Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde.

Alguém conhece um sistema que me conte peças ligado a uma porta RS232?

Imaginem uma passadeira que leva determinadas peças, e estaria ligada a um PC. A casa peça contada eu gravaria um record na base de dados...

Não sei se me consegui explicar bem..

Se alguém tiver uma dica para mim, apite!

Cumprimentos,

Ricardo Antunes 

Posted

hm ta, explicas-te bem, mas tenho uma questão, queres só fazer com o PC? Penso que a Carlo Gavazzi tem umas fotocelulas que podes ser ligadas á porta RS232, mas nao sei o funcionamento delas..

Há só uma fila de peças? ou são varias filas tipo :

||  P  P  P || ou é so uma fila ||  P  ||    ?

Sempre podes usar uma web cam e tentar reconhecer as peças, se são lisas é facil reconhecer os pixels porque são todos identicos..

cmps

Luis Lourenço

Posted

A tua questão é relativa ao sensor ou ao sistema?

Se é relativa ao sensor, tens que dar mais dados das peças: cor, material, dimensões, etc...

Se é relativamente ao sistema de contagem (não incluindo sensores), podes ligar os sensores a um ou vários autómatos, e este ou estes em rede enviariam os dados para o computador.

Para fazer base de dados, tens que meter um software de comunicação com o autómato (cuidado com o autómato) e desenvolver qualquer coisa em VB.NET (por exemplo).

É relativamente fácil.

Ricardo Timóteo

Posted

Eu a parte do software safo-me... a minha dificuldade é mesmo no sensor. Não queria um Automato.. o Ideal era cada sensor ligar à porta Serie de cada PC. As peças são de PVC, mas podem variar muito no tamanho... podem ir de 10X5X1 a 10X10X10

Posted

pois, epa tens outra maneira, é mais provavel que haja contadores que de pa ligar na porta serie, então ligas a fotocelula ao cntador e o contador ao PC, ou tentas com um PIC fazer interface da fotocelula para a porta serie.

Luis Lourenço

Posted

Olha, tens aqui um modelo que já usei, nao sei se conheces : http://www.rabbit.com/products/rcm5700/

são ja placas feitas e com rede 10/100 ou rede wireless, tem macros e tudo se quiseres trablhar logo em cima da base de dados ou com um pequeno programa host para fazer de interface..

o que eu usei foi para 27 maquinas, cada uma com 3 sinais, e regista num SQL Express 2005 com um pequeno interface, o que eu usei é um modelo com mais IOs, mas para ti essse deverá chegar...

cmps

Luis Lourenço

Posted

ya, mas coisa menos coisa.. podes sempre optar por uma fotocelula simples com refletor, e compras aqueles reflecotres de bicicletas.

quanto ao rabbit comprar na farnell..

Luis Lourenço

Posted

sim, mas as peças passam muito rapido ? ou vao passando tipo num tapete normal de transporte?

As que normalmente uso, e nao tenho tido problemas nenhum : PC50CNR10RP e o refletor é de bicicleta, porque os deles sao muito caros e nao noto diferença nenhuma no comportamento de fotocelulas..

Luis Lourenço

Posted

epa vem com o starter kit, ja fiz isso ha uns anos, nao me lembro muito nem..primeiro anhas um bocadinho, mas depois vais lá, é um tipo de C com asembly, mas faz-se bem..depois o host fazes em vb na boa.. é simples..

Luis Lourenço

Posted

Não tem mal. Devo arranjar alguns exemplos disso não?

Para já o que quero é ler uma tabela de SQL para identificar a ordem de fabrico, quando chegar o sinal do contador, gravo numa tabela da BD a leitura...

É a primeira vez que vou fazer algo do genero, por isso peço desculpas pelas questões provavelmente ridículas que estou a fazer..

Posted

ya, mesmo la no site tens exemplos de aplicações para qase tudo, pelo menos lembro-me que foi lá que arrajei os exemplos...

nao tem problema, estamos aqui para nos ajudar-mos uns aos outros..

na boa..

Luis Lourenço