passado Posted May 6, 2009 at 09:49 AM Report #261806 Posted May 6, 2009 at 09:49 AM Pessoal tou a criar uns botoes para restaurar e para fazer backup dos meus daods, por exemplo para se o PC for formatado ou o se o programa tiver de ser reinstalado, a minha questão é qual a melhor forma de o fazer para que os dados nao ser percam, devo usar os comandos SQL que existem ou criar directamente copias dos ficheiros MDF para dentro de um ficheiro ZIP e depois no restore descompactar para o local? Que acham?
estrucida Posted May 6, 2009 at 02:05 PM Report #261857 Posted May 6, 2009 at 02:05 PM Faz backup com as ferramentas de administração. Creio que em geral, o backup feito através de uma ferramenta administrativa é a criação de um ficheiro SQL com toda a informação da BD. A vantagem é que, SQL corre em qualquer máquina, independentemente do SO e das configurações que estejam associadas ao servidor de BD. Mais ainda, pode ser-te útil se quiseres fazer migração dos dados. Podes também zipar o ficheiro SQL. Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.
passado Posted July 1, 2009 at 05:16 PM Author Report #276198 Posted July 1, 2009 at 05:16 PM Faz backup com as ferramentas de administração. Creio que em geral, o backup feito através de uma ferramenta administrativa é a criação de um ficheiro SQL com toda a informação da BD. A vantagem é que, SQL corre em qualquer máquina, independentemente do SO e das configurações que estejam associadas ao servidor de BD. Mais ainda, pode ser-te útil se quiseres fazer migração dos dados. Podes também zipar o ficheiro SQL. Desculpem restaurar este post, mas a duvida surgiu-me, e como posso zipar os ficheiros SQL, eu tenho numa pasta BD os ficheiros, ja fiz o teste e basta-me alterar esses ficheiros depois da reinstalação e fica como quero, so nao sei e como zipar a pasta
Weasel Posted July 1, 2009 at 05:20 PM Report #276199 Posted July 1, 2009 at 05:20 PM A nossa wiki é muito útil 😄 https://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_net/vb.net/criar_ficheiros_zip/ Knowledge to the masses
nokPT Posted July 1, 2009 at 05:23 PM Report #276200 Posted July 1, 2009 at 05:23 PM Faz backup com as ferramentas de administração. ... A vantagem é que, SQL corre em qualquer máquina, independentemente do SO e das configurações que estejam associadas ao servidor de BD. ... Podes também zipar o ficheiro SQL. Usar a ferramenta de administração, tem outra vantagem, podes fazer backup com a aplicação a funcionar e a aceder à base de dados, se não usares (por exemplo: só zip ou no explorer) se a base de dados estiver a ser acedida vai dar erro e cancelar o backup. Ricardo Timóteo
passado Posted July 1, 2009 at 05:38 PM Author Report #276206 Posted July 1, 2009 at 05:38 PM Usar a ferramenta de administração, tem outra vantagem, podes fazer backup com a aplicação a funcionar e a aceder à base de dados, se não usares (por exemplo: só zip ou no explorer) se a base de dados estiver a ser acedida vai dar erro e cancelar o backup. Pois eu li isso por ai, mas como a intenção do backup vai ser em caso de ter de formatar o PC ou algo do genero criar um ficheiro simples da base de dados para uma pen por exemplo e depois o restore ser a descompactação da pasta para substituir a BD da instalaçao
estrucida Posted July 1, 2009 at 10:45 PM Report #276265 Posted July 1, 2009 at 10:45 PM Olha, eu no MySql Administrator faço um Backup, gravo o ficheiro para o disco e depois faço um tgz (gzip em cima). Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.
nokPT Posted July 2, 2009 at 08:32 AM Report #276320 Posted July 2, 2009 at 08:32 AM Pois eu li isso por ai, mas como a intenção do backup vai ser em caso de ter de formatar o PC ou algo do genero ... Na minha opinião, não deves prever fazer só backup em caso de formatar o PC, uma base de dados é tudo no programa, o resto é paisagem (mais bonita ou mais feia), é na base de dados que está a informação que precisas (ou o teu cliente). A base de dados pode crashar (já me acontecei com uma base de dados em SQL Serve de 2Gigas), o PC por ser roubado (também já me aconteceu), podes ter um erro no programa que limpe ou anule parte dos dados (também já me aconteceu), etc... Na minha opinião, não deves prever só backup em caso de formatar, mas prever um backup periódico se possível para destinos diferentes. Acho que deves pensar em fazer backups periodicos Ricardo Timóteo
Recommended Posts