Jump to content

Sistema Operativo para servidor doméstico

Recommended Posts

Posted

Boas. Estou com um problema em mãos e gostaria que me ajudassem.

Tenho um computador que neste momento está como servidor doméstico (neste momento, está apenas como servidor de ficheiros). Ele está a correr Windows server 2003, mas tem vindo a sofrer com grandes problemas de software. Está sempre a crashar (como é headless, penso que reinicie sozinho). Devido a esta situação, estava a pensar instalar o Linux Fedora 10 no server. As tarefas pretendidas seria servidor de ficheiros, de impressão e webserver, por agora. Contudo, sou novo no mundo do Linux e precisava de umas ajudas. Já pesquisei bastante em tutoriais e sites na net. Contudo, tenho ainda algumas dificuldades em lidar com o Samba. Se alguem souber de algum tutorial ou que tenha algum server a correr Linux, que me desse uma pequena ajuda.

Aqui vão as configurações do server:

Processador: Pentium 4 3.4 GHz HT

RAM: 1.5 G DDR

Discos: Disco 1: 160 GB ATA (Aloja Sistema Op. e software) ; Disco 2: 500 GB SATA (Aloja ficheiros dos pc's na rede) ; Disco 3: 500 GB SATA (Aloja ficheiros dos pc's na rede)

Motherboard: Asrock (não me recordo do modelo)

Drives: Gravador DVD ; Disquetes

Obrigado pela atenção. Cumpz. 😉

Posted

Porque é que não lhe espetas com um win2k3 fresquinho e o configuras bem configuradinho?

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Posted

Boas. Estou com um problema em mãos e gostaria que me ajudassem.

Tenho um computador que neste momento está como servidor doméstico (neste momento, está apenas como servidor de ficheiros). Ele está a correr Windows server 2003, mas tem vindo a sofrer com grandes problemas de software. Está sempre a crashar (como é headless, penso que reinicie sozinho). Devido a esta situação, estava a pensar instalar o Linux Fedora 10 no server. As tarefas pretendidas seria servidor de ficheiros, de impressão e webserver, por agora. Contudo, sou novo no mundo do Linux e precisava de umas ajudas. Já pesquisei bastante em tutoriais e sites na net. Contudo, tenho ainda algumas dificuldades em lidar com o Samba. Se alguem souber de algum tutorial ou que tenha algum server a correr Linux, que me desse uma pequena ajuda.

Aqui vão as configurações do server:

Processador: Pentium 4 3.4 GHz HT

RAM: 1.5 G DDR

Discos: Disco 1: 160 GB ATA (Aloja Sistema Op. e software) ; Disco 2: 500 GB SATA (Aloja ficheiros dos pc's na rede) ; Disco 3: 500 GB SATA (Aloja ficheiros dos pc's na rede)

Motherboard: Asrock (não me recordo do modelo)

Drives: Gravador DVD ; Disquetes

Obrigado pela atenção. Cumpz. 🙂

Ubuntu

Posted

Olha, cá em casa experimenta-se imensos SO mas continuo a ter o meu servidor em ubuntu. Já há alguns anos que adoptei-o.

Para instalares as cenas tens o synaptic que funciona às mil maravilhas.

Actualmente tenho um servidor http, ssh, samba e mysql. Tudo a 100%

Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.

Posted

Olha, cá em casa experimenta-se imensos SO mas continuo a ter o meu servidor em ubuntu. Já há alguns anos que adoptei-o.

Para instalares as cenas tens o synaptic que funciona às mil maravilhas.

Actualmente tenho um servidor http, ssh, samba e mysql. Tudo a 100%

tens o modo synaptic mas nada melhor que uma instalação por consola..

Posted

Obrigado pelas dicas pessoal. Eu pensei no Fedora 10 porque é o único que tenho aqui em cd. Mas se recomendam o Ubuntu, vamos para o Ubuntu.  🙂

Tenho mais uma dúvida. Gostaria de saber se é possível aceder de forma remota à máquina. Eu sei que dá, mas por exemplo, eu com o server 2003, como o meu servidor é headless, através do meu computador pessoal, vou à ligação ao ambiente de trabalho remoto, meto o nome do meu server ou o ip, ele conecta e tenho em visualização o ambiente trabalho do servidor e posso efectuar as operações que pretendo. Gostaria de saber se isso também é possível com o Ubuntu.

É uma pergunta noob, mas tive que a fazer  :wallbash:

Posted

Ligações por remote desktop entre windows e ubuntu n deve dar.

Dá, há programas para isso.

Em relação a acesso remoto, regra geral SSH serve para o uso que se dá ao servidor remotamente, mas podes sempre usar p.e. o VNC para aceder graficamente.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Posted

Tens razão, é possivel e até conheço uns programas para isso.

Tens o Putty para windows que pode fazer um tunnel de X11 através de SSH.

Para usares as aplicações X no windows podes usar um emulador como o XMing.

É uma alternativa para correres no windows aplicações do ubuntu.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Posted

tens o modo synaptic mas nada melhor que uma instalação por consola..

:-D  És cá dos meus!

Mas olha, neste momento faço muita coisa pelo synaptic. Inclusive instalei sábado um programinha em modo gráfico para gerir o fstab!!! E funciona direito!!!

Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.

Posted

Respondendo à dúvida inicial.

Olha, um servidor não é uma máquina desktop, ou seja, à partida não o vais usar para correr jogos, nem aplicações muito específicas (Autocad e afins). Logo, o tipo de software que precisas é muito básico e já vem por defeito com linux.

Tens muitos programas de modo gráfico, caso não estejas à vontade com a linha de comandos. Por exemplo, para me ligar via ftp/sftp/ssh eu uso um programa que é o gedit. O samba permite-te usar o file browser. Tens também o mysql querybrowser e administrator, caso queiras trabalhar com uma base de dados. Na instalação do apache não precisas de configurar nada.

A única coisa que tens de ter em mente é que, ao contrário do windows, se

estás a instalar um servidor linux não vais poder entrar na filosofia "next->next->next". Isto porque, vais ter de escolher os programas específicos que queres instalar. Por exemplo, o gftp não é instalado por defeito. Como eu não me lembrei quando estava a configurar a máquina, mais tarde, abri o synaptic e instalei-o.

Existe também uma opção a nível administrativo que é o Remote Desktop. Ainda não estive a explorar aquilo, mas se calhar és capaz de achar interessante.

Boa sorte!!!

Posted

yeppers +1 por uma distro de linux. com uma edição de servidor isso funciona que é uma ligeireza.

Alguém me explica qual é a grande motivo pelo qual uma carrada de pessoas usa o samba em deterimento de sftp? Tipo, é istalar o SSH está a andar de mota, há lá coisa melhor?

Quanto a VNC, felizmente há muitas soluções livres quer para windows quer para linux, seja software de servidor ou cliente. O ubuntu desktop edition já vem com um servidor e um cliente de VNC, as outras distros tambem devem ter.

Instalando um ambiente grafico ou não, será uma boa oportunidade para aprenderes, e hoje em dia é muito mais facil do que já foi felizmente.

Posted

Pois, existe um leque de opções, basta escolher a que mais se adapta às minhas necessidades. Agora que tenho os nomes todos desses programas, vou fazer uma pesquisa sobre todos eles e depois vou "pesa-los na balança".

Sei que existe uma versão do Ubuntu que é para servidores, mas aquilo é versão core. Tudo por ambiente de texto. E como ainda não tenho "calos" no Linux, penso que seja um pouco arriscado jogar-me de cabeça, quando posso treinar na versão gráfica. É verdade que vai ocupar-me recursos adicionais à máquina, mas penso que para já, deve ser a melhor opção a versão desktop.

Se tiver enganado, peço que me corrijam por favor. 🙂

Posted

Pois, existe um leque de opções, basta escolher a que mais se adapta às minhas necessidades. Agora que tenho os nomes todos desses programas, vou fazer uma pesquisa sobre todos eles e depois vou "pesa-los na balança".

Sei que existe uma versão do Ubuntu que é para servidores, mas aquilo é versão core. Tudo por ambiente de texto. E como ainda não tenho "calos" no Linux, penso que seja um pouco arriscado jogar-me de cabeça, quando posso treinar na versão gráfica. É verdade que vai ocupar-me recursos adicionais à máquina, mas penso que para já, deve ser a melhor opção a versão desktop.

Se tiver enganado, peço que me corrijam por favor. 🙂

fazes bem instalar a versão desktop, pra ter em casa dá perfeitamente, d certeza que n notas diferença nenhuma entre a versao server e esta... mas se quiseres, podes sp instalar xubuntu, que é a mm coisa mas em vez do gnome traz o xfce que é um ambiente grafico bastante mais leve!

Posted

Eh pá, ora cá está uma dúvida que eu nunca teria! 🙂

Linux.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

Claro, eu também sei que Linux é o mais indicado. Isso não tenho dúvidas. Mas a questão não é essa. A questão é que como sempre trabalhei em Ambiente Windows e raramente em Linux, queria saber se ambos tinham as mesmas funcionalidades e ferramentas disponiveis. Mas já vi que sim.

Quero vos agradecer as grandes ajudas que me têm dado. Em principio vou começar a transição para Linux esta sexta, se tudo correr bem. Vou dando noticias e se tiver alguma dúvida, posto aqui.

Obrigado por tudo 😞

Posted

E pronto...a jornada começou e tive já problemas com a instalação do Ubuntu. Após a instalação, ele não me entra no ambiente de trabalho e da-me o erro 17 (Error 17). Tem alguma coisa relacionada com o GRUB. Já fiz uma pesquisa por esse erro mas continuo sem perceber.

Poderiam ajudar-me por favor?

Posted

Eu tinha o windows server 2003. Mas formatei o disco e instalei o Ubuntu. Não percebo porque me dá esse erro. Supostamente agora só tenho 1 SO no pc. E não, essa opção de escolha não aparece.