM Sim, consegues fazer o cálculo por query. Há várias maneiras de fazer isso. tens funções sum, podes criar algoritmos proprios, etc... Podes por esses cálculos logo na stored procedure para qd fores buscar o q precisas vir tb uma coluna com os totais. Não entendi bem a ideia podes explicar melhor sff 😄
bruno1234 Posted May 14, 2009 at 10:36 PM Report #264266 Posted May 14, 2009 at 10:36 PM pesquisa pela função sum do sql. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos
Recommended Posts