nokPT Posted May 5, 2009 at 04:40 PM Report #261634 Posted May 5, 2009 at 04:40 PM Estou a desenvolver um programa de registo de valores. Como era urgente a sua implementação, estou a registar os valores em ficheiro csv, um por dia com 1760 linha (1 por minuto). Quando o programa arranca, lê (dos ficheiros) todos os dados relativos ao ano corrente, e a partir daí actualiza o minuto actual com dados provenientes de um OPC Server e calcula os valores da hora, dia e mês. Para isso criei 4 arrays: Friend DadosMinuto(1 + 12, 1 + 31, 24, 60) As stuDados Friend DadosHora(1 + 12, 1 + 31, 24) As stuDados Friend DadosDia(1 + 12, 1 + 31) As stuDados Friend DadosMes(1 + 12) As stuDados O utilizador tem a hipótese de consultar em qualquer momento os valores do Dia, Mês ou Ano em 3 forms diferentes. Estava a funcionar muito bem, até hoje ter percebido que não estava a permitir ao utilizador a consulta de anos anteriores, então criei mais 4 arrays: Dim HistóricoMinuto(1 + 12, 1 + 31, 24, 60) As frmMain.stuDados Dim HistóricoHora(1 + 12, 1 + 31, 24) As frmMain.stuDados Dim HistóricoDia(1 + 12, 1 + 31) As frmMain.stuDados Dim HistóricoMes(1 + 12) As frmMain.stuDados e se o ano que o utilizador for o actual faço: HistóricoMinuto = frmMain.DadosMinuto HistóricoHora = frmMain.DadosHora HistóricoDia = frmMain.DadosDia HistóricoMes = frmMain.DadosMes Se não for, leio para o HistóricoXXX os valores relativos ao ano, calculo etc... O problema! Se o utilizador escolher um ano sem valores, naturalmente que o HistóricoXXX fica a zero, mas os DadosXXX também, já e não encontro a justificação. Ricardo Timóteo
nokPT Posted May 7, 2009 at 10:35 AM Author Report #262066 Posted May 7, 2009 at 10:35 AM Não percebo, estou farto de Tenho 4 forms criadas. Na form principal crio os arrays principais com Friend que são carregado no arranque do programa e actualizados periodicamente. Depois criei em cada form de consulta crio novos array como Private. Quando corro a rotina e ponho os arrays da form de consulta a zero -> fico com os array principais a zero (entretanto depois continuam a ser actualizados, mas os dados anteriores já eram) Não consigo perceber o que se está a passar. Já mudei os nomes da variáveis, já não sei o que fazer mais. Ricardo Timóteo
jpaulino Posted May 7, 2009 at 10:41 AM Report #262067 Posted May 7, 2009 at 10:41 AM Arrays para tanta informação! Porque não usas uma DataTable() em vez de arrays ? Podes carregar as colunas que queres e é simples de filtrar usando um DataView.
ribeiro55 Posted May 7, 2009 at 10:55 AM Report #262071 Posted May 7, 2009 at 10:55 AM Se a ideia é teres as arrays acessíveis anytime anywhere porque não as declaras num módulo ? 👍 Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"
nokPT Posted May 7, 2009 at 11:15 AM Author Report #262079 Posted May 7, 2009 at 11:15 AM Arrays para tanta informação! Porque não usas uma DataTable() em vez de arrays ? Podes carregar as colunas que queres e é simples de filtrar usando um DataView. Mas eu não quero filtrar. A ideia é criar um DataLog e registar vários valores de minuto a minuto, para depois fazer alguns cálculos: para alguns valores é uma soma de tempo para outros é uma média do valor e para outros é uma soma de tempo em que a média do valor este a cima de um setpoint. É verdade que os arrays são grandes, cada hora tem 60 minutos, cada dia tem 24 horas, cada mês tem 31 dias e o ano tem 12 meses. Quando o cliente só quer ver o histórico do dia, só necessito minutos e horas, mas quando o cliente quer ver o histórico do ano tenho que ter os dados todos, apesar de só apresentar 12 linhas correspondentes aos 12 meses. O problema é quando faço: A=B estou a passar o valor de B para A, isto é claro. Só que não sei o porque, se no momento seguinte se fizer: A=0 então também fico com: B=0 (sem haver nenhuma instrução para isso) e isto não faz sentido. Ricardo Timóteo
nokPT Posted May 7, 2009 at 11:16 AM Author Report #262080 Posted May 7, 2009 at 11:16 AM Se a ideia é teres as arrays acessíveis anytime anywhere porque não as declaras num módulo ? 👍 Ok, declarei na form principal, e as privadas em modulos ou forms secundárias, mas porque foi crescendo assim, nunca tinha pensado nisso, é capaz de ser boa política em questões de organização. Ricardo Timóteo
jpaulino Posted May 7, 2009 at 11:19 AM Report #262081 Posted May 7, 2009 at 11:19 AM Mostra lá como registas os valores no array e como utilizas depois ?
nokPT Posted May 7, 2009 at 01:28 PM Author Report #262110 Posted May 7, 2009 at 01:28 PM Não sei se percebi a pergunta: Crio o array principal assim: Public Class frmMain ' Criação das estruturas Structure stuDados ' Estrutura dos dados recolhidos do autómato (tempos + valores actuais) Dim Ligado As Long Dim Funcionamento As Long Dim Emissão As Single Dim Concentração As Single End Structure ' ... Friend DadosMinuto(1 + 12, 1 + 31, 24, 60) As stuDados Noutro módulo (de comunicação) Transfiro os dados actuais para o array assim: frmMain.DadosMinuto(Now.Month, Now.Day, Now.Hour, Now.Minute).Emissão = TagsAutómato(0).Analog.AIT520.Value frmMain.DadosMinuto(Now.Month, Now.Day, Now.Hour, Now.Minute).Concentração = TagsAutómato(0).Analog.CO510.Value Noutro módulo (relatórios ou histórico) Crio um array assim: Private HistóricoMinuto(1 + 12, 1 + 31, 24, 60) As frmMain.stuDados e a sseguir copio os valores de um para o outro e faço os cálculos todos com o array privado HistóricoMinuto: Private Sub CarregarValores() Try HistóricoMinuto = frmMain.DadosMinuto If dtpValores.Value.Year <> Now.Year Then ' 1º Limpa os valores actuais For mes As Integer = 1 To 12 For dia As Integer = 1 To 31 For hora As Integer = 0 To 23 For minuto As Integer = 0 To 59 HistóricoMinuto(mes, dia, hora, minuto).Concentração = 0 HistóricoMinuto(mes, dia, hora, minuto).Emissão = 0 HistóricoMinuto(mes, dia, hora, minuto).Funcionamento = 0 HistóricoMinuto(mes, dia, hora, minuto).Ligado = 0 Next HistóricoHora(mes, dia, hora).Concentração = 0 HistóricoHora(mes, dia, hora).Emissão = 0 HistóricoHora(mes, dia, hora).Funcionamento = 0 HistóricoHora(mes, dia, hora).Ligado = 0 Next Next Next ' 2º carrega os valores a partir do disco For Mes As Integer = 1 To 12 For Dia As Integer = 1 To 31 Dim filename As String = MainPath & "Valor\" & dtpValores.Value.Year.ToString & Format(Mes, "00") & Format(Dia, "00") & ".csv" If My.Computer.FileSystem.FileExists(filename) = True Then Dim Ficheiro As New System.IO.StreamReader(filename) Dim Linha As String Dim Valores() As String Linha = Ficheiro.ReadLine ' A 1ª linha é´o cabeçalho (é lixo) For hora As Integer = 0 To 23 For Minuto As Integer = 0 To 59 Linha = Ficheiro.ReadLine Valores = Linha.Split(";") ' Delimeter HistóricoMinuto(Mes, Dia, hora, Minuto).Ligado = Valores(1) HistóricoMinuto(Mes, Dia, hora, Minuto).Funcionamento = Valores(2) HistóricoMinuto(Mes, Dia, hora, Minuto).Emissão = Valores(3) HistóricoMinuto(Mes, Dia, hora, Minuto).Concentração = Valores(4) Next Next Ficheiro.Close() End If Next Next ' 3º Calcula os valores For Mes As Integer = 1 To 12 For Dia As Integer = 1 To 31 For Hora As Integer = 0 To 23 For Minuto As Integer = 0 To 59 ' Cálculo do relatório diário (de hora a hora) HistóricoHora(Mes, Dia, Hora).Ligado = HistóricoHora(Mes, Dia, Hora).Ligado + HistóricoMinuto(Mes, Dia, Hora, Minuto).Ligado ' Total de minutos HistóricoHora(Mes, Dia, Hora).Funcionamento = HistóricoHora(Mes, Dia, Hora).Funcionamento + HistóricoMinuto(Mes, Dia, Hora, Minuto).Funcionamento ' Total de minutos HistóricoHora(Mes, Dia, Hora).Emissão = HistóricoHora(Mes, Dia, Hora).Emissão + HistóricoMinuto(Mes, Dia, Hora, Minuto).Emissão HistóricoHora(Mes, Dia, Hora).Concentração = HistóricoHora(Mes, Dia, Hora).Concentração + HistóricoMinuto(Mes, Dia, Hora, Minuto).Concentração Next HistóricoHora(Mes, Dia, Hora).Emissão = HistóricoHora(Mes, Dia, Hora).Emissão / 60 ' Média HistóricoHora(Mes, Dia, Hora).Concentração = HistóricoHora(Mes, Dia, Hora).Concentração / 60 ' Média Next Next Next End If Catch ex As Exception GravaErro("Erro #16 -> frmValoresDiários -> " & ex.Message) End Try End Sub Nunca mais uso o array principal, mas fico sempre com ele a zero Ricardo Timóteo
nokPT Posted May 7, 2009 at 02:18 PM Author Report #262131 Posted May 7, 2009 at 02:18 PM Não percebi o que se estava a passar, mas já dei a volta. Uma vez que estou a consultar um histórico, passei a ler os valores todos a partir do disco para o histórico, acabei assim o copiar os valores de um array para o outro e ficou a funcionar (com a desvantagem de ficar ligeiramente mais lento) Ricardo Timóteo
nokPT Posted May 14, 2009 at 12:40 PM Author Report #264121 Posted May 14, 2009 at 12:40 PM Encontrei um artigo em: http://visualbasic.about.com/b/2005/10/29/when-is-a-copy-not-a-copy.htm Que explica que em .NET, quando se copia um array, não se está a copiar os dados apenas a estrutura e que os dados de um array ficam referenciados ao outro, ou seja, quando apago 1 array, estou na realidade (via referência) a apagar o outro array. A solução é fazer um clone: ArrayDestino = ArrayOriginal.clone Ricardo Timóteo
jpaulino Posted May 14, 2009 at 12:51 PM Report #264124 Posted May 14, 2009 at 12:51 PM Eu ainda não entendi muito bem porque estás a usar arrays e sinceramente não me parece um método nada seguro ou prático.
nokPT Posted May 14, 2009 at 04:04 PM Author Report #264169 Posted May 14, 2009 at 04:04 PM Porque para já, tenho uma quantidade substancial de dados. Porque com o array é fácil de organizar os dados e é fácil de aceder e perceber Por exemplo: HistóricoMinuto(mes, dia, hora, minuto) São dados raw, sem serem tratados, são dados internos que depois vou calcular e apresentar os resultados Depois para cada array tenho várias variáveis: HistóricoMinuto(mes, dia, hora, minuto).Concentração HistóricoMinuto(mes, dia, hora, minuto).Emissão HistóricoMinuto(mes, dia, hora, minuto).Funcionamento HistóricoMinuto(mes, dia, hora, minuto).Ligado HistóricoMinuto(mes, dia, hora, minuto).EmAlarme Acho que com uma DataTable seria mais complicado, ou não se calhar. Mas é capaz de comer mais recursos que um array, não? Ricardo Timóteo
jpaulino Posted May 15, 2009 at 08:44 AM Report #264297 Posted May 15, 2009 at 08:44 AM Bem, sinceramente nunca tentei usar uma DataTable com um GRANDE número de registos, mas que é muito mais simple de manipular, lá isso é. Podes carregar a informação muito facilmente e filtrar pelo que queres (por qualquer campo), incluindo datas. Vê este exemplo: ' Cria uma DataTable Dim dt As New DataTable("Teste") dt.Columns.Add("id", GetType(Byte)).AutoIncrement = True dt.Columns.Add("data", GetType(DateTime)) dt.Columns.Add("campo1", GetType(String)) dt.Columns.Add("campo2", GetType(String)) dt.Columns.Add("campo3", GetType(Integer)) Dim dr As DataRow = Nothing For x As Int16 = 0 To 999 dr = dt.NewRow dr("data") = Now.AddDays(1) dr("campo1") = "C1_" & x.ToString.PadLeft(3, "0"c) dr("campo2") = "C2_" & x.ToString.PadLeft(3, "0"c) dr("campo3") = x dt.Rows.Add(dr) Next Stop ' DataTable criada e preenchida ' Filtra os resultados Dim dv As DataView = dt.DefaultView dv.RowFilter = String.Format("id <= 10 ") ' Mostra os resultados filtrados For Each row As DataRowView In dv Dim result As String = _ String.Format("ID:{0} Data:{1} Campo1:{2} Campo2:{3} Campo3:{4}", _ row.Item(0), row.Item(1), row.Item(2), row.Item(3), row.Item(4)) Debug.WriteLine(result) Next Precisas de filtrar os dados depois ? Também podias pensar um POO, porque sinceramente não gosto muito de usar arrays dessa forma. São faliveis, são muito lentos caso necessites de fazer um Redim, etc.
Recommended Posts