Jump to content

Equipa de I&D Robótica do P@P

Recommended Posts

Boas,

Como já referi noutro tópico estou mesmo com ideias de criar uma equipa de I&D cá do P@P, a começar a trabalhar já este Verão. 😄 Gostava de saber o que se pode fazer para começar, quem estaria disposto a dar alguma ajuda e de que forma poderíamos começar o nosso trabalho.

Estou mesmo com ideias de levar isto avante, portanto simplesmente não se oponham á ideia. Temos capacidade para tal com algum esforço. Um dos objectivos é criar suporte, manuais, tutoriais a nível da comunidade de modo a que novos utilizadores se interessem com a matéria. Outro dos objectivos é adquirirmos conhecimentos como equipa e aprendermos a pensar e a trabalhar como equipa.

O que dizem?

• Replies 52
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Pois eu adorava fazer parte da equipa, porém existem alguns factos que dificultam a coisa:

O Robot, se queremos fazer alguma coisa como equipa temos ou de ser da mesma cidade (que neste momento é falso) para usarmos o mesmo robot, ou então temos de ter vários robots, um para cada um.

Podiamos optar por um robot comunitário mas como estamos a falar de lego (penso eu) isso é chato de enviar 😄

Se optarmos por outros robots já era diferente 🙂 podiamos comprar daqueles robots pequenitos e tal para começar...

Btw... eu tive hoje a pesquisar no ebay e encontram-se RCX bem baratos 😄 Não são tão bons como os novos NXT mas são bons na mesma 😄

Excelente ideia, mas eu por exemplo não tenho grandes conhecimentos na área de robótica, também me poderia inscrever para ajudar? E talvez assim fique a conhecer mais de robótica.

Claro que podes fazer parte da equipa. Eu tambem pouco sei de robótica e portanto vou ter de me esforçar para aprender mais algumas coisas.

QuickFire dá-me um link para esses RCX. Não sabes se alguma loja os vende em Portugal?

Não seria melhor começar desde o zero, isto é, montar um robot e programá-lo como podemos ver exemplos do ZeroOne e do Bruno? Até que nível podemos personalizar num RCX?

death, um RCX é um pouco limitado... mas já vem com muita coisa feita... tem vários sensores para tudo e mais alguma coisa 😄

Ai seria um bom começo e fácil também...

Se fosse do zero ai já era mais porreiro 😄 mas infelizmente o que sei de electronica é nulo e ai já não conseguia ajudar :|

Já agora os links que vi foram aqui:

http://search.ebay.co.uk/lego-mindstorms_W0QQfromZR8QQfsooZ1QQfsopZ1QQfsprZ1QQssPageNameZWD8B

Começar do 0 envolveria mesmo muitas fases de aprendizagem e portanto não será a forma mais viável para nós que pouco ou nada sabemos (tirando o brink@ero). Claro que começar do 0 seria muito mais interessante e daria muito mais prazer na fase final, mas começar por algo já pré-programado e ir progredindo gradualmente talvez seja a melhor das soluções. 😄

Ou talvez o brink@ero talvez nos consiga arranjar alguns links com pequenos tutoriais de electrónica e robótica, ou até mesmo um livro, quem sabe. 😄

Parece que temos aqui muitos interessados o que é óptimo, mesmo que não percebam assim muito do assunto. Acho que se todos formos trocando informação e escrevendo textos sobre o que temos descoberto e aprendido, esta equipa pode mais tarde vir a realizar um projecto bem interessante, quem sabe.

Tenho andado a fazer uma pesquisas pelo Google, mas o tempo ão tem sido muito infelizmente. Espero poder, daqui a uma semana, começar a investigar isto mais a sério. 😄

Pois era bom já que somos muitos podermos fazer o seguinte:

Alguém que perceba de electrónica podia fazer uma lista com meia dúzia de peças. Existem robots pequeninos e baratos que não sei até que ponto seriam engraçados com algum PIC em cima ou sei lá 😄

E assim cada um fazia o seu à sua maneira com o seu código baseado em tutorials 😄 Caso fosse para avançar começava-mos a comprar alguns sensores e tal 😄

Ora bem:

Preços já com IVA

Programador Eeproms Série Paralelo 32 Pinos Marca Grifo

345€

Isto é carote, mas axo que dá mesmo para tudo, ou quase.

Programador e Placa de Teste para PIC's, Inclui Software e PIC16F627 Reprogramável para Testes e uso Didático

55€

Programador de Pic's com Software, Manual, Cabo Ligação a PC e Oferta de um PIC16F628A

77€

Programador de Memórias 24Cxxx

137€

edit:

Em relação á construção de um gravador:

Por exemplo este aqui:

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=28

Material

C1 - 47uF 10V 

C2 - 0.1uF

D1, D2 y D3 - Zener 4.7V

D4 - LED

D5, D6 y D7 - Diodos 1N4148

R1 y R2 - Resistencias de 4K7ohm

R3 - Resistencia 390 ohm

Varios: Base para IC 8-pin DIP, conector DB9, etc.

não me parece que haja algum componente que seja realmente caro. É tudo relativamente barato, penso eu

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//