Jump to content

Qual flash?


Razz
 Share

Recommended Posts

David Pintassilgo

Sim, é um bocado 'manhoso' de se ir aprendendo sozinho, eu quando andava a estudar aprendi isso e já não me lembro de quase nada e mesmo assim vejo-me 'ás aranhas' com isso. Mas como disse o pcmoto e muito bem, com uns tutoriais e com calma vais lá!

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

Link to comment
Share on other sites

Obrigado.

Já fiz um tutorial cá do fórum, com a ajuda do Grettir (um amigo meu) e fiz um relógio...

Agora adorava fazer animações =)

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que para aprender flash é preciso essencialmente 2 coisas:

1. ter algumas noções de programação, seja em que linguagem for (se não se tiver, primeiro tentar estudar um pouco os conceitos essenciais de qualquer linguagem orientada a objectos)

2. muita paciência e dedicação, para ler muitos tutoriais e alguns livros sobre o assunto

Boa sorte!

Link to comment
Share on other sites

Heyas,

atençao Dimen...para se trabalhar com Flash nao se tem de começar por noçoes de programaçao orientada a objectos...

Experimenta dizer isso a um Designer e vês a resposta que ele te dá ....

Depende do que se quer fazer, de qual a pancada e do tamanha da mesma ...

Sem dúvida que se deverá de começar o flash pelo inicio, ou seja, pelas noçoes gerais de ANIMAÇAO...é essencial perceber o que é a Timeline, o que sao KeyFrames, o que sao FramesPerSecond (FPS), o que é um Graphic, Button e MovieClip (Symbols)

O Actionscript nao se deve de abordar directamente como somente uma linguagem de programaçao a objectos...isso é ERRADO.

A Adobe, ainda no tempo da Macromedia, só aconselhava essa abordagem como a abordagem inicial caso se tratasse de um programador que quisesse entrar no ActionScript .... somente nesse caso é que a Adobe aconselha essa abordagem. Para tal, ate criaram um curso do seu 'official curriculum' com o nome "ActionScript for Programmers" ... caso contrario a abordagem segundo o mesmo 'curriculum'  começa com "Rich Content Creation", "Advanced Design" e so depois entra no "ActionScript" ... atençao que nos dois cursos anteriores já se aborda bastante ActionScript, mas sempre numa perspectiva diferente do curso "ActionScript" e "ActionScript for Programmers".

O flash é um programa que com calma se consegue dominar muito bem.

Razz, tal como ja te tinha dito, começa com uns tutoriais ... encontras no site "Flashkit.com" , "ActionScript.org" e no proprio site da "Adobe.com"

Quando sair o meu livro, que é composto somente por tutoriais, entrego um ao teu pai para te dar, ok Razz ?

Abraço e bom estudo seu "puto xarila"...

Ricardo Castelhano

-----------------------

FullStack Developer

Technical Manager

Trainer

Link to comment
Share on other sites

Sim, claro que para utilizar a ferramenta Macromedia Flash não se precisa de perceber de programaçao orientada a objectos, nem de programação sequer. Mas aí estariamos a falar com potenciais candidatos a designers, e estando num fórum de "programação" e numa secção chamada "actionscript", pensava que não era esse o público com o qual estavamos a "falar".

Eu já dei "formação privada" a algumas pessoas que nunca tinham pegado em flash na vida, mas que percebiam bastante de linguagens orientadas a objectos, e não foi preciso andar a explicar o que são frames, movieclips, etc. Bastou fazer o paralelismo com outros componentes existentes nas linguagens que conheciam, e explicar as potencialidades da linguagem ActionScript para os enquadrar no sistema. A partir daí, quem teve interesse em aprender mais, e se dedicou à coisa, naturalmente conseguiu dominar a linguagem.

Daí o motivo da minha abordagem por "perceber de programação". Para mim, embora faça de designer na maioria das coisas que implemento, o flash é uma excelente ferramenta de programação com caracteristicas especiais. Acho que um programador ao evoluir na linguagem acaba por quase só utilizar o ambiente gráfico do programa para colocar lá alguns "bonecos", e depois codifica tudo à mão... e aqui entram as enormes potencialidades das linguagens orientadas a objectos, desde a organização do código, à sua reutilização noutros projectos através da criação de packages, etc...

Por isso, para concluir, digo que é obviamente importante perceber o que o flash faz em termos de animações, o que existe em termos gráficos, etc. Mas para quem tem conhecimentos básicos de programação, essa abordagem pode ser conciliada com uma aprendizagem pura de programação em ActionScript 2.0, de forma a adoptar o mais cedo possível as best practices desta linguagem.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.