rm221 Posted May 2, 2009 at 02:37 PM Report #260792 Posted May 2, 2009 at 02:37 PM Boas. O meu professor de ITIC, convidou-me a fazer um PowerPoint sobre programação, para mostrar á escola toda. Eu, como um rapaz simpático, aceitei. Já terminei o PowerPoint, mas estou com medo que tenha alguma dúvida, e fique mal em frente á escola toda, por isso decidi posta-lo aqui, para vocês, profissionais, verem se tem algum erro. Agradecia que vissem ! Download(PowerPoint antes de ser postado aqui): http://www.megaupload.com/?d=YC8FD4TS Download(PowerPoit depois de ser postado aqui): http://www.megaupload.com/?d=DMNR2H66 Cumps
vasco16 Posted May 2, 2009 at 02:45 PM Report #260796 Posted May 2, 2009 at 02:45 PM bem vou dar alguns topics que na minha opiniao mudaria: o que é a programação? http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=o+que+%C3%A9+a+programa%C3%A7%C3%A3o&meta= em relação ao c++ tenho impressao que é mais utilizado por linux/unix mas nao tenho a certeza; na programação nao existe limite de linhas de programação; acho que devia ponderar a maneira como escreves.. isso nao é para um publico?
rm221 Posted May 2, 2009 at 03:21 PM Author Report #260825 Posted May 2, 2009 at 03:21 PM Bem, obrigado !!!! Vou mudar esses topicos. E quanto ao modo de escrever, ja fiz trabalhos para mostrar a muitas mais pessoas, e com esse modo de escrever, e nao houve mal nenhum.
vasco16 Posted May 2, 2009 at 03:23 PM Report #260828 Posted May 2, 2009 at 03:23 PM Bem, obrigado !!!! Vou mudar esses topicos. E quanto ao modo de escrever, ja fiz trabalhos para mostrar a muitas mais pessoas, e com esse modo de escrever, e nao houve mal nenhum. pronto era so uma opiniao 😛 eu nao minha escola apresento trabalhos com uma linguagem um pouco mais formal 🙂 bem boa sorte 😄
jpaulino Posted May 2, 2009 at 03:29 PM Report #260832 Posted May 2, 2009 at 03:29 PM em relação ao c++ tenho impressao que é mais utilizado por linux/unix mas nao tenho a certeza; C++ não é mais utilizado em linux/unix !!! É das linguagens mais usadas em Windows. Bem, obrigado !!!! Vou mudar esses topicos. E quanto ao modo de escrever, ja fiz trabalhos para mostrar a muitas mais pessoas, e com esse modo de escrever, e nao houve mal nenhum. rm221, Le bem o que escreveste, faz algumas pesquisas na net, porque tens lá muita coisa errada/mal explicada. Muda também as cores/imagens da apresentação e altera a linguagem usada. Não estás a falar com um amigo mas sim a apresentar a quem não conheçar.
vasco16 Posted May 2, 2009 at 03:58 PM Report #260852 Posted May 2, 2009 at 03:58 PM pois peço desculpa então, nao sei porquê mas tinha a ideia que c e c++ eram as linguagens mais utilizadas para linux/unix.. em relação á linguagem concordo..😛
Triton Posted May 2, 2009 at 04:00 PM Report #260854 Posted May 2, 2009 at 04:00 PM pois peço desculpa então, nao sei porquê mas tinha a ideia que c e c++ eram as linguagens mais utilizadas para linux/unix.. São as linguagens mais utilizadas em todo o lado... <3 life
vasco16 Posted May 2, 2009 at 04:03 PM Report #260857 Posted May 2, 2009 at 04:03 PM São as linguagens mais utilizadas em todo o lado... concordo:)
softklin Posted May 2, 2009 at 04:17 PM Report #260862 Posted May 2, 2009 at 04:17 PM É bom ver que começaste por Pascal, e que já começas a fazer alguns programas interessantes. Quanto ao tópico, vou despejar a minha opinião: Powerpoint no global: Não te recomendo a escrever em letras vermelhas, a não ser em coisas que queiras chamar a atenção (e mesmo assim tens técnicas melhores: sublinhados, negritos, ...) Escrita demasiado informal (os powerpoints são para dar pequenos tópicos, e não para despejares texto) És tu quem vai apresentar, não o powerpoint! Por slides Slide 2- "Programação é uma espécie de vários códigos...": sugeria "A programação é a técnica utilizada para desenvolver programas e jogos. Existem diversas linguagens tais como ... Slide 3 - "Serve para criar programas básicos em linhas de comando ": básicos, ou não! Independentemente de serem básicos ou não, são sempre soluções. Sugeria substituíres por "linguagem de fácil aprendizagem". Retira a referência a número de linhas Slide 4 - Conta quantas pessoas estão atentas até agora. Já está? Ok, agora apresenta o slide e conta novamente as pessoas interessadas. Diminui, não foi? "Se pensam que é muito fácil e divertido". Com esta frase, é natural que qualquer um deixe de estar interessado, porque para escreveres aquilo, se tu não estás interessado, então ninguém vai estar. Slide 5 a 8 - Remove-os, porque ninguém vai ligar a isso. Quanto muito, substitui um com o resumo da sintaxe. Acrescenta aqui também a lógica do programa em português Slide 11 - Mesmo problema de à 2 pontos atrás, remove a referência "Não vou dar exemplos, porque não sei nada de C++, nem pretendo aprender tão cedo", vais perder ainda mais gente interessada Posso ter parecido exagerado, mas tem em conta as sugestões que te dei. A tua apresentação está vocacionada para perder audiência ao longo dela, porque tu começas a desmotivar o público com é muito difícil, é uma seca, não interessa... Epá, se sentes isso guarda para ti, e não transmitas aos outros, podes desmotivar pessoas que poderão um dia gostar também de programar. Cumps. Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.
rm221 Posted May 2, 2009 at 06:45 PM Author Report #260894 Posted May 2, 2009 at 06:45 PM É bom ver que começaste por Pascal, e que já começas a fazer alguns programas interessantes. Quanto ao tópico, vou despejar a minha opinião: Powerpoint no global: Não te recomendo a escrever em letras vermelhas, a não ser em coisas que queiras chamar a atenção (e mesmo assim tens técnicas melhores: sublinhados, negritos, ...) Escrita demasiado informal (os powerpoints são para dar pequenos tópicos, e não para despejares texto) És tu quem vai apresentar, não o powerpoint! Por slides Slide 2- "Programação é uma espécie de vários códigos...": sugeria "A programação é a técnica utilizada para desenvolver programas e jogos. Existem diversas linguagens tais como ... Slide 3 - "Serve para criar programas básicos em linhas de comando ": básicos, ou não! Independentemente de serem básicos ou não, são sempre soluções. Sugeria substituíres por "linguagem de fácil aprendizagem". Retira a referência a número de linhas Slide 4 - Conta quantas pessoas estão atentas até agora. Já está? Ok, agora apresenta o slide e conta novamente as pessoas interessadas. Diminui, não foi? "Se pensam que é muito fácil e divertido". Com esta frase, é natural que qualquer um deixe de estar interessado, porque para escreveres aquilo, se tu não estás interessado, então ninguém vai estar. Slide 5 a 8 - Remove-os, porque ninguém vai ligar a isso. Quanto muito, substitui um com o resumo da sintaxe. Acrescenta aqui também a lógica do programa em português Slide 11 - Mesmo problema de à 2 pontos atrás, remove a referência "Não vou dar exemplos, porque não sei nada de C++, nem pretendo aprender tão cedo", vais perder ainda mais gente interessada Posso ter parecido exagerado, mas tem em conta as sugestões que te dei. A tua apresentação está vocacionada para perder audiência ao longo dela, porque tu começas a desmotivar o público com é muito difícil, é uma seca, não interessa... Epá, se sentes isso guarda para ti, e não transmitas aos outros, podes desmotivar pessoas que poderão um dia gostar também de programar. Cumps. Concordo a grande parte do que disseste aqui, mas vou acrescentar mais duas observaçoes: -Penso que não vou retirar os slides 5 a 8, por uma simples razão. Estou ali para ensinar o pascal, por isso mesmo devo explicar o que significa cada uma das coisas, sinto que sem aqueles slides, o powerpoint fica "palha". -Quando faço PowerPoints sobre computadores, gosto sempre de utilizar o fundo preto. Não sei porquê, para mim, é como se a cor preta significasse um computador. Agora a cor vermelha estou a utiliza-la, porque utilizei-a no meu ultimo trabalho de ITIC, sobre "Hackers e Crackers", e todos disseram que fazia um bom contraste. Cumps
pedrosorio Posted May 2, 2009 at 06:49 PM Report #260895 Posted May 2, 2009 at 06:49 PM Se o principal é ensinar pascal, tenta dar um exemplo interessante, mostrar resultados, e acima de tudo transmitir que aquilo é uma coisa boa e divertida. Se vais lá para ensinar pascal para dizer que é uma seca, que programação é muito difícil e que de certas coisas nem falas porque são terríveis, não estás a motivar ninguém que te vá ouvir. Não respondo a dúvidas por mensagem.
bruno1234 Posted May 2, 2009 at 06:52 PM Report #260897 Posted May 2, 2009 at 06:52 PM Pois, n é um discurso muito motivador. A menos q o teu objectivo seja mesmo não ter concorrencia 😛 . Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos
rm221 Posted May 2, 2009 at 07:01 PM Author Report #260903 Posted May 2, 2009 at 07:01 PM Por acaso, o meu objectivo é ser o único naquelas escola a saber programação 😛 (brincadeira) Bem, já pus o novo powerpoint, o que já modifiquei, para download!
vasco16 Posted May 2, 2009 at 07:24 PM Report #260909 Posted May 2, 2009 at 07:24 PM Por acaso, o meu objectivo é ser o único naquelas escola a saber programação 😛 (brincadeira) Bem, já pus o novo powerpoint, o que já modifiquei, para download! acho que deverias rever a linguagem..
softklin Posted May 2, 2009 at 07:29 PM Report #260911 Posted May 2, 2009 at 07:29 PM Fiz download do novo ppt, e fiquei contente por teres aceite algumas das minhas sugestões. Só te deixo um reparo do slide 2: a programação não é uma linguagem, mas sim uma técnica a partir da qual se fazem programas (talvez técnica não seja a palavra, mas não me lembro de nada agora. Quanto aos slides 5 a 8: tudo bem, resolveste mantê-los. Mas não te esqueças que estás a mostrar aquilo a pessoas que se calhar nunca viram nada de programação, e vão ficar um pouco confusas. Idealmente, seria melhor mostrares o programa e ires explicando linha a linha o programa, identificando as partes essenciais. Sugeri-te ainda a analogia com um algoritmo em português, por exemplo: Pedir o ano de nascimento ao utilizador Subtrair o ano de nascimento a 2009 Devolver a idade estimada do utilizador Para que as pessoas possam seguir estas três linhas, e ao mesmo tempo associar ao código que mostras. Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.
Warrior Posted May 2, 2009 at 07:42 PM Report #260914 Posted May 2, 2009 at 07:42 PM Eu acho que o maior problema é o facto de ainda não saberes o que é programar. Quando dizes "Pascal é uma das programações mais básicas.", a frase não faz o mínimo sentido. Nem na parte de Pascal ser básico, nem na parte de ser "uma programação". Programar é a arte de construir programas, que não é mais do que um conjunto de instruções para o computador executar. A linguagem em que escreves as instruções é completamente irrelevante. Começa por dar uma ideia de como é construído um programa, antes de apresentares código. O código pode aparecer só no final, depois de explicares o que é uma variável ou uma instrução. E pode ser só um slide (o do resultado) e seres tu a explicar o que aquilo faz. Fica muito mais fácil de perceber. Já agora, remove o "readln;" do final do código porque é completamente desnecessário. (errado seria a palavra correcta) Por último, se vais desmotivar as pessoas, dizendo que "programar é dificil", por favor não apresentes o ppt. Programar já é um choque demasiado grande para quem começa e acha que isto é chato, se já vão de pé atrás é que nunca mais entram neste mundo. PS: Já agora, não é "a c++" ou "a pascal" ou "a Windows"
Metaluim Posted May 2, 2009 at 10:19 PM Report #260935 Posted May 2, 2009 at 10:19 PM pah, começa com algoritmia simples, tenta dar-lhe um toque pessoal, do género explicares um simplesort (ou lá como se chama) num jogo tipo um RPG. Depois começa a dar exemplos em código de uma maneira divertida também, foca-te mais em exemplos fáceis, no fim tenta dar uma noção de algo grandioso (e o office não foi escrito em C++ creio).
vasco16 Posted May 2, 2009 at 10:31 PM Report #260937 Posted May 2, 2009 at 10:31 PM pah, começa com algoritmia simples, tenta dar-lhe um toque pessoal, do género explicares um simplesort (ou lá como se chama) num jogo tipo um RPG. Depois começa a dar exemplos em código de uma maneira divertida também, foca-te mais em exemplos fáceis, no fim tenta dar uma noção de algo grandioso (e o office não foi escrito em C++ creio). nada melhor do que começar com algoritmia (ou pseudo-codigo) e depois passar para a progração; depois explica em progração um programa do tipo "ola mundo".
rm221 Posted May 2, 2009 at 10:50 PM Author Report #260942 Posted May 2, 2009 at 10:50 PM Desculpem a minha ignorância, mas o que é algoritmia ? ?
jpaulino Posted May 2, 2009 at 10:56 PM Report #260945 Posted May 2, 2009 at 10:56 PM Desculpem a minha ignorância, mas o que é algoritmia ? ? Não conheçes o google ou outro motor de pesquisa ? Tens de ser um pouco mais proactivo 😛 http://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now