Rockitup Posted May 2, 2009 at 03:32 PM Report #260834 Posted May 2, 2009 at 03:32 PM Boas Tardes! Apenas gostaria de fazer uma pergunta: será que é possível ter 2 pc's a trabalharem em rede (essencialmente transferencia de ficheiros) estando um com o Windows e o outro com o Linux instalados, partilhando o mesmo router? Obrigado 😛 Edit: Esqueci-me de dizer que estou a usar o Windows XP SP2 e o Ubuntu v9.04
bruno1234 Posted May 2, 2009 at 03:53 PM Report #260850 Posted May 2, 2009 at 03:53 PM Eu tenho o Windows Vista e O Ubuntu 9.04 e funciona bem. E não fiz nenhuma configuração nem nd do genero, foi só ligar ao Router os 2 pcs. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos
nokPT Posted May 4, 2009 at 09:37 PM Report #261409 Posted May 4, 2009 at 09:37 PM A última vez que trabalhei com linux foi há alguns anos, na altura tinham acabado de lançar o KDE3.0. Havia um software de redes que toda a gente usava, chama-se Samba, permitia trabalhar a rede como se fosse só windows ou linux, permitia inclusive imprimir a partir do linux numa impressora em computador windows Ricardo Timóteo
bruno1234 Posted May 4, 2009 at 11:15 PM Report #261433 Posted May 4, 2009 at 11:15 PM O Samba continua a ser o protocolo para ligar o linux ao windows. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos
pedrotuga Posted May 5, 2009 at 01:35 AM Report #261452 Posted May 5, 2009 at 01:35 AM O Samba continua a ser o protocolo para ligar o linux ao windows. Hoje já é a terceira vez que me interrogo o porquê desse alegado facto. Não basta ligar os computadores em rede e correr em cado um os serviços que forem necessários?
estrucida Posted May 5, 2009 at 02:44 AM Report #261457 Posted May 5, 2009 at 02:44 AM Tens várias hipóteses. Mas aquela que é capaz de ser mais rápida e prática, dado que é para uma rede doméstica, é instar no linux um servidor samba. Isso permite-te conseguires aceder através do PC com windows ao PC com linux. Independentemente se tens samba ou não, basta teres uma pasta partilhada no PC de windows que consegues aceder sempre a essa pasta. Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.
estrucida Posted May 5, 2009 at 02:46 AM Report #261458 Posted May 5, 2009 at 02:46 AM Hoje já é a terceira vez que me interrogo o porquê desse alegado facto. Não basta ligar os computadores em rede e correr em cado um os serviços que forem necessários? Olha, isso é como pores um chinês a falar com um americano sem nenhum tradutor lá pelo meio! :-) Mas se instalares um servidor ssh/ftp não precisas de samba. Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.
pedrotuga Posted May 16, 2009 at 07:29 PM Report #264690 Posted May 16, 2009 at 07:29 PM Olha, isso é como pores um chinês a falar com um americano sem nenhum tradutor lá pelo meio! :-) Mas se instalares um servidor ssh/ftp não precisas de samba. Era precisamente a isso que eu me estava a referir. Não consigo perceber porque é que toda a gente fala logo no samba se ele é que quer fazer a rede. Dá a impressão que as redes microsoft é que são o standard quando na verdade é uma das áreas onde a microsft tem uns produtos muito fraquinhos. Para acabar com as confusões: O samba não é uma aplicação que põe o windows e linux(neste caso) a falarem miracolosamente uns com os outros. É apenas uma implementação de alguns serviços de rede da microsft para outros sistema operativos que não o windows. Só precisará de samba uma pessoa que precise de disponibilizar serviços iguais aos da microsft numa rede e que não tenha o windows.
Recommended Posts