trolaro Posted May 12, 2009 at 02:16 PM Report #263408 Posted May 12, 2009 at 02:16 PM Boas. Sou novo por estas bandas. Se me puderem dar uma ajudinha muito obrigado. Estou a tentar fazer uma interface para um projecto da escola, mas deparei-me com o seguinte problema: Estou a trabalhar com o GNU Radio, e tenho que capturar uns sinais e ao mesmo tempo mostrar uns gráficos em tempo real. A primeira parte do código e sintonizar o sinal e para isso preciso de usar um while. Para que a interface principal nao bloqueie tenho que correr essa parte numa thread a parte. O que acontece é que quando tento parar por vezes obtenho este erro: python: ../../src/xcb_lock.c:77: _XGetXCBBuffer: Assertion `((int) ((xcb_req) - (dpy->request)) >= 0)' failed. Aborted Isto acontece ainda mais frequentemente se fechar e correr o programa de novo. É a primeira vez que faço algo deste género, não me admiro que seja qualquer coisa básica que me esteja a escapar. Obrigado desde já pela ajuda que me possam dar. O trecho de código com interesse é este abaixo: #-----------------------------------------------------------------------# class Tuner(wx.Frame): def __init__(self, frame): wx.Frame.__init__(self, None, -1, "Tunning Stats") self.frame = frame self.Stop = False def StartTune (self): # Frame to display Tunning Evolution self.fftwindow = wx.Frame(self.frame,-1, "Tunning", style=wx.FRAME_FLOAT_ON_PARENT|wx.CAPTION|wx.CLOSE_BOX, pos=(200,170), size=(500,500)) fftwindow = self.fftwindow # Create FFT Plot self.plot = wx.lib.plot.PlotCanvas(fftwindow, style=wx.RAISED_BORDER) size = fftwindow.GetClientSize() self.plot.SetInitialSize(size=size) self.plot.SetShowScrollbars(False) self.plot.SetEnableZoom(True) self.plot.SetFontSizeAxis(point=8) self.plot.SetFontSizeTitle(point=15) self.winSizer = wx.BoxSizer(wx.VERTICAL) self.winSizer.AddSpacer(20) self.winSizer.Add(self.plot) self.winSizer.AddSpacer(20) self.SetSizer(self.winSizer) fftwindow.Fit() fftwindow.Show() # Algum trabalho fictício ( o erro aparece tanto neste exemplo como com a captura de sinal ) while(1): if self.Stop: time.sleep(2) # não sei porque mas parece dar menos erros com o sleep aqui print "stop" return for i in range(100): print i for i in range(100): print 100-i def StopTune(self): self.Stop = True #---------------------------------------------------------------------------------------------# # GUI (....) #TUNNING INTERFACE # Prepare to Start Tunning def OnTune(self,event): self.TuneButton.Enable(False) self.StopButton.Enable(True) self.SetStatusText("Tunning...") self.t = Tuner.Tuner(self) self.thread = threading.Thread(target=self.__run) self.thread.setDaemon(True) self.thread.start() # Start Tunnning def __run(self): wx.CallAfter(self.AfterRun) self.t.StartTune() self.SetStatusText("Tunning Complete...") # Free GUI def AfterRun(self): pass # Stop Tuner def OnStop(self, event): self.t.StopTune() self.TuneButton.Enable(True) self.StopButton.Enable(False) print "Stoped!" (.....)
Betovsky Posted May 12, 2009 at 03:33 PM Report #263443 Posted May 12, 2009 at 03:33 PM Depois do OnStop fazes alguma coisa? Quando é que acontece o erro? É no momento que fazes o OnStop? É depois? Logo a seguir ou passado um tempo? "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk
trolaro Posted May 12, 2009 at 03:45 PM Author Report #263456 Posted May 12, 2009 at 03:45 PM São só dois botões. Start e Stop. Para já, depois do OnStop simplesmente paro o ciclo. E se quiser recomeço a sintonizaçao no botão Start. O erro acontece quanto forço a paragem. Estive a testar com um ciclo não infinito e corre bem se deixar ir até ao fim. Se tentar pará-lo a meio por vezes acontece o que expliquei. Acho que tem que ver com a maneira como estou a tentar parar o ciclo. Já reparei que se fechar a janela principal, depois de ter iniciado e parado uma sintonização, a thread da GUI mantem-se na lista de processos. Se nunca tiver efectuado uma sintonização deixa de aparecer na lista como devia de ser. Experimentei fazer kill ao terminar a GUI e resolve a parte do problema de quando reinicio o programa. Mas a parte de forçar a paragem da sintonização continua a falhar.
newbeen Posted May 12, 2009 at 04:10 PM Report #263467 Posted May 12, 2009 at 04:10 PM Eu estava a ter esse problema com WxPython também não sei de é a melhor maneira ou a mais correcta mas funciona, mata todas as thread quando fechas o Gui, logo esse erro nao deve aparecer mais no init adiciona a linha 👍 def OnClose(self, a=None): os._exit(0) def __init__(): self.Bind(wx.EVT_CLOSE, self.OnClose) RHCE - 120-062-534
trolaro Posted May 12, 2009 at 04:22 PM Author Report #263479 Posted May 12, 2009 at 04:22 PM Obrigado pela dica ao fechar a GUI. 👍 No final a sintonização vai ser feita de forma automática. Mas a seguir vem um processo de aquisição de dados que poderá correr ao longo de dias ou meses, sem interrupção. Só deve ser parado a pedido ou quando a luz vai abaixo 😉. Por isso ainda tenho que por a funcionar a paragem forçada tanto da sintonização como da aquisição. ( Fazendo uma faz-se a outra ) Se me souberes dizer como parar o ciclo de sintonização/aquisição sem correr o risco do programa crashar ficava agradecido.
Betovsky Posted May 12, 2009 at 04:26 PM Report #263483 Posted May 12, 2009 at 04:26 PM O erro acontece quanto forço a paragem. Estive a testar com um ciclo não infinito e corre bem se deixar ir até ao fim. Se tentar pará-lo a meio por vezes acontece o que expliquei. Que queres dizer quando forças a paragem? É quando carregas no botão Stop?Chega a executar isto: print "Stoped!" ? "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk
trolaro Posted May 12, 2009 at 04:39 PM Author Report #263488 Posted May 12, 2009 at 04:39 PM Sim. Imprime o "Stoped!". No ciclo tenho esta verificação: if self.Stop: if fftwindow: fftwindow.Destroy() break Passados uns segundos, provavelmente depois de correr a este pedaço de código, é que crasha e fecha GUI.
newbeen Posted May 12, 2009 at 05:05 PM Report #263498 Posted May 12, 2009 at 05:05 PM ve se não tens alguma chamada a janela depois de destruída...... isso provavelmente ia causar o erro 👍 RHCE - 120-062-534
Betovsky Posted May 12, 2009 at 05:06 PM Report #263499 Posted May 12, 2009 at 05:06 PM if self.Stop: if fftwindow: fftwindow.Destroy() break Onde é que está isso? Não encontro no pedaço de código que puseste originalmente. "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk
trolaro Posted May 12, 2009 at 05:13 PM Author Report #263502 Posted May 12, 2009 at 05:13 PM Onde é que está isso? Não encontro no pedaço de código que puseste originalmente. # Algum trabalho fictício ( o erro aparece tanto neste exemplo como com a captura de sinal ) while(1): if self.Stop: time.sleep(2) # não sei porque mas parece dar menos erros com o sleep aqui print "stop" return (....) Está neste ciclo, mas como no final tenho uma janela criada, para além disso tenho o pedaço que mostrei para a fechar.
Betovsky Posted May 12, 2009 at 05:26 PM Report #263510 Posted May 12, 2009 at 05:26 PM Podias mostrar o ciclo completo? Estar a mostrar o ciclo aos retalhos não é muita boa ideia quando se tenta analisar o código. "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk
trolaro Posted May 13, 2009 at 12:28 PM Author Report #263799 Posted May 13, 2009 at 12:28 PM ve se não tens alguma chamada a janela depois de destruída...... isso provavelmente ia causar o erro 🙂 Parece que ja consegui resolver o problema. O código para actualizar o gráfico estava na thread que tentava parar. E parece que mesmo depois de mandar parar ela ainda tentava redesenhar o gráfico depois dele ter sido destruido. Alterei o programa de maneira a que a thread principal actualize o gráfico e a secundária apenas forneça os dados. E adicionei um pedaço de código para gerar um evento que avisa a principal que ja pode actualizar. Agora deixou de dar erros ao cancelar. Obrigadão pela dica 😛
Recommended Posts