Jump to content

Recommended Posts

Posted

Como aqui há pessoal que gosta de concursos, fica a informação de um outro concurso para alunos do Secundário.

ToPAS - Torneio de Programação para alunos do Secundário

Url: http://www.dcc.fc.up.pt/topas/

Local: DCC-FCUP, Universidade do Porto

Dia: 15 de Maio de 2009

É um concurso por equipas (de 3 elementos no máximo) com regras do estilo ACM-ICPC (resultado da submissão na hora, aceite ou não aceite, classificação por problemas resolvidos seguido de tempo). As linguagens permitidas são o C, C++, Java ou Pascal e o sistema de submissões usado é o Mooshak (aliás, o director do concurso é o Prof. José Paulo Leal, o autor do Mooshak).

Já é um concurso com tradição que se realiza no DCC-FCUP desde 2003. Este ano temos pela primeira vez o "franchising" com uma edição nova no Sul, na Universidade do Algarve (http://deei.fct.ualg.pt/topas), que será disputada no mesmo dia e, em princípio, com mesmos problemas (pelo que as equipas se poderão comparar).

Entre outras coisas, podem participar virtualmente nos concursos de 2003 a 2007 (para treino) e concorrer como se estivessem realmente no concurso, com as submissões a ocorrerem no tempo certo (isto é, quando começaram o concurso virtual, é como se para vocês o tempo 0 fosse nesse momento e 20 minutos depois de começarem irão ver as submissões que ocorreram até 20 minutos do concurso real).

Se tiverem perguntas... disparem!

PS - Eu não pertenço ao comité de organização nem irei fazer problemas para este concurso 😉

PS 2 - Os prémios do concurso: http://www.dcc.fc.up.pt/ToPAS/concurso.htm#premios

• Replies 41
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted

Eu o ano passado participei, e este ano espero também participar, só me falta a equipa (os do ano passado já estão na Universidade) 😉

EDIT: Só li depois aquilo do Algarve, e nível de pontuação vai ser  a mesma, ou seja, em primeiro ou fica um do Algarve ou um no Porto? Ou as classificações são independentes?

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

Posted

anolsi, as classificações são independentes, embora depois possas comparar. Isto é, para efeitos de atribuição de prémios aqui no DCC, apenas contarão as equipas que aqui concorrerem presencialmente (e a mesma coisa no Algarve).

Posted

Professor Pedro, reparei agora numa coisa nas equipas inscritas, algumas só têm dois alunos. Isso quer dizer que não terão que ser necessariamente 3? Ou só em casos muito específicos?

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."

Posted

O máximo de elementos por equipa é 3, mas não é obrigatório. Suponho que a organização encoraje o uso de 3 elementos, mas se só arranjares 2 (no limite até se fores só tu) não deverá ser algo que impeça a tua participação.

Posted

O meu maior problema é o ter de ser alunos da mesma escola, senão estava lá batido com o Tharis provavelmente 🙂

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Posted

Manda e-mail à organização. Talvez sejam permissivos como o CIC 🙂

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Posted

A título de curiosidade, haverá concurso público? 😞

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Posted

Isso é uma funcionalidade excelente do mooshak 👍   Para mim só falta poder tornar as submissões dos concorrentes publicas depois de um concurso (se é que ainda não é possível, mas nunca vi uma organização fazer isso em Portugal).

Posted

Estive a resolver o concurso do ano passado. De certeza que os testes do problema G estão bem? Pareceu-me um problema bastante fácil, mas eu obtenho sempre WA e nenhuma equipa o resolveu no ano passado. Se calhar interpretei alguma coisa mal do enunciado...

Posted

Eu vou. Bem parece que nos vamos conhecer antes das ONI 😄

A minha é ESPBS2 (o eu prof não arranjou nome melhor como de costume 😛 )

Posted

Eu vou. Bem parece que nos vamos conhecer antes das ONI 👍

A minha é ESPBS2 (o eu prof não arranjou nome melhor como de costume 😛 )

Pois é 👍

😄 A nós também nos falta criatividade no que toca a escolher nomes para equipas.

Posted

Em alturas de falta de criatividade sempre gostei de "Koiso". É daquelas palavras mágicas que encaixa em qualquer situação.

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk

Posted

Epá, alguém já reparou que o 1º. lugar ganha propinas grátis no primeiro ano na FCUP?!? 😉

Sim, já nos dois anos anteriores foi assim também 👍