Jump to content

Recommended Posts

Posted

olá!

Depois de alguma pesquisa na internet e sem dados relevantes sobre o cloud computing, venho por este meio pedir esclarecimento sobre este tema...

se alguem souber no que consiste o cloud computing diga, porque vou precisar para fazer um projecto de programaçao durante o estagio.

Obrigada

Telma Loureiro

Posted

<nasty mode>

Na realidade ninguém sabe o que é Cloud Computings...

Arranjaram um nome fixe e agora andam a ver o que se arranja para aquilo! 🙂😄 :D

</nasty mode>

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

pois eu ja vi a a revista programar, sites de internet e a ideia k fikei, é k o cloud computing é um servidor exemplo: podemos movimentar os nossos ficheiros do nosso pc pessoal para a plataforma ter acesso a eles em kualker computador...sendo assim o computador é apenas um elo de ligaçao....serve apenas como chip de ligaçao. n sei se esta correcta a minha designaçao...gostaria de obter alguma informaçao...

Sim é vdd é algo muito recente e k ainda se encontra em desenvolvimento ainda é complicado tirar alguma ideia fiavel...sobre o k é o cloud computing

Posted
Cloud Computing se refere, essencialmente, à idéia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações através da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.

Entendendo o Cloud Computing

Estamos habituados a utilizar aplicações instaladas em nossos próprios computadores, assim como a armazenar arquivos e dados dos mais variados tipos neles. No ambiente corporativo esse cenário é um pouco diferente, já que nele é mais fácil encontrar aplicações disponíveis em servidores e que podem ser acessadas por qualquer terminal com permissão através de uma rede.

A principal vantagem desse modelo está no fato de que é possível, pelo menos na maioria das vezes, utilizar as aplicações mesmo sem acesso à internet ou à rede. Em outras palavras, é possível utilizar esses recursos de maneira off-line. Entretanto, todo os dados gerados estarão restritos a esse computador, exceto quando compartilhados em rede, coisa que não é muito comum no ambiente doméstico. Mesmo no ambiente corporativo, isso pode gerar algumas limitações, como a necessidade de se ter uma licença de um determinado software para cada computador, por exemplo.

A evolução constante da tecnologia computacional e das telecomunicações está fazendo com que o acesso à internet se torne cada vez mais amplo e cada vez mais rápido. Em países desenvolvidos, como Japão, Alemanha e Estados Unidos, é possível ter acesso rápido à internet pagando muito pouco. Esse cenário cria a situação perfeita para a popularização do Cloud Computing, embora esse conceito esteja se tornando conhecido no mundo todo, inclusive no Brasil.

Com o Cloud Computing, muitos aplicativos dos usuários, assim como seus arquivos e dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados em seu computador. Elas ficam disponíveis na "nuvem", isto é, na internet. Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nada disso, apenas com acessar e usar.

Um exemplo prático dessa nova realidade é o Google Docs, serviço onde os usuários podem editar textos, fazer planilhas e elaborar apresentações de slides pela internet, sem necessidade de ter programas como o Microsoft Office ou OpenOffice.org instalados em suas máquinas. Tudo o que os usuários precisam fazer é abrir o navegador de internet e acessar o endereço do Google Docs para começar a trabalhar, não importa qual seja o seu sistema operacional ou o computador utilizado. Neste caso, o que ele precisa é apenas de um navegador de internet compatível, o que é o caso da maioria dos browsers da atualidade.

Posted

<nasty mode>

Na realidade ninguém sabe o que é Cloud Computings...

Arranjaram um nome fixe e agora andam a ver o que se arranja para aquilo! 🙂😄 :D

</nasty mode>

Para mim já não há dúvidas em relação a isso, o problema para a maioria das pessoas é que cloud computing não é uma coisa mas sim um conjunto de coisas...

SaaS + HaaS/IaaS -> PaaS -> Cloud Computing

SaaS - Software as a Service

HaaS - Hardware as a Service

IaaS - Infrastructure as a Service

PaaS - Platform as a Service

Por alto é alugar hardware e software na internet e deixar de ter um computador em casa e passar a ter apenas um dispositivo que acede à internet, abusando será um "monitor com ligação à internet"

Posted

Voltamos então à idade da pedra, com um super servidor/mainframe e dumb terminals...

É uma das recorrentes ondas nostálgicas que de vez em quando assolam as TI.

Muito vintage... 🙂😄 :D

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

<nasty mode>Sim, sim, é tudo muito bonito</nasty mode>, mas o reveso da medalha não é nada bonito (fazendo de advogado do diabo):

- tens de ter sempre o teu próprio terminal, ou seja, continuas a ter de andar com um laptop às costas;

- altamente dependente da disponibilidade da rede;

- tens um alto custo no que toca a latência, taxa de erros, etc.;

- tens um custo insuportável quando há problemas de acesso;

- a segurança é algo que não vi referido em local nenhum: se o sistema do meu vizinho for comprometido, o acesso ao meu sistema fica também comprometido?

A questão que coloco (de novo fazendo de advogado do diabo) é simples:

porque raio hei-de querer trocar o meu sistema que funciona e está sempre disponível por algo que tem uma probabilidade muito superior de falha e de mau funcionamento?

Até agora há duas respostas:

- ubiquidade, que actualmente é impossível de obter;

- dinheiro, quero ver esses números contabilizarem a baixa de produtividade porque a ligação é lenta, tem muita latência e uma taxa de erro alta.

Repara que se eu tenho no meu sistema o office e os meus documentos office, eles estão sempre disponíveis. Os problemas que posso ter num laptop são os mesmo que poderei ter num servidor: falhas de disco, de ram, etc..

Numa arquitectura dessas o que vou ter é mais pontos de falha: vou estar totalmente dependente de uma ligação à internet, que mesmo funcionando pode não ter velocidade suficiente para ser realmente utilizável em toda a parte.

Mais, se tenho uma aplicação própria, será que o custo de a manter ai não será demasiado elevado em relação a ter um servidor próprio (também ele acessível de qualquer parte do mundo tal como acontece agora)?

Não tenho a certeza de a computação ubiqua passe por ai, mas posso estar enganado.

Também não tenho a certeza de que tentar tornar o conjunto de hw/sw/administração numa "commodity" se consiga por esse meio.

Se o Cloud Computing efectivamente um dia tiver uma definição única e compreensível, então será possível discutir para que serve e o que de bom e mau tem.

Até lá, ficamos com um termo vago e totalmente vaporware e um conjunto de termos bonitos que os CEOs, CFOs e CTOs gostam: "as a service".

PS: esta conversa faz-me lembrar a moda do outsourcing e do offshore. Há uns anos atrás o que era bom era fazer outsourcing de tudo, inclusive para offshore: mandar as cenas para a India é que era bom e o desgraçado do tipo que dissesse o contrário era visto como parvo.

Depois o pessoal caiu na real e apercebeu-se que as coisas têm de ser feitas com peso-conta-medida e, acima de tudo, cabeça, inteligência e bom-senso.

O outsourcing e o offshore foi, em muitos casos, um enorme balde de água fria, que saiu mais caro (mesmo monetariamente) do que se o projecto fosse feito da forma tradicional, em especial nos casos em que se fez outsourcing de áreas de negócio!...

Edit: Acho que não diria melhor (vale a pena ler o artigo original):"Cloud computing is starting to take a beating for being over-hyped vaporware with virtually any Online service being branded as “cloud” to get on the marketing bandwagon. [...]

Cloud computing is part of an ongoing trend toward the consolidation of ICT services into ever larger, more interconnected and more remote factories now on a global scale. In practical terms, cloud computing equals “as-much-ICT-as-you-want-as-a-service”; it encompasses applications ranging from ERP systems through to widgets, application development tools and environments, storage, processing, systems management, and security. [...] However, enterprises are right to be cautious about relying on such consumer- or SME-oriented suppliers for anything resembling a mission-critical application or service. While some concerns are similar to those raised by the creation of internal shared ICT centers or the outsourcing of ICT functions, for instance, “How do you control, or come to trust, that which you no longer own?”, a spate of service outages on the Amazon and Google platforms have increased enterprise caution about the reliability of consumer-market-oriented cloud providers.

[...] Cloud computing can, and will, provide robust and reliable solutions for the enterprise CIO.[/]However, it will require some new thinking from both the provider and client sides. The trick is to work out where these solutions apply, what new risks they create and how to manage them"[/]In Is cloud computing just vaporware?[/]

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

sim, tens razão em muitos pontos, repara que ainda é um negócio em (grande) desenvolvimento

numa apresentação q vou fazer enuncio alguns desafios para o futuro tais como:

Personalização do software

Interoperabilidade entre fornecedores

Distribuição de cópias de segurança

Armazenamento de informação escalável

Tolerância à falta de conectividade

penso que a questão da segurança e privacidade não passa de uma preocupação, embora bastante válida,

os fornecedores vão viver do seu nome no mercado e segurança e privacidade é um aspecto que não podem descurar minimamente

Posted

vitortomaz, a questão da segurança não é "uma preocupação", é algo bastante critico.

Lembra-te dos escandalos financeiros que têm vindo a acontecer (não só os mais recentes mas de há 10 anos para cá) em que o que havia em jogo era precisamente o nome dos auditores e nem por isso essa pessoas/empresas deixaram de compactuar (por vezes ajudar) de forma criminal com situações que não deviam acontecer.

Quanto à tua apresentação, parece-me extremamente interessante, não a queres partilhar quando estiver pronta?

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

vitortomaz, a questão da segurança não é "uma preocupação", é algo bastante critico.

Lembra-te dos escandalos financeiros que têm vindo a acontecer (não só os mais recentes mas de há 10 anos para cá) em que o que havia em jogo era precisamente o nome dos auditores e nem por isso essa pessoas/empresas deixaram de compactuar (por vezes ajudar) de forma criminal com situações que não deviam acontecer.

Quanto à tua apresentação, parece-me extremamente interessante, não a queres partilhar quando estiver pronta?

Sim, concordo, os negócios críticos tenderão a não migrar para a cloud mas sim a adoptar um modelo parecido, virtualização dos servidores..etc (penso eu)

em relação à segurança, não tens confiança que o teu mail do Gmail (exemplo) é plenamente seguro? eu tenho essa ilusão... mas sim, qndo os dados são dados empresariais e mais críticos a coisa muda de figura...

vamos ver o que o futuro nos trás....

quanto à apresentação, os slides são minimalistas, são apenas para orientar o bla bla bla, mas depois farei a partilha

Posted

Quero agradecer pela ajuda prestada....muito obrigada...depois da vossa ajuda e de+ pesquisa consegui perceber o k envolve o could computing xd....ca vou eu começar a fazer algo como o azure....

mais uma vez thanks 😛😞

Posted

atraves da aplicaçao o utilizado vai poder enviar ficheiros k tem no seu computador pessoal e vao fikar guardados numa bd dentro da  aplicaçao....atraves da internet o utilizador tera acesso aos seus ficheiros em kualker outra maquina...é mais ou menos isso em relação aos ficheiros dos utilizadores comuns?!

Posted

atraves da aplicaçao o utilizado vai poder enviar ficheiros k tem no seu computador pessoal e vao fikar guardados numa bd dentro da  aplicaçao....atraves da internet o utilizador tera acesso aos seus ficheiros em kualker outra maquina...é mais ou menos isso em relação aos ficheiros dos utilizadores comuns?!

eu diria que em cloud computing esse ficheiro já era produzido logo na Internet, google docs é um bom exemplo disso