Jump to content

rádio na escola

thranduil

Recommended Posts

bom dia meus caros programadores.

como alguns já devem ter lido no post da percentagem de pessoal M e F, eu quero fazer uma rádio na minha escola. este projecto vai ser a continuação do ano passado, no qual nem sequer pudemos começar a pensar nisso devido ao péssimo comportamento da turma, mas este ano eu tenho cá um cheirinho que vai correr tudo bem e já comecei a organizar amigos meus de outras turmas para me ajudarem nesta ideia.

mas desde já do início que tou com problemas e gostava que voces me ajudassem se tiverem algum conhecimento na  rea ou se na vossa escola houver uma rádio, por favor deixem aqui alfgumas dicas.

a minha primeira duvida é se vosses conhecem alguma maneira de fazer uma radio (fisicamente, para ja). a minha ideia era ter uma sala com um pc ligado a agum aparelho onde todas as colunas que estivessem distribuidas pelo terreno da escola ligassem e a partir daí era tudo transmitido. vou tetnar tirar uma pic do google earth para voces verem mais ou menso como é a minha escola...

Eu se fizesse parte da rádio da minha escola fazia era um programa que fosse programado com os sons que se queria reproduzir a cada intervalo e depois aquilo  hora pretendida reproduzia a playlist e assim sucessivamente para cada intervalo, sme ter que lá estar a pessoa.

Tenho um programa feito por mim em vb que faz algo parecido portanto não era muito díficil. E assim acabava-se a correria ao final das aulas para ir pôr o som para o pessoal.

Mas, that's me.

Bem, não seria dificil, no meu caso bastaria modificar o mp3player que fiz em vb.net e que deves ter acesso algures aqui no fórum (acho que já aqui pus).

Bastaria definir as horas dos intervalos, fazer com que o som começasse uns 20s após o toque para não começar em cima da campainha. Só haveria o problema de terem de jogar com os tempos de maneira a não porem sons que se prolongassem muito após o intervalo. Desta maneira o som acabaria natualmente suponhamos 1 min após o toque para entrar e só começaria outra vez na hora do próximo intervalo (com a playlist seguinte claro.

Os sons eram programados por exemplo  s 8 da manhã e depois ía tudo  sua vidinha que o programa fazia o resto.

Enfim...🙂

Bem, eu na minha escola tinha radio tb. Durante 3 anos tive responsavel por aquilo mas na altura nem pc's por lá havia, (tb já foi a alguns anitos) tinhamos material de Rádio mesmo a sério e tudo! 🙂

mesa mistura, 2 pratos, microfone, amplificador para o interior do estudio, amplificador para o esterior, etc... mais tarde lá investimos (na altura em que comecou a aparecer) em 2 deck's de cd's e em mais uns materiais fixes.

Bom,...mas neste momento o que rende mesmo é um pc com um software fixe, até pode mesmo ser criado á media e usar 2 placas de som na makina. uma para o som de monição, e outra para a saida MASTER. ai 2 amplificadores, um para o som a 100% (ou seja, a tocar musica no bar, e nos sitios onde não á "espigas"  de tocar durante as aulas) e outra para ligar para TODO lado durante os intervalos.

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

hmmm é pah... ainda bem que me lembrei de postar aqui isto.. vocŠs ainda me vão dar grandes ajudas ^^ para já já me estão a dar grandes ideias....

hmmm e o que recomendam para usar tipo de colunas? e que a escola deve ter uns 200m de uma ponta  outra.

já arranjei imagens. vou tentar por aqui algumas e explicar-vos mais ou menos como é a minha escola:

visão geral. as linhas brancas são os limites da escola e estão aí apresentados os principais edifícios da escola. esqueci-me do buffet (ou café ou bar ou o que quiserem mas na escola tudo o trata por "búféte" ^^) mas eu ponho depois quando vos apresentar os caminhos cobertos da chuva para caminhar pela escola. e este caminhar deve ser uma das piores partes da minha escola. ela é enorme e em vez de ser um edificio todo junto, é separado em 2 pavilhoes para aulas, um polivalente para a disciplina de educação física, um outro pavilhao que é constituido por varios edificios mais pequenos onde está a sala dos funcionarios, a sala de condução física (onde se faz step e aeróbica e essas porcarias todas), o buffet e a sala do sr. jacob (que é o "faz tudo" da escola). mas estes ficam para outra pic, mais "limpa"

http://img246.imageshack.us/img246/2724/geral0qo.jpg

se quiserem ver mais ou menos o tamanho daquilo basta observarem, na avenida, os carros estacionados e compararem ^^

ok. agora, a branco está o caminho coberto pela escola. vai desde quase da entrada até aos pavilhoes.

a vermelho estão as escadas.

a azul estão as  reas mais "populadas" durante os intrevalos e fora deles. posso desde já dizer que a minha escola tem mais de 1000 alunos.

http://img265.imageshack.us/img265/9776/cobertura0ff.jpg

bom, nesta pic apresento-vos os níveis de altitude, sendo:

: arrow : o branco é ao nível da estrada. é onde se localiza o conselho executivo, a entrada da escola, a cantina, uma das  reas livres para ser a sede da rádio, um dos polivalentes (o que não é usado para nada mas que é onde eu pretendo por musica, tambem pois está livre, já tem algumas colunas (lá é normal haverem espetaculos por exemplo, de natal). não é uma  rea muito populada mas espero que isso mude com a rádio...

: arrow : o azul é o nível seguinte. talvez 3 metros acima do nível branco. é uma das  reas mais populadas da escola pois tem o polivalente onde há aulas, o buffete e algumas  reas de desporto livre onde se podem alugar bolas e coisas do genero. mas isto deve-se principalmente ao buffete ^^. esta é uma  rea onde pretendo ter alguma atençao na rádio pois é uma área bastante "populada".

: arrow : o vermelho é onde ficam os dois pavilhoes de aulas. deve tambem ficar a uns 2.5 metros do nível azul. é onde tem os menores espaços para os alunos mas, por mais estranho que pareça, é a área mais populada. não há muito mais a dizer sobre estes. só que cada pavilhão tem 3 andares e que deve chegar uma coluna na porta de cada pavilhão para "dar  música" a todos. posso também fazer notar que é impossivel passar por aquela "rua" sem morrer intoxicado, pois 40% da escola deve fumar... é degradante, eu sei, mas não posso fazer nada contra (e sim, acho extremamente estúpido fumar, digam o que disserem. e não me venham com as desculpas que é difícil largar porque a verdade é que só não largas porque gostas ou porque não tens força de vontade. se não gostas do que tou a dizer, morre ^^ nesta coisa do fumo e das drogas sou muito assim.. mas no resto cago de bem alto, por isso tão  vontade)

http://img237.imageshack.us/img237/3314/niveis2nh.jpg

e pronto. eu talvez no inicio da escola possa pedir ao conselho executivo uma planta da escola. plantas dos pavilhoes encontrei no outro dia na biblioteca (a melhor biblioteca escolar do país ^^) por isso posso digitalizar e depois mostro aqui.

e vocŠs pensam "bem este gajo deve pensar que nós somos o pai natal" bom... se calhar até já estou a pedir de mais.. mas aos pouquinhos acho que vou conseguir.

para já gostava que me dissessem mais ou menos, assim por alto em que lugares é que eu deveria por colunas. e das duas  reas vagas, qual a que aconselhavam a ser a "sede da rádio".

e agora assim offtopic dou-vos aqui a pior anedota que alguma vez ouvi na minha vida. não pior em termos de piada mas sim de chunguice. acho que quem inventou isto deve ser nazi ou assim uma coisa do genero. é muito podre mesmo. não quero ofender ninguem!!! bom, aqui vai:

sabem porque é que o pai natal não vai a africa?

porque só vai a quem come a sopa toda...

não me batam!!

não precisas de grandes colunas com muita potencia pq de qq das formas vais ter sempre o pessoal docente a moer-te o juizo que a musica tá muito alta! LOL

hahah se pensas que vai ser só por isso ^^ eles tão mesmo todos *****. naquela escola toda a gente gosta de hip hop e trance e dance e blah blah blah... vai ser metal para aquelas cabeças que até vão vomitar. só tenho medo é que aquele grupo que representa os alunos todos da escola que agora não me lembro do nome venham meter o bedelho e depois nos lixem aquela cena toda. mas np... é área projecto e a directora da escola disse que este ano me ia ajudar portanto...  :roll:

****moderado por d_pintassilgo

não precisas de grandes colunas com muita potencia pq de qq das formas vais ter sempre o pessoal docente a moer-te o juizo que a musica tá muito alta! LOL

hahah se pensas que vai ser só por isso ^^ eles tão mesmo todos ******. naquela escola toda a gente gosta de hip hop e trance e dance e blah blah blah... vai ser metal para aquelas cabeças que até vão vomitar. só tenho medo é que aquele grupo que representa os alunos todos da escola que agora não me lembro do nome venham meter o bedelho e depois nos lixem aquela cena toda. mas np... é área projecto e a directora da escola disse que este ano me ia ajudar portanto...  :roll:

Oh! Uns beats de DJ Tiesto ficam sempre bem:P.

Sorte a tua da tua escola ter som em todo o lado, na minha (e é secundária) levas com som no bar apenas e só nos intervalos com umas colunecas de ***** e uns sons manhosos de pop todo o dia. Sucka  :shock:

Se eu tivesse na rádio só passava Electrónica&Dance&House&Trance&Techno....sou o inverso de ti..🙂😛 :Mas também se eu lá tivesse aquilo levava tudo uma remodelação e poria uma pessoa para cada dia (manhã ou tarde) e a passar um estilo de músico predefinido. Assim havia o dia do hiphop o dia do metal o dia do etc etc etc...

enfim...são só ideias.

****moderado por d_pintassilgo

^^ eu não obrigo ninguém 🙂 aquilo é uma maneira de falar. é meio a brincar meio a sério. aquela rádio.. bah. ainda vamos ter que pensar como é que vai ser. talvez faça como o vbmaster diz e ponha um ou dois dias em que há outros generos de musica. mas também vai haver clássica, punk, rock... depois isso é mesmo pelos gostos.. eu também gosto de supertramp e toranja 😄

basicamente eu ouço o que gostar. não desgosto de nenhum tipo de música. se gostar da música ouço. se não, puff. mas, regra geral, gosto quase sempre de qualquer genero de metal ^^ especialmente black, death, doom, black gothic, gothic, power, nu, melodic e também de j-rock

thranduil tas a ter uma ideia muito fixe...e força nisso,e não te quero desmoralizar...mas não te eskecas que precisas de autorização da escola pra instalares a radio na escola...e depois €€€ pra comprar o material! a pois...mas boa sorte.

Então e os copyrights da musica que vais passar?

Copytights da musica que vai passar? Bem penso que snedo uma rádio escolar ninguem se vai preocupar com isso. Se assim fosse, a maioria das rádios amadoras não existiriam.

Como o vbmaster disse, põe EuroTrance, VocalTrance, Happy Hardcore que o pessoal vai gostar (não foi bem isto que ele dissee 8) )

Cumps

epah bota vibe,rush,morillo,silicone soul,roger sanchez,lawler e essas cenas k o pessoal gosta e eu mudo para essa escola lolol a minha tambem nao tem radio,mas ja se pensou na minha turma fazer uma tambem xD a antiga tinha radio e eram uns colegas meus que la tavam..tava bem organizado aquilo mas nao curtia muito o som,era so pop e tal :S

😉 mas quais copyrights? e então os win's instalados? e os copyrights desses? e o eMule do homem estupido da biblioteca sempre a sacar merdas. e os copyrights dele? 😛 a minha escola é 24/7 sempre a sacar cenas.. é grande marado o homem. e grande convencido. tipo um dia cheguei a beira dele "ah tem livros de c" e ele " o que é isso" e eu "uma linguagem de programação" e ele "ah deve ser uma daquelas todas manhosas que ninguém conhece" e eu tipo assim de boca aberta para ele...

enfim...... eu queria processa-lo por usar o eMule e tal mas não dá.. a minha mãe não deixa XD

bah. isso do dinheiro depois falo com o conselho. eles já me disseram que ajudavam com tudo mas depois tenho que tambem ver o material que vai ser preciso arranjar. espero que não seja muito caro se não a mulher pdoe pensar que isto depois não vai valer para nada e caga de bem alto para mim...

• 2 weeks later...

Este ano estive à frente do projecto Rádio Escola na minha escola pois faço parte da Direcção da Associação de Estudantes.

O mais importante é conseguires orçamentos do material para teres uma ideia do k precisas ou do k podes usar. No meu caso foram 10 colunas não amplificadas, um amplificador para as 10 colunas, um PC e mt cabo e calha para passar cabo. Além disto ainda se mandou fazer jaulas em ferro para as colunas, para prevenir o roubo delas.

Depois de termos o orçamento fomos falar com o vereador da cultura da câmara municipal de almada, exposemos a ideia e ele deunos cerca de 3600€ (mais do k suficiente para pagar o projecto 😄 )

Material pago e recebido só faltava meter mãos à obra na montagem. Pregar 400m de calha em redor da escola, a uma altura de 5m n é brinkadeira, nem passar depois os 400m de cabo 🙂 Foram mts dias perdidos mas no final compensou =) Mt divertimento e um projecto bem realizado.

De referir k o mais lixado foi partir uma extensão de 20m de cimento (chão e parede) para passar cabo e depois voltar a cimentar lololol

muito bem, muito bem..

eu estes dias nao tenho podido responder aqui no forum porque ainda estou se net e a clix nao se decide a por-me... ja falei com tudo e mais alguma coisa e agora estou so a espera de uma essoa amiga me responder para telefonar a anacom para eles fazerem alguma coisa..

silence, e depois como é que foi para por a musica?

vbmaster, podes por aqui o teu programa para a proxima vez que eu passar por aqui sacar e ver com é? e se possivel poe a source com ele sff.

e desde ja obrigado ao silence e ao vbmaster ^^