Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas Tardes!

Apenas gostaria de fazer uma pergunta: será que é possível ter 2 pc's a trabalharem em rede (essencialmente transferencia de ficheiros) estando um com o Windows e o outro com o Linux instalados, partilhando o mesmo router?

Obrigado 😛

Edit: Esqueci-me de dizer que estou a usar o Windows XP SP2 e o Ubuntu v9.04

Posted

A última vez que trabalhei com linux foi há alguns anos, na altura tinham acabado de lançar o KDE3.0.

Havia um software de redes que toda a gente usava, chama-se Samba, permitia trabalhar a rede como se fosse só windows ou linux, permitia inclusive imprimir a partir do linux numa impressora em computador windows

Ricardo Timóteo

Posted

O Samba continua a ser o protocolo para ligar o linux ao windows.

Hoje já é a terceira vez que me interrogo o porquê desse alegado facto.

Não basta ligar os computadores em rede e correr em cado um os serviços que forem necessários?

Posted

Tens várias hipóteses. Mas aquela que é capaz de ser mais rápida e prática, dado que é para uma rede doméstica, é instar no linux um servidor samba. Isso permite-te conseguires aceder através do PC com windows ao PC com linux.

Independentemente se tens samba ou não, basta teres uma pasta partilhada no PC de windows que consegues aceder sempre a essa pasta.

Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.

Posted

Hoje já é a terceira vez que me interrogo o porquê desse alegado facto.

Não basta ligar os computadores em rede e correr em cado um os serviços que forem necessários?

Olha, isso é como pores um chinês a falar com um americano sem nenhum tradutor lá pelo meio! :-)

Mas se instalares um servidor ssh/ftp não precisas de samba.

Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.

• 2 weeks later...
Posted

Olha, isso é como pores um chinês a falar com um americano sem nenhum tradutor lá pelo meio! :-)

Mas se instalares um servidor ssh/ftp não precisas de samba.

Era precisamente a isso que eu me estava a referir. Não consigo perceber porque é que toda a gente fala logo no samba se ele é que quer fazer a rede. Dá a impressão que as redes microsoft é que são o standard quando na verdade é uma das áreas onde a microsft tem uns produtos muito fraquinhos.

Para acabar com as confusões:

O samba não é uma aplicação que põe o windows e linux(neste caso) a falarem miracolosamente uns com os outros.

É apenas uma implementação de alguns serviços de rede da microsft para outros sistema operativos que não o windows.

Só precisará de samba uma pessoa que precise de disponibilizar serviços iguais aos da microsft numa rede e que não tenha o windows.