Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas.

O meu professor de ITIC, convidou-me a fazer um PowerPoint sobre programação, para mostrar á escola toda. Eu, como um rapaz simpático, aceitei. Já terminei o PowerPoint, mas estou com medo que tenha alguma dúvida, e fique mal em frente á escola toda, por isso decidi posta-lo aqui, para vocês, profissionais, verem se tem algum erro.

Agradecia que vissem !

Download(PowerPoint antes de ser postado aqui): http://www.megaupload.com/?d=YC8FD4TS

Download(PowerPoit depois de ser postado aqui): http://www.megaupload.com/?d=DMNR2H66

Cumps

Posted

Bem, obrigado !!!! Vou mudar esses topicos. E quanto ao modo de escrever, ja fiz trabalhos para mostrar a muitas mais pessoas, e com esse modo de escrever, e nao houve mal nenhum.

Posted

Bem, obrigado !!!! Vou mudar esses topicos. E quanto ao modo de escrever, ja fiz trabalhos para mostrar a muitas mais pessoas, e com esse modo de escrever, e nao houve mal nenhum.

pronto era so uma opiniao 😛 eu nao minha escola apresento trabalhos com uma linguagem um pouco mais formal 🙂

bem boa sorte 😄

Posted

em relação ao c++ tenho impressao que é mais utilizado por linux/unix mas nao tenho a certeza;

C++ não é mais utilizado em linux/unix !!! É das linguagens mais usadas em Windows.

rm221,

Le bem o que escreveste, faz algumas pesquisas na net, porque tens lá muita coisa errada/mal explicada.

Muda também as cores/imagens da apresentação e altera a linguagem usada. Não estás a falar com um amigo mas sim a apresentar a quem não conheçar.

Posted

pois peço desculpa então, nao sei porquê mas tinha a ideia que c e c++ eram as linguagens mais utilizadas para linux/unix..

São as linguagens mais utilizadas em todo o lado...

<3 life

Posted

É bom ver que começaste por Pascal, e que já começas a fazer alguns programas interessantes. Quanto ao tópico, vou despejar a minha opinião:

Powerpoint no global:

• Não te recomendo a escrever em letras vermelhas, a não ser em coisas que queiras chamar a atenção (e mesmo assim tens técnicas melhores: sublinhados, negritos, ...)
  • Escrita demasiado informal (os powerpoints são para dar pequenos tópicos, e não para despejares texto) És tu quem vai apresentar, não o powerpoint!

Por slides

• Slide 2- "Programação é uma espécie de vários códigos...": sugeria "A programação é a técnica utilizada para desenvolver programas e jogos. Existem diversas linguagens tais como ...
  • Slide 3 - "Serve para criar programas básicos em linhas de comando ": básicos, ou não! Independentemente de serem básicos ou não, são sempre soluções. Sugeria substituíres por "linguagem de fácil aprendizagem". Retira a referência a número de linhas
  • Slide 4 - Conta quantas pessoas estão atentas até agora. Já está? Ok, agora apresenta o slide e conta novamente as pessoas interessadas. Diminui, não foi? "Se pensam que é muito fácil e divertido". Com esta frase, é natural que qualquer um deixe de estar interessado, porque para escreveres aquilo, se tu não estás interessado, então ninguém vai estar.
  • Slide 5 a 8 - Remove-os, porque ninguém vai ligar a isso. Quanto muito, substitui um com o resumo da sintaxe. Acrescenta aqui também a lógica do programa em português
  • Slide 11 - Mesmo problema de à 2 pontos atrás, remove a referência "Não vou dar exemplos, porque não sei nada de C++, nem pretendo aprender tão cedo", vais perder ainda mais gente interessada

Posso ter parecido exagerado, mas tem em conta as sugestões que te dei. A tua apresentação está vocacionada para perder audiência ao longo dela, porque tu começas a desmotivar o público com é muito difícil, é uma seca, não interessa... Epá, se sentes isso guarda para ti, e não transmitas aos outros, podes desmotivar pessoas que poderão um dia gostar também de programar.

Cumps.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Posted

É bom ver que começaste por Pascal, e que já começas a fazer alguns programas interessantes. Quanto ao tópico, vou despejar a minha opinião:

Powerpoint no global:

• Não te recomendo a escrever em letras vermelhas, a não ser em coisas que queiras chamar a atenção (e mesmo assim tens técnicas melhores: sublinhados, negritos, ...)
  • Escrita demasiado informal (os powerpoints são para dar pequenos tópicos, e não para despejares texto) És tu quem vai apresentar, não o powerpoint!

Por slides

• Slide 2- "Programação é uma espécie de vários códigos...": sugeria "A programação é a técnica utilizada para desenvolver programas e jogos. Existem diversas linguagens tais como ...
  • Slide 3 - "Serve para criar programas básicos em linhas de comando ": básicos, ou não! Independentemente de serem básicos ou não, são sempre soluções. Sugeria substituíres por "linguagem de fácil aprendizagem". Retira a referência a número de linhas
  • Slide 4 - Conta quantas pessoas estão atentas até agora. Já está? Ok, agora apresenta o slide e conta novamente as pessoas interessadas. Diminui, não foi? "Se pensam que é muito fácil e divertido". Com esta frase, é natural que qualquer um deixe de estar interessado, porque para escreveres aquilo, se tu não estás interessado, então ninguém vai estar.
  • Slide 5 a 8 - Remove-os, porque ninguém vai ligar a isso. Quanto muito, substitui um com o resumo da sintaxe. Acrescenta aqui também a lógica do programa em português
  • Slide 11 - Mesmo problema de à 2 pontos atrás, remove a referência "Não vou dar exemplos, porque não sei nada de C++, nem pretendo aprender tão cedo", vais perder ainda mais gente interessada

Posso ter parecido exagerado, mas tem em conta as sugestões que te dei. A tua apresentação está vocacionada para perder audiência ao longo dela, porque tu começas a desmotivar o público com é muito difícil, é uma seca, não interessa... Epá, se sentes isso guarda para ti, e não transmitas aos outros, podes desmotivar pessoas que poderão um dia gostar também de programar.

Cumps.

Concordo a grande parte do que disseste aqui, mas vou acrescentar mais duas observaçoes:

-Penso que não vou retirar os slides 5 a 8, por uma simples razão. Estou ali para ensinar o pascal, por isso mesmo devo explicar o que significa cada uma das coisas, sinto que sem aqueles slides, o powerpoint fica "palha".

-Quando faço PowerPoints sobre computadores, gosto sempre de utilizar o fundo preto. Não sei porquê, para mim, é como se a cor preta significasse um computador. Agora a cor vermelha estou a utiliza-la, porque utilizei-a no meu ultimo trabalho de ITIC, sobre "Hackers e Crackers", e todos disseram que fazia um bom contraste.

Cumps

Posted

Se o principal é ensinar pascal, tenta dar um exemplo interessante, mostrar resultados, e acima de tudo transmitir que aquilo é uma coisa boa e divertida. Se vais lá para ensinar pascal para dizer que é uma seca, que programação é muito difícil e que de certas coisas nem falas porque são terríveis, não estás a motivar ninguém que te vá ouvir.

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Posted

Por acaso, o meu objectivo é ser o único naquelas escola a saber programação  😛 (brincadeira)

Bem, já pus o novo powerpoint, o que já modifiquei, para download!

Posted

Por acaso, o meu objectivo é ser o único naquelas escola a saber programação  😛 (brincadeira)

Bem, já pus o novo powerpoint, o que já modifiquei, para download!

acho que deverias rever a linguagem..

Posted

Fiz download do novo ppt, e fiquei contente por teres aceite algumas das minhas sugestões. Só te deixo um reparo do slide 2: a programação não é uma linguagem, mas sim uma técnica a partir da qual se fazem programas (talvez técnica não seja a palavra, mas não me lembro de nada agora.

Quanto aos slides 5 a 8: tudo bem, resolveste mantê-los. Mas não te esqueças que estás a mostrar aquilo a pessoas que se calhar nunca viram nada de programação, e vão ficar um pouco confusas. Idealmente, seria melhor mostrares o programa e ires explicando linha a linha o programa, identificando as partes essenciais. Sugeri-te ainda a analogia com um algoritmo em português, por exemplo:

Pedir o ano de nascimento ao utilizador

Subtrair o ano de nascimento a 2009

Devolver a idade estimada do utilizador

Para que as pessoas possam seguir estas três linhas, e ao mesmo tempo associar ao código que mostras.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Posted

Eu acho que o maior problema é o facto de ainda não saberes o que é programar.

Quando dizes "Pascal é uma das programações mais básicas.", a frase não faz o mínimo sentido. Nem na parte de Pascal ser básico, nem na parte de ser "uma programação".

Programar é a arte de construir programas, que não é mais do que um conjunto de instruções para o computador executar. A linguagem em que escreves as instruções é completamente irrelevante.

Começa por dar uma ideia de como é construído um programa, antes de apresentares código.

O código pode aparecer só no final, depois de explicares o que é uma variável ou uma instrução.

E pode ser só um slide (o do resultado) e seres tu a explicar o que aquilo faz.

Fica muito mais fácil de perceber. Já agora, remove o "readln;" do final do código porque é completamente desnecessário. (errado seria a palavra correcta)

Por último, se vais desmotivar as pessoas, dizendo que "programar é dificil", por favor não apresentes o ppt. Programar já é um choque demasiado grande para quem começa e acha que isto é chato, se já vão de pé atrás é que nunca mais entram neste mundo.

PS: Já agora, não é "a c++" ou "a pascal" ou "a Windows"

Posted

pah, começa com algoritmia simples, tenta dar-lhe um toque pessoal, do género explicares um simplesort (ou lá como se chama) num jogo tipo um RPG. Depois começa a dar exemplos em código de uma maneira divertida também, foca-te mais em exemplos fáceis, no fim tenta dar uma noção de algo grandioso (e o office não foi escrito em C++ creio).

Posted

pah, começa com algoritmia simples, tenta dar-lhe um toque pessoal, do género explicares um simplesort (ou lá como se chama) num jogo tipo um RPG. Depois começa a dar exemplos em código de uma maneira divertida também, foca-te mais em exemplos fáceis, no fim tenta dar uma noção de algo grandioso (e o office não foi escrito em C++ creio).

nada melhor do que começar com algoritmia (ou pseudo-codigo) e depois passar para a progração;

depois explica em progração um programa do tipo "ola mundo".