Guest id194 Posted May 21, 2006 at 04:45 AM Report Share #28581 Posted May 21, 2006 at 04:45 AM As aplicações que desenvolvo normalmente são feitas para mim, porque não consigo encontrar software no mercado que faça aquilo que eu quero ou alguns dos que fazem podem eventualmente ser confusos ou ter um aspecto desgradavel, dai, eu fazer as minhas próprias aplicações e quando gosto muito deles, torno-as publicas. De momento estou a fazer mais um utilitário, só que ainda lhe falta bastante coisa... É algo que me dava bastante jeito que já estivesse pronto mas não ando com tempo para o acabar, trabalhos da universidade é o que dá... Basicamente é o seguinte: Eu tenho o meu portatil maioritarimente para trabalho e tanto quando estou em casa como na universidade (durante a semana, estou fora de casa), tenho acesso à internet, mas de maneiras diferentes. Na universidade, é por wireless e tenho de usar proxys e em casa é por ethernet e as proxys são desnecessarias, só que torna-se xato estar sempre a desligar e a ligar as proxys sempre k venho a casa de fim de semana e dps qd volto pa universidade. Portanto decidi fazer este simples programa, que activa/desactiva ligações de rede e configura essas mesmas, suportando proxys no internet explorer. Tudo isto fica gravado em perfis, que podem ser facilmente alterados na janela principal ou atraves de um click no icone que fica na area de notificação. Devem estar a pensar pk k as proxys são do IE, bem, muitos programas do windows(media player, mediaplayer embutido nos browsers, msn, etc...) e muitos outros extra usam a proxy que esta no IE, os programas extra, tanto vão buscar essa proxy automaticamente como podem ter uma opção para o fazer, dai ter optado por isso, pessoalmente uso o firefox, ms tenho uma extensão instalado pa troca de proxys que se torna bastante simples com um click num botão. Pa esta aplicação já tive ideias fantasticas, como por exemplo, para alem de perfis, ter a possiblidade de ser extendida por genero de plugins, que seriam scirpts, onde as pessoas pudessem estender as funcionalidades de proxys por exemplo, a outros programas k n permitem ir buscar a proxy IE e nem o fazem automaticamente, no caso do firefox, em vez de ter a extensão, teriam um script que ficaria activado no perfil caso assim entendessem e que activava ou desactivava a proxy. Mas mal tenho tempo para acabar o programa na forma simples e a primeira forma, vai ser a mais simples e basica funcionalidade que eu quero para o uso que eu lhe vou dar, talvez mais tarde, adicione novas funcionalidades, ou talvez não, dependendo das novidades que o vista irá trazer... Deixo-vos um screenshot com muita coisa por terminar e gostava de saber a vossa opinião sobre esta aplicação, e se será que tem algum uso para ela ou não... http://img162.imageshack.us/my.php?image=untitled0uv1.png Link to comment Share on other sites More sharing options...
QuickFire Posted May 21, 2006 at 07:36 AM Report Share #28582 Posted May 21, 2006 at 07:36 AM Xeh! isso é excelente 😄 Principalmente quando tenho de trocar entre uma ligação crossover para uma automática 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
kraiser Posted May 21, 2006 at 02:55 PM Report Share #28615 Posted May 21, 2006 at 02:55 PM Parece ser muito interessante! 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
saramgsilva Posted May 21, 2006 at 04:34 PM Report Share #28624 Posted May 21, 2006 at 04:34 PM é fantastico!! eu sofro do mesmo problema.... 😄 universidade, empresa, casa.... 3 ligações diferentes....tenho que andar sempre a configurar.... 😄 Uma aplicação dessas que permitisse configurar tudo automaticamente, tipo escolher: ligar tou em casa, ou ligar tou em universidade, ou empresa.... era muit fixe 😁 edit: acho que seria bom implementares isto: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=2014 se de-se claro... 😄 www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 21, 2006 at 07:13 PM Report Share #28667 Posted May 21, 2006 at 07:13 PM n tive a ler o topico todo, é muito extenso... mas pelo que li, não é simplesmente usar proxys? aquilo vai suportar proxys, mas para o IE apenas, por enquanto, mas muitas aplicações usam as configurações do IE... se não for isso, não podes resumir o que está nesse tópico? Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted May 21, 2006 at 07:33 PM Report Share #28681 Posted May 21, 2006 at 07:33 PM Porque não criar um proxy transparente local que inserisses no IE? E depois era uma questão de ligares esse proxy ao proxy que estivesses a usar no momento... Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 21, 2006 at 09:13 PM Report Share #28728 Posted May 21, 2006 at 09:13 PM podes aprofundar mais isso e explicar como funciona? não percebi bem... Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted May 21, 2006 at 09:21 PM Report Share #28734 Posted May 21, 2006 at 09:21 PM Em vez de configurares o IE para se ligar a um proxy diferente em cada sítio onde estás, dizias-lhe para se ligar sempre a um proxy que tens a correr na própria máquina; este proxy local é que se iria ligar ao proxy remoto que quisesses utilizar: um na escola, um na empresa, ou directamente à net em casa. Assim, em vez de estares a configurar o IE de cada vez que precisas de mudar de proxy, dizes ao proxy local que queres ligar-te a outro proxy... Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 21, 2006 at 10:14 PM Report Share #28755 Posted May 21, 2006 at 10:14 PM mas isso implica que as pessoas que usem um servidor de proxy no proprio pc não? portanto não me parece mt viável e como disse, pa já quero fazer as cenas simples pois não tenho muito tempo e da-me jeito ter isto pronto o + rapido possivel... a não ser que o que tu estejas a dizer, é eu incorporar tal funcionalidade no programa... ou seja, quem o usasse e activasse determinada opção, poderia escolher entre proxy x ou y ou ligado directamente e todas as ligações a net no pc feitas atraves de qualquer programa, usavam a tal proxy, mas não faço ideia como fazer isso... Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted May 21, 2006 at 10:18 PM Report Share #28757 Posted May 21, 2006 at 10:18 PM Pois, eu também tenho muito poucas luzes a esse respeito :😄 A ideia era que o programa que estás a propor fazer fosse esse proxy local. Assim, não eram só os programas que funcionassem com os proxies definidos no explorer que seriam afectados pelo programa 😄 Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 21, 2006 at 11:02 PM Report Share #28766 Posted May 21, 2006 at 11:02 PM por acaso ja tinha ha uns tempos atras pensando em tal coisa, fazer um programa proprio para isso, eu defina a proxy e tal e qualquer ligação do pc usava essa proxy, só que não faço ideia como faze-lo, não sou nenhum génio... acredito que seja possível, mas deve implicar saber muita programação e perceber bem como funciona o windows e os hook drivers e essas cenas (penso que deve ser possivel apenas dessa forma, mas posso tar errado). Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted May 21, 2006 at 11:49 PM Report Share #28780 Posted May 21, 2006 at 11:49 PM Não precisas de hooks porque não te vais intrometer nas ligações que não o desejem. O programa fica à espera qua alguém se ligue explicitamente a ele, e transmite as ligaçoes feitas a ele para outro proxy, ou directamente para a internet. Os hooks são utilizado por exemplo pelas firewalls, que se intrometem em todas as ligaçoes. Também é uma ideia fazer assim, mas como dizes, é mesmo muito mais complicado. E olha que o que eu disse já não é fácil sem os conhecimentos adequados... Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 22, 2006 at 12:05 AM Report Share #28788 Posted May 22, 2006 at 12:05 AM mas todas as ligações o desejam lol... como é que o programa vai ficar a espera que se liguem a ele? se calhar não estou a perceber o que tas a dizer... porque a meu ver, o objectivo é ter uma proxy qualquer definida e se tiver a usar programa qq, seja ele o que for, imaginem o winamp que vai buscar info de audio a net, supostamente devia usar essa proxy definida no meu programa, e sem hooks não estou a ver como seria possivel... Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted May 22, 2006 at 12:35 AM Report Share #28790 Posted May 22, 2006 at 12:35 AM Como um proxy normal. http://img71.imageshack.us/img71/2116/proxies5ag.png Os programas que permitem utilizar proxies, ligam-se ao proxy local, programa feito por "nós". E ele liga-se ao proxy final, seleccionado da nossa lista pessoal de proxies. Quando queres usar um proxy precisas de configurar cada programa para o utilizar. Os programas não são obrigados a utilizar proxies. Afinal, essa é a razão do teu post 😄 Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 22, 2006 at 01:00 AM Report Share #28792 Posted May 22, 2006 at 01:00 AM mas isso ia implicar que em todos os programas colocassemos a nossa proxy... mas sinceramente, como não sei fazer por hooking as ligações, prefiro para já implementar a cena do IE, um dia mais tarde, logo se vê. Link to comment Share on other sites More sharing options...
JotaCe Posted July 15, 2006 at 10:34 PM Report Share #38450 Posted July 15, 2006 at 10:34 PM Acho que a tua iniciativa é de louvar! Já ouvi colegas meus a queixarem-se do mesmo... No entanto eu não a iria usar, pois o meu SO é o OS X, e uma das funções imbutidas é essa que tu propões. Com a diferença de que mudas as proxys pó sistema todo e não especificamente em cada aplicação. Já agora, e como o último post já tem alguns meses, tens alguma versão disponível para download? Cumps. JotaCe Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted July 15, 2006 at 10:54 PM Report Share #38451 Posted July 15, 2006 at 10:54 PM Útil sem dúvida que é, mas é também reinventar a roda... Ainda para mais, sendo em windows, um simples "netsh" resolve o problema. Basta sacar as definições para um ficheiro e criar um .bat para colocar o netsh a carregá-las. Simples, rápido e e eficaz. Quanto aos proxys para as configurações dos browsers, bem, quem usa FireFox não tem problema, pois o browser já permite fazer essa gestão sem problemas. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted July 16, 2006 at 03:22 AM Report Share #38471 Posted July 16, 2006 at 03:22 AM @JotaCe pois, o windows tb devia funcionar assim, ter um sitio com definição de proxy global e todos os programas que suportam proxy podiam ir la buscar as infos, escusa um gajo de ter de mudar a proxy em muitos programas sempre que muda de rede... já criei um outro tópico sobre o assunto e já tem bastantes replies. nesse topico tem uma versão de testes mas muito limitada, basicamente da para exprimentar o GUI e pouco mais e mesmo isso não dá para muito, era só mesmo uma versão muito alpha para mostrar ao pessoal, a versão que tenho no disco já está bastante mais desenvolvida, espero em breve lançar uma beta. procura por network switcher, ta nos projectos pessoais. @M6 eu não tou a reinventar nada, eu tou a fazer isto de maneira que preencha as minhas necessidades e neste momento não existe nada que o faça. a aplicação não vai permitir apenas mudar ips, vai ter outras funcionalidades e extensivel com plugins. e acredita que é mais provavel as pessoas usarem uma aplicação do genero do que se darem ao trabalho de tar a sacar definições, criar definições e depois criar ficheiros bat só para mudar de definições. eu pessoalmente prefiro ter uma aplicação que gere tudo, e com 2 simples clicks mudes as definições, do que ter vários ficheiros bat só para mudar de perfil. tamos no seculo 21, os ficheiros bat já são historia. sei que ainda ha muita gente que não pensa assim e respeito mas eu penso. eu gosto de coisas modernas e não arcaicas. e o firefox permite gerir isso facilmente tens razão. ms o firefox é o unico programa que tu usas que faz ligação a internet? eu tenho vários e muitos deles não suportam sacar as proxys do IE (já seria algo parecido com a "globalização" de definições de proxy se todos os programas permitissem isso), o meu programa talvez vá permitir alterar isso... Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted July 19, 2006 at 08:45 AM Report Share #39002 Posted July 19, 2006 at 08:45 AM [...] @M6 eu não tou a reinventar nada, eu tou a fazer isto de maneira que preencha as minhas necessidades e neste momento não existe nada que o faça. Isso não é verdade. Existem coisas como o Net Switch há muitos anos. Eu já fiz uma cena dessas há uns 2 anos atrás, suportava (e ainda suporta) os settings do Windows, IE, Mozilla e Firefox. a aplicação não vai permitir apenas mudar ips, vai ter outras funcionalidades e extensivel com plugins. e acredita que é mais provavel as pessoas usarem uma aplicação do genero do que se darem ao trabalho de tar a sacar definições, criar definições e depois criar ficheiros bat só para mudar de definições. Os plugins podem ser realmente uma mais valia, depende da sua funcionalidade e utilidade. Quanto ao trabalho, analizaste mal o problema. As pessoas têm sempre o mesmo trabalho, quer seja na tua interface a criar definições, a gravá-las, a alterá-las e a carregá-las do quer seja na interface do Windows. O único passo que incluí, e que qualquer utilizador necessita de fazer, foi a exportação e a importação dos settings através da linha de comando. eu pessoalmente prefiro ter uma aplicação que gere tudo, e com 2 simples clicks mudes as definições, do que ter vários ficheiros bat só para mudar de perfil. Podes sempre optar pela estratégia que eu usei na minha versão: um frontend que fazia a gestão desses ficheiros. tamos no seculo 21, os ficheiros bat já são historia. sei que ainda ha muita gente que não pensa assim e respeito mas eu penso. eu gosto de coisas modernas e não arcaicas. 🙂😄 :D Desculpa, mas essa é cómica... 😄 :D 😄 Mesmo cómica... 😄 :D 😄 Os .bat arcaicos??? 😄 :D 😄 Daqui a pouco vais dizer que as linguagens de shell scripting são pré-hisória e já ninguém os usa... 😄 :D 😄 Tu, que gostas de sistemas modernos e não arcaicos, diz-me lá como é que farias para, por exemplo, todos os dias às 2 da manhã copiar um conjunto de ficheiros de um directório para outro? Por certo terias uma aplicação moderna, com uma interface gráfica bonita, e terias de estar acordado todos os dias às 2 da manhã para clicar no botão da aplicação, toda modernaça, para copiar uns ficheiros... 😄 :D 😄 Eu, arcaico, criaria um simples .bat que faria a cópia dos ficheiros e que seria executado pelo "Scheduled Tasks", podendo assim dormir descansado todas as noites... 😄 :D 😄 O que eu quero mostrar aqui, é que uma posição radical, uma má análise de um problema ou um mau desenho de uma solução fazem com que o resultado final não seja o melhor. A lição a tirar é: escolher a ferramenta certa para o fim certo é meio-caminho andado. e o firefox permite gerir isso facilmente tens razão. ms o firefox é o unico programa que tu usas que faz ligação a internet? eu tenho vários e muitos deles não suportam sacar as proxys do IE (já seria algo parecido com a "globalização" de definições de proxy se todos os programas permitissem isso), o meu programa talvez vá permitir alterar isso... É obvio que uso mais programas, tipo o wget, com o .bat resolvo o problema para o wget também... Agora tens ai uma tarefa herculeana, fazer gestores de proxys para tantos programas que acedem à net, aí sim, a arquitectura de plugins pode ser uma mais valia. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted July 20, 2006 at 07:05 PM Report Share #39285 Posted July 20, 2006 at 07:05 PM Isso não é verdade. Existem coisas como o Net Switch há muitos anos. Eu já fiz uma cena dessas há uns 2 anos atrás, suportava (e ainda suporta) os settings do Windows, IE, Mozilla e Firefox. lês-te mal... eu escrevi "as minhas necessidades", não ha nada neste momento que o faça da maneira que eu preciso e que suporte aquilo que eu necessito. existem sim, muitas aplicações do genero, encontrei bastantes no outro dia, mas não usava nenhuma delas pois não preenchem as minhas necessidades. só isso. quanto à cena dos bats... ya, arranjava uma aplicação para fazer isso como disseste, e não precisava de tar acordado as 2 da manha para nada, certamente existe alguma aplicação que tenha temporizador para o fazer automaticamente. pa mim é arcaico, é a minha opinião, nunca usei bats para cenas constantes (apenas em raros casos para efectuar algumas operações, ms o bat era eliminado logo a seguir), para cenas em que vá precisar de usar constantemente, não usei nem nunca irei usar bats, certamente ha uma aplicação por ai que faz o que eu quero, se não existir, bem, lá terei de ser eu a programa-la 🙂 claro que pode não estar ao alcance dos meus conhecimentos, nesse caso, paciência, desemerdo-me de outra maneira. É obvio que uso mais programas, tipo o wget, com o .bat resolvo o problema para o wget também... Agora tens ai uma tarefa herculeana, fazer gestores de proxys para tantos programas que acedem à net, aí sim, a arquitectura de plugins pode ser uma mais valia. só para esclarecer... o sistema de plugins vão vai gerir as proxys de muitos programas que acedem a net, cada plugin tera de ser programado especificamente para determinada aplicação se esta não tiver suporte para usar as definições do IE, se não, bastava escolher essa opção e activar o plugin do IE. mas por exemplo, para um programa k pretendo usar, não permite nada do IE e nem me dei ao trabalho de procurar onde guarda as definições de proxy, mas vou ter de procurar e programar o plugin de maneira que dê para estas serem alteradas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts