Jump to content

[Dúvida] Converter inteiros/strings

JoBlack

Recommended Posts

Esse ainda é mais fácil: atoi()

int i; char *s="3257";
i=atoi(s);

Atenção que só se podem utilizar valores de base 10. E se a string passada como parâmetro por por exemplo "-1034sdd", o resultado será i = -1034. Os caracteres a seguir ao número são ignorados. Se o 1º caracter não espaço não fou um algarismo ou +/-, a função retorna 0.

Desaparecido.

ok, obrigado, já estive a experimentar mas obtenho um erro, alguma coisa está mal no código seguinte?

i=atoi(AUT.nr);
    ii=i+1;
    itoa (ii,buffer,10);
    AUT.nr=buffer;

Basicamente, o que pretendo é no campo AUT.nr da estrutura AUT converter em inteiro, somar-lhe 1 e voltar a converter em string para colocar novamente no mesmo campo. O erro aparece na linha  AUT.nr=buffer

As variáveis estão todas declaradas.

pa começar, isso tá ao contrario... o atoi() converte strings pa inteiros e não vice-versa como foi dito e o itoa() é que converte inteiros para strings. mas o itoa() não é função standard, pelo que se estiveres a trabalhar em linux no gcc ou até mesmo no dev-cpp no windows (k suponho que seja igual visto usar uma port do gcc po windows) não vai funcionar, porque tanto quanto eu sei, o itoa, está no conio.h, biblioteca essa que é da borland e não é standard.

para converter inteiros para strings (ainda hoje um amigo me perguntou sobre isso), têm esta possiblidade:

int n = 5;

char buffer[10];

sprintf(buffer, "%i", n);

mas o itoa() não é função standard, pelo que se estiveres a trabalhar em linux no gcc ou até mesmo no dev-cpp no windows (k suponho que seja igual visto usar uma port do gcc po windows) não vai funcionar, porque tanto quanto eu sei, o itoa, está no conio.h, biblioteca essa que é da borland e não é standard.

Ambas as funções estão na biblioteca stdlib.h, como é dito nos links que postei. Mais standard que a biblioteca standard torna-se complicado 😄

para converter inteiros para strings (ainda hoje um amigo me perguntou sobre isso), têm esta possiblidade:

int n = 5;

char buffer[10];

sprintf(buffer, "%i", n);

A sprintf é menos eficiente que a itoa, porque tem que interpretar a string do 2º parâmetro.

o strcpy() não te converte inteiros/strings (ou vice-versa), se dizes que tá resolvido, então a tua dúvida não era própriamente essa...

Ele só substituiu a linha

AUT.nr=buffer;

por

strcpy(AUT.nr,buffer);

Desaparecido.

então, só para aprenderes a ler aquilo que postas(não leves a mal, estou a dizer isto na brincadeira), vais ver que no link que postaste do itoa(), encontras o seguinte:

Portability.

Not defined in ANSI-C. Supported by some compilers.

😄

quanto ao strcpy(), não tinha reparado, porque apenas liguei ao assunto do topico e não ao codigo todo e ao que ele tinha feito.