Guest Posted May 4, 2009 at 11:38 AM Report #261185 Posted May 4, 2009 at 11:38 AM Boas. Estou com um problema em mãos e gostaria que me ajudassem. Tenho um computador que neste momento está como servidor doméstico (neste momento, está apenas como servidor de ficheiros). Ele está a correr Windows server 2003, mas tem vindo a sofrer com grandes problemas de software. Está sempre a crashar (como é headless, penso que reinicie sozinho). Devido a esta situação, estava a pensar instalar o Linux Fedora 10 no server. As tarefas pretendidas seria servidor de ficheiros, de impressão e webserver, por agora. Contudo, sou novo no mundo do Linux e precisava de umas ajudas. Já pesquisei bastante em tutoriais e sites na net. Contudo, tenho ainda algumas dificuldades em lidar com o Samba. Se alguem souber de algum tutorial ou que tenha algum server a correr Linux, que me desse uma pequena ajuda. Aqui vão as configurações do server: Processador: Pentium 4 3.4 GHz HT RAM: 1.5 G DDR Discos: Disco 1: 160 GB ATA (Aloja Sistema Op. e software) ; Disco 2: 500 GB SATA (Aloja ficheiros dos pc's na rede) ; Disco 3: 500 GB SATA (Aloja ficheiros dos pc's na rede) Motherboard: Asrock (não me recordo do modelo) Drives: Gravador DVD ; Disquetes Obrigado pela atenção. Cumpz. 😉
djthyrax Posted May 4, 2009 at 06:26 PM Report #261326 Posted May 4, 2009 at 06:26 PM Porque é que não lhe espetas com um win2k3 fresquinho e o configuras bem configuradinho? Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
vasco16 Posted May 4, 2009 at 06:48 PM Report #261332 Posted May 4, 2009 at 06:48 PM Boas. Estou com um problema em mãos e gostaria que me ajudassem. Tenho um computador que neste momento está como servidor doméstico (neste momento, está apenas como servidor de ficheiros). Ele está a correr Windows server 2003, mas tem vindo a sofrer com grandes problemas de software. Está sempre a crashar (como é headless, penso que reinicie sozinho). Devido a esta situação, estava a pensar instalar o Linux Fedora 10 no server. As tarefas pretendidas seria servidor de ficheiros, de impressão e webserver, por agora. Contudo, sou novo no mundo do Linux e precisava de umas ajudas. Já pesquisei bastante em tutoriais e sites na net. Contudo, tenho ainda algumas dificuldades em lidar com o Samba. Se alguem souber de algum tutorial ou que tenha algum server a correr Linux, que me desse uma pequena ajuda. Aqui vão as configurações do server: Processador: Pentium 4 3.4 GHz HT RAM: 1.5 G DDR Discos: Disco 1: 160 GB ATA (Aloja Sistema Op. e software) ; Disco 2: 500 GB SATA (Aloja ficheiros dos pc's na rede) ; Disco 3: 500 GB SATA (Aloja ficheiros dos pc's na rede) Motherboard: Asrock (não me recordo do modelo) Drives: Gravador DVD ; Disquetes Obrigado pela atenção. Cumpz. 🙂 Ubuntu
nata79 Posted May 4, 2009 at 06:54 PM Report #261333 Posted May 4, 2009 at 06:54 PM ou até mm um debian, tb n t deve trazer mts probelemas... s bem que se és novo no linux, se calhar ubuntu é melhor, simplesmente pela grande comunidade que tem! arithmeticoverflow.wordpress.com
estrucida Posted May 4, 2009 at 07:03 PM Report #261335 Posted May 4, 2009 at 07:03 PM Olha, cá em casa experimenta-se imensos SO mas continuo a ter o meu servidor em ubuntu. Já há alguns anos que adoptei-o. Para instalares as cenas tens o synaptic que funciona às mil maravilhas. Actualmente tenho um servidor http, ssh, samba e mysql. Tudo a 100% Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.
vasco16 Posted May 4, 2009 at 07:16 PM Report #261338 Posted May 4, 2009 at 07:16 PM Olha, cá em casa experimenta-se imensos SO mas continuo a ter o meu servidor em ubuntu. Já há alguns anos que adoptei-o. Para instalares as cenas tens o synaptic que funciona às mil maravilhas. Actualmente tenho um servidor http, ssh, samba e mysql. Tudo a 100% tens o modo synaptic mas nada melhor que uma instalação por consola..
Guest Posted May 4, 2009 at 08:40 PM Report #261361 Posted May 4, 2009 at 08:40 PM Obrigado pelas dicas pessoal. Eu pensei no Fedora 10 porque é o único que tenho aqui em cd. Mas se recomendam o Ubuntu, vamos para o Ubuntu. 🙂 Tenho mais uma dúvida. Gostaria de saber se é possível aceder de forma remota à máquina. Eu sei que dá, mas por exemplo, eu com o server 2003, como o meu servidor é headless, através do meu computador pessoal, vou à ligação ao ambiente de trabalho remoto, meto o nome do meu server ou o ip, ele conecta e tenho em visualização o ambiente trabalho do servidor e posso efectuar as operações que pretendo. Gostaria de saber se isso também é possível com o Ubuntu. É uma pergunta noob, mas tive que a fazer
bruno1234 Posted May 4, 2009 at 08:43 PM Report #261364 Posted May 4, 2009 at 08:43 PM É. O Ubuntu tb tem uma aplicação para Remote Desktop. Eu nunca a experimentei pq só tenho um pc com ubuntu. Ligações por remote desktop entre windows e ubuntu n deve dar. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos
djthyrax Posted May 4, 2009 at 08:47 PM Report #261373 Posted May 4, 2009 at 08:47 PM Ligações por remote desktop entre windows e ubuntu n deve dar. Dá, há programas para isso.Em relação a acesso remoto, regra geral SSH serve para o uso que se dá ao servidor remotamente, mas podes sempre usar p.e. o VNC para aceder graficamente. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
bruno1234 Posted May 4, 2009 at 08:55 PM Report #261383 Posted May 4, 2009 at 08:55 PM Tens razão, é possivel e até conheço uns programas para isso. Tens o Putty para windows que pode fazer um tunnel de X11 através de SSH. Para usares as aplicações X no windows podes usar um emulador como o XMing. É uma alternativa para correres no windows aplicações do ubuntu. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos
estrucida Posted May 5, 2009 at 01:12 AM Report #261449 Posted May 5, 2009 at 01:12 AM tens o modo synaptic mas nada melhor que uma instalação por consola.. :-D És cá dos meus! Mas olha, neste momento faço muita coisa pelo synaptic. Inclusive instalei sábado um programinha em modo gráfico para gerir o fstab!!! E funciona direito!!! Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.
estrucida Posted May 5, 2009 at 01:26 AM Report #261450 Posted May 5, 2009 at 01:26 AM Respondendo à dúvida inicial. Olha, um servidor não é uma máquina desktop, ou seja, à partida não o vais usar para correr jogos, nem aplicações muito específicas (Autocad e afins). Logo, o tipo de software que precisas é muito básico e já vem por defeito com linux. Tens muitos programas de modo gráfico, caso não estejas à vontade com a linha de comandos. Por exemplo, para me ligar via ftp/sftp/ssh eu uso um programa que é o gedit. O samba permite-te usar o file browser. Tens também o mysql querybrowser e administrator, caso queiras trabalhar com uma base de dados. Na instalação do apache não precisas de configurar nada. A única coisa que tens de ter em mente é que, ao contrário do windows, se estás a instalar um servidor linux não vais poder entrar na filosofia "next->next->next". Isto porque, vais ter de escolher os programas específicos que queres instalar. Por exemplo, o gftp não é instalado por defeito. Como eu não me lembrei quando estava a configurar a máquina, mais tarde, abri o synaptic e instalei-o. Existe também uma opção a nível administrativo que é o Remote Desktop. Ainda não estive a explorar aquilo, mas se calhar és capaz de achar interessante. Boa sorte!!! Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.
pedrotuga Posted May 5, 2009 at 01:30 AM Report #261451 Posted May 5, 2009 at 01:30 AM yeppers +1 por uma distro de linux. com uma edição de servidor isso funciona que é uma ligeireza. Alguém me explica qual é a grande motivo pelo qual uma carrada de pessoas usa o samba em deterimento de sftp? Tipo, é istalar o SSH está a andar de mota, há lá coisa melhor? Quanto a VNC, felizmente há muitas soluções livres quer para windows quer para linux, seja software de servidor ou cliente. O ubuntu desktop edition já vem com um servidor e um cliente de VNC, as outras distros tambem devem ter. Instalando um ambiente grafico ou não, será uma boa oportunidade para aprenderes, e hoje em dia é muito mais facil do que já foi felizmente.
Guest Posted May 5, 2009 at 09:09 AM Report #261484 Posted May 5, 2009 at 09:09 AM Pois, existe um leque de opções, basta escolher a que mais se adapta às minhas necessidades. Agora que tenho os nomes todos desses programas, vou fazer uma pesquisa sobre todos eles e depois vou "pesa-los na balança". Sei que existe uma versão do Ubuntu que é para servidores, mas aquilo é versão core. Tudo por ambiente de texto. E como ainda não tenho "calos" no Linux, penso que seja um pouco arriscado jogar-me de cabeça, quando posso treinar na versão gráfica. É verdade que vai ocupar-me recursos adicionais à máquina, mas penso que para já, deve ser a melhor opção a versão desktop. Se tiver enganado, peço que me corrijam por favor. 🙂
nata79 Posted May 5, 2009 at 12:58 PM Report #261541 Posted May 5, 2009 at 12:58 PM Pois, existe um leque de opções, basta escolher a que mais se adapta às minhas necessidades. Agora que tenho os nomes todos desses programas, vou fazer uma pesquisa sobre todos eles e depois vou "pesa-los na balança". Sei que existe uma versão do Ubuntu que é para servidores, mas aquilo é versão core. Tudo por ambiente de texto. E como ainda não tenho "calos" no Linux, penso que seja um pouco arriscado jogar-me de cabeça, quando posso treinar na versão gráfica. É verdade que vai ocupar-me recursos adicionais à máquina, mas penso que para já, deve ser a melhor opção a versão desktop. Se tiver enganado, peço que me corrijam por favor. 🙂 fazes bem instalar a versão desktop, pra ter em casa dá perfeitamente, d certeza que n notas diferença nenhuma entre a versao server e esta... mas se quiseres, podes sp instalar xubuntu, que é a mm coisa mas em vez do gnome traz o xfce que é um ambiente grafico bastante mais leve! arithmeticoverflow.wordpress.com
M6 Posted May 5, 2009 at 02:40 PM Report #261591 Posted May 5, 2009 at 02:40 PM Eh pá, ora cá está uma dúvida que eu nunca teria! 🙂 Linux. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Guest Posted May 6, 2009 at 08:58 AM Report #261797 Posted May 6, 2009 at 08:58 AM Claro, eu também sei que Linux é o mais indicado. Isso não tenho dúvidas. Mas a questão não é essa. A questão é que como sempre trabalhei em Ambiente Windows e raramente em Linux, queria saber se ambos tinham as mesmas funcionalidades e ferramentas disponiveis. Mas já vi que sim. Quero vos agradecer as grandes ajudas que me têm dado. Em principio vou começar a transição para Linux esta sexta, se tudo correr bem. Vou dando noticias e se tiver alguma dúvida, posto aqui. Obrigado por tudo 😞
Guest Posted May 9, 2009 at 01:33 PM Report #262613 Posted May 9, 2009 at 01:33 PM E pronto...a jornada começou e tive já problemas com a instalação do Ubuntu. Após a instalação, ele não me entra no ambiente de trabalho e da-me o erro 17 (Error 17). Tem alguma coisa relacionada com o GRUB. Já fiz uma pesquisa por esse erro mas continuo sem perceber. Poderiam ajudar-me por favor?
bruno1234 Posted May 9, 2009 at 02:11 PM Report #262619 Posted May 9, 2009 at 02:11 PM O Grub é aquela aplicação para escolheres o sistema operativo no inicio, se é windows ou linux, ou outro q tenhas instalado. Tens dois sistemas nesse pc? Chegas a ver esse menu? Se só tiveres ubuntu isso passa logo em frente. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos
Guest Posted May 9, 2009 at 02:24 PM Report #262621 Posted May 9, 2009 at 02:24 PM Eu tinha o windows server 2003. Mas formatei o disco e instalei o Ubuntu. Não percebo porque me dá esse erro. Supostamente agora só tenho 1 SO no pc. E não, essa opção de escolha não aparece.
Recommended Posts