Razz Posted May 20, 2006 at 06:40 PM Report Share #28527 Posted May 20, 2006 at 06:40 PM Olá. Alguém me pode indicar qual o Flash que eu devo arranjar para me iniciar nisto? Obrigado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
pcmoto Posted May 20, 2006 at 10:21 PM Report Share #28568 Posted May 20, 2006 at 10:21 PM Macromedia Flash 8 e um pouco dificil de aprender mas isso com uns tutoriais fazes coisas muito fixes Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Pintassilgo Posted May 20, 2006 at 10:29 PM Report Share #28570 Posted May 20, 2006 at 10:29 PM Sim, é um bocado 'manhoso' de se ir aprendendo sozinho, eu quando andava a estudar aprendi isso e já não me lembro de quase nada e mesmo assim vejo-me 'ás aranhas' com isso. Mas como disse o pcmoto e muito bem, com uns tutoriais e com calma vais lá! cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com// Link to comment Share on other sites More sharing options...
Razz Posted May 21, 2006 at 02:28 PM Author Report Share #28613 Posted May 21, 2006 at 02:28 PM Obrigado. Já fiz um tutorial cá do fórum, com a ajuda do Grettir (um amigo meu) e fiz um relógio... Agora adorava fazer animações =) Link to comment Share on other sites More sharing options...
dimen Posted May 25, 2006 at 10:55 AM Report Share #29441 Posted May 25, 2006 at 10:55 AM Eu acho que para aprender flash é preciso essencialmente 2 coisas: 1. ter algumas noções de programação, seja em que linguagem for (se não se tiver, primeiro tentar estudar um pouco os conceitos essenciais de qualquer linguagem orientada a objectos) 2. muita paciência e dedicação, para ler muitos tutoriais e alguns livros sobre o assunto Boa sorte! Link to comment Share on other sites More sharing options...
pcmoto Posted May 25, 2006 at 01:16 PM Report Share #29459 Posted May 25, 2006 at 01:16 PM acho que pra se saber flash e saber trabalhar com a timeline e layer depois e simples a sintaxe de flash e mt facil Link to comment Share on other sites More sharing options...
Grettir Posted May 25, 2006 at 09:51 PM Report Share #29540 Posted May 25, 2006 at 09:51 PM Heyas, atençao Dimen...para se trabalhar com Flash nao se tem de começar por noçoes de programaçao orientada a objectos... Experimenta dizer isso a um Designer e vês a resposta que ele te dá .... Depende do que se quer fazer, de qual a pancada e do tamanha da mesma ... Sem dúvida que se deverá de começar o flash pelo inicio, ou seja, pelas noçoes gerais de ANIMAÇAO...é essencial perceber o que é a Timeline, o que sao KeyFrames, o que sao FramesPerSecond (FPS), o que é um Graphic, Button e MovieClip (Symbols) O Actionscript nao se deve de abordar directamente como somente uma linguagem de programaçao a objectos...isso é ERRADO. A Adobe, ainda no tempo da Macromedia, só aconselhava essa abordagem como a abordagem inicial caso se tratasse de um programador que quisesse entrar no ActionScript .... somente nesse caso é que a Adobe aconselha essa abordagem. Para tal, ate criaram um curso do seu 'official curriculum' com o nome "ActionScript for Programmers" ... caso contrario a abordagem segundo o mesmo 'curriculum' começa com "Rich Content Creation", "Advanced Design" e so depois entra no "ActionScript" ... atençao que nos dois cursos anteriores já se aborda bastante ActionScript, mas sempre numa perspectiva diferente do curso "ActionScript" e "ActionScript for Programmers". O flash é um programa que com calma se consegue dominar muito bem. Razz, tal como ja te tinha dito, começa com uns tutoriais ... encontras no site "Flashkit.com" , "ActionScript.org" e no proprio site da "Adobe.com" Quando sair o meu livro, que é composto somente por tutoriais, entrego um ao teu pai para te dar, ok Razz ? Abraço e bom estudo seu "puto xarila"... Ricardo Castelhano ----------------------- FullStack Developer Technical Manager Trainer Link to comment Share on other sites More sharing options...
dimen Posted May 27, 2006 at 01:40 AM Report Share #29670 Posted May 27, 2006 at 01:40 AM Sim, claro que para utilizar a ferramenta Macromedia Flash não se precisa de perceber de programaçao orientada a objectos, nem de programação sequer. Mas aí estariamos a falar com potenciais candidatos a designers, e estando num fórum de "programação" e numa secção chamada "actionscript", pensava que não era esse o público com o qual estavamos a "falar". Eu já dei "formação privada" a algumas pessoas que nunca tinham pegado em flash na vida, mas que percebiam bastante de linguagens orientadas a objectos, e não foi preciso andar a explicar o que são frames, movieclips, etc. Bastou fazer o paralelismo com outros componentes existentes nas linguagens que conheciam, e explicar as potencialidades da linguagem ActionScript para os enquadrar no sistema. A partir daí, quem teve interesse em aprender mais, e se dedicou à coisa, naturalmente conseguiu dominar a linguagem. Daí o motivo da minha abordagem por "perceber de programação". Para mim, embora faça de designer na maioria das coisas que implemento, o flash é uma excelente ferramenta de programação com caracteristicas especiais. Acho que um programador ao evoluir na linguagem acaba por quase só utilizar o ambiente gráfico do programa para colocar lá alguns "bonecos", e depois codifica tudo à mão... e aqui entram as enormes potencialidades das linguagens orientadas a objectos, desde a organização do código, à sua reutilização noutros projectos através da criação de packages, etc... Por isso, para concluir, digo que é obviamente importante perceber o que o flash faz em termos de animações, o que existe em termos gráficos, etc. Mas para quem tem conhecimentos básicos de programação, essa abordagem pode ser conciliada com uma aprendizagem pura de programação em ActionScript 2.0, de forma a adoptar o mais cedo possível as best practices desta linguagem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts