deathseeker25 Posted May 20, 2006 at 06:08 PM Report Share #28521 Posted May 20, 2006 at 06:08 PM Boas, Como já referi noutro tópico estou mesmo com ideias de criar uma equipa de I&D cá do P@P, a começar a trabalhar já este Verão. 😄 Gostava de saber o que se pode fazer para começar, quem estaria disposto a dar alguma ajuda e de que forma poderíamos começar o nosso trabalho. Estou mesmo com ideias de levar isto avante, portanto simplesmente não se oponham á ideia. Temos capacidade para tal com algum esforço. Um dos objectivos é criar suporte, manuais, tutoriais a nível da comunidade de modo a que novos utilizadores se interessem com a matéria. Outro dos objectivos é adquirirmos conhecimentos como equipa e aprendermos a pensar e a trabalhar como equipa. O que dizem? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted May 20, 2006 at 06:51 PM Report Share #28529 Posted May 20, 2006 at 06:51 PM Excelente ideia, mas eu por exemplo não tenho grandes conhecimentos na área de robótica, também me poderia inscrever para ajudar? E talvez assim fique a conhecer mais de robótica. <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
QuickFire Posted May 20, 2006 at 07:23 PM Report Share #28538 Posted May 20, 2006 at 07:23 PM Pois eu adorava fazer parte da equipa, porém existem alguns factos que dificultam a coisa: O Robot, se queremos fazer alguma coisa como equipa temos ou de ser da mesma cidade (que neste momento é falso) para usarmos o mesmo robot, ou então temos de ter vários robots, um para cada um. Podiamos optar por um robot comunitário mas como estamos a falar de lego (penso eu) isso é chato de enviar 😄 Se optarmos por outros robots já era diferente 🙂 podiamos comprar daqueles robots pequenitos e tal para começar... Btw... eu tive hoje a pesquisar no ebay e encontram-se RCX bem baratos 😄 Não são tão bons como os novos NXT mas são bons na mesma 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
deathseeker25 Posted May 20, 2006 at 07:40 PM Author Report Share #28547 Posted May 20, 2006 at 07:40 PM Excelente ideia, mas eu por exemplo não tenho grandes conhecimentos na área de robótica, também me poderia inscrever para ajudar? E talvez assim fique a conhecer mais de robótica. Claro que podes fazer parte da equipa. Eu tambem pouco sei de robótica e portanto vou ter de me esforçar para aprender mais algumas coisas. QuickFire dá-me um link para esses RCX. Não sabes se alguma loja os vende em Portugal? Não seria melhor começar desde o zero, isto é, montar um robot e programá-lo como podemos ver exemplos do ZeroOne e do Bruno? Até que nível podemos personalizar num RCX? Link to comment Share on other sites More sharing options...
brink@ero Posted May 20, 2006 at 07:43 PM Report Share #28549 Posted May 20, 2006 at 07:43 PM Podem contar comigo para a parte de controlo/estabilidade do robot. 😄 Mas o ideal, era estar presente com o robot e ajustar as matrizes em tempo real. Recorrendo à simuladores, só consigo fazer a primeira fase de estabilidade. Cumpr. bk@ero 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
QuickFire Posted May 20, 2006 at 07:53 PM Report Share #28551 Posted May 20, 2006 at 07:53 PM death, um RCX é um pouco limitado... mas já vem com muita coisa feita... tem vários sensores para tudo e mais alguma coisa 😄 Ai seria um bom começo e fácil também... Se fosse do zero ai já era mais porreiro 😄 mas infelizmente o que sei de electronica é nulo e ai já não conseguia ajudar :| Já agora os links que vi foram aqui: http://search.ebay.co.uk/lego-mindstorms_W0QQfromZR8QQfsooZ1QQfsopZ1QQfsprZ1QQssPageNameZWD8B Link to comment Share on other sites More sharing options...
deathseeker25 Posted May 20, 2006 at 08:24 PM Author Report Share #28555 Posted May 20, 2006 at 08:24 PM Começar do 0 envolveria mesmo muitas fases de aprendizagem e portanto não será a forma mais viável para nós que pouco ou nada sabemos (tirando o brink@ero). Claro que começar do 0 seria muito mais interessante e daria muito mais prazer na fase final, mas começar por algo já pré-programado e ir progredindo gradualmente talvez seja a melhor das soluções. 😄 Ou talvez o brink@ero talvez nos consiga arranjar alguns links com pequenos tutoriais de electrónica e robótica, ou até mesmo um livro, quem sabe. 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Duarte_15 Posted May 20, 2006 at 11:21 PM Report Share #28573 Posted May 20, 2006 at 11:21 PM eu gostei muito da ideia ... contem comigo para o k precisarem Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted May 21, 2006 at 01:27 AM Report Share #28579 Posted May 21, 2006 at 01:27 AM Eu espero poder comprar um NXT para os anos, em Julho. Vamos lá ver, pelo que tive a ler parece-me uma máquina com muitas capacidades para aprender. 😄 :D <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
Shadows_DML Posted May 21, 2006 at 08:54 AM Report Share #28591 Posted May 21, 2006 at 08:54 AM Eu tive um curso de Mindstorms se for por ai posso ajudar agora de resto... Edit:E vou comprar um NXT este verão. Link to comment Share on other sites More sharing options...
alexmgarcia Posted May 21, 2006 at 10:41 AM Report Share #28595 Posted May 21, 2006 at 10:41 AM É boa ideia, mas eu não percebo nada do assunto, se bem que depois de ver alguns projectos começo a ficar com interesse em aprender :-) Link to comment Share on other sites More sharing options...
kraiser Posted May 21, 2006 at 02:26 PM Report Share #28611 Posted May 21, 2006 at 02:26 PM Eu não percebo nada do assunto, mas estou pronto para aprender 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carloz Posted May 21, 2006 at 02:27 PM Report Share #28612 Posted May 21, 2006 at 02:27 PM eu tambem gostava de participar, o problema é que os meus conhecimentos de robotica e electronica estao a 0. "Rejoice not against me, O mine enemy: when I fall, I shall arise; when I sit in darkness, the LORD shall be a light unto me." - Micah 7:8 (KJV) Link to comment Share on other sites More sharing options...
deathseeker25 Posted May 21, 2006 at 08:27 PM Author Report Share #28709 Posted May 21, 2006 at 08:27 PM Parece que temos aqui muitos interessados o que é óptimo, mesmo que não percebam assim muito do assunto. Acho que se todos formos trocando informação e escrevendo textos sobre o que temos descoberto e aprendido, esta equipa pode mais tarde vir a realizar um projecto bem interessante, quem sabe. Tenho andado a fazer uma pesquisas pelo Google, mas o tempo ão tem sido muito infelizmente. Espero poder, daqui a uma semana, começar a investigar isto mais a sério. 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
QuickFire Posted May 21, 2006 at 08:41 PM Report Share #28714 Posted May 21, 2006 at 08:41 PM Pois era bom já que somos muitos podermos fazer o seguinte: Alguém que perceba de electrónica podia fazer uma lista com meia dúzia de peças. Existem robots pequeninos e baratos que não sei até que ponto seriam engraçados com algum PIC em cima ou sei lá 😄 E assim cada um fazia o seu à sua maneira com o seu código baseado em tutorials 😄 Caso fosse para avançar começava-mos a comprar alguns sensores e tal 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Pintassilgo Posted May 21, 2006 at 08:46 PM Report Share #28716 Posted May 21, 2006 at 08:46 PM Há uma coisa que até dá para partilhar: Programador de PIC's , aliás, não seria bem partilhar o programador, mas quando chega-se a parte de programar o pic o gajo que tive-se o programador programava e depois mandava o pic já prontinho pelo correio! 😄 cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com// Link to comment Share on other sites More sharing options...
QuickFire Posted May 21, 2006 at 08:51 PM Report Share #28720 Posted May 21, 2006 at 08:51 PM Pois eu até já tenho um PIC aqui em casa 😄 Só me falta o programador para ele 😄 d_pintassilgo, sabes quanto custa +- um programador de Pic's ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Pintassilgo Posted May 21, 2006 at 08:55 PM Report Share #28722 Posted May 21, 2006 at 08:55 PM Arranja-se disso relativamente barato, e podes construir, há ai umas cenas sobre isso no forum. vou ver preços já digo qq coisa. cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com// Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Pintassilgo Posted May 21, 2006 at 09:05 PM Report Share #28724 Posted May 21, 2006 at 09:05 PM Ora bem: Preços já com IVA Programador Eeproms Série Paralelo 32 Pinos Marca Grifo 345€ Isto é carote, mas axo que dá mesmo para tudo, ou quase. Programador e Placa de Teste para PIC's, Inclui Software e PIC16F627 Reprogramável para Testes e uso Didático 55€ Programador de Pic's com Software, Manual, Cabo Ligação a PC e Oferta de um PIC16F628A 77€ Programador de Memórias 24Cxxx 137€ edit: Em relação á construção de um gravador: Por exemplo este aqui: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=28 Material C1 - 47uF 10V C2 - 0.1uF D1, D2 y D3 - Zener 4.7V D4 - LED D5, D6 y D7 - Diodos 1N4148 R1 y R2 - Resistencias de 4K7ohm R3 - Resistencia 390 ohm Varios: Base para IC 8-pin DIP, conector DB9, etc. não me parece que haja algum componente que seja realmente caro. É tudo relativamente barato, penso eu cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com// Link to comment Share on other sites More sharing options...
QuickFire Posted May 21, 2006 at 09:07 PM Report Share #28725 Posted May 21, 2006 at 09:07 PM Tau isso ainda é caro... a nível comunitário era capaz de ser rentavel até... Tenho de procurar tutorials para construir isso mesmo 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts