Dotinho Posted May 1, 2009 at 11:09 AM Report #260487 Posted May 1, 2009 at 11:09 AM Boas, tenho um painel que tirei de uma maquina que ia para o ferro-velho, é um OP37 da siemens. Agora é um painel grande, tem teclado, uma carrada de portas e drive de deisquetes...por tras disso tudo tem um PI a 100Mhz e uma miniRam de 2Mb. Fui as minhas caixas de conputadores antigos e pus-lhe um hdd de 320Mb e 64Mb de Ram, nao da para mais, e tentei por um PI a 233 com MMX, mas a motherboard nao o suportou, continuou com os 100Mhz.. A verdade que se diga, temtei por aquilo a trabalhar, mas só trabalha com o protool da siemens (programa para hmi da siemens) que é o antigo e mt limitado para um painel daquele tamanho, o protool nao reconhece discos nem nada, nem sequer da pa nada...então a minha ideia era instalar um dos ou um Win95 ou atualizar o firmware.. A siemens diz que nao da e que nao a solução, eu sou portugues e acredito que ha solução, mas.. nao ha drive de cds compativel com aquilo, mas ele arranca em dos se eu quizer, mas depois nao sei que comunicação ha entre o painel e os cpus, visto ue existe algums libs feitas pa siemens, mas sempre atras dos conversores serie MPI ou PPI. Alguem me da alguma sugestão ou ideia? é que tambem programa de dos nao sei fazer muito bem... cmps e bom fds Luis Lourenço
nokPT Posted May 1, 2009 at 05:54 PM Report #260588 Posted May 1, 2009 at 05:54 PM Ou seja, tens um PC industrial nas mãos. O Protool não é assim tão limitado, dá para fazeres scripts e gravar ficheiros em disco. O problema será sempre as licenças necessitas de uma licença RT com X nº de tags. Podes procurar no Google por Libnodave, é uma série de livrarias open source, grátis para Siemens, tem algumas limitações em questões de cabos a usar. Já fiz vários programas em VB.NET para comunicar com S7-200 via cabo PPI-Série e via CP243. Mas acho que não vai correr em DOS, uma conheço quem esteja a desenvolver Scadas em Linux (mas não sei mais nada porque fechou-se em copas). Ricardo Timóteo
Dotinho Posted May 2, 2009 at 01:36 PM Author Report #260763 Posted May 2, 2009 at 01:36 PM hmm então tens que explicar ou dar um exemplo porque ja tentei comunicar com o libnodave e deu-me sempre erros.. alem do painel industrial nao precisa de interfaces, é directo, porta painel, cabo, porta cpu.. Onde faço scripts no Protool? e o op como vinha nao tinha ram nem disco, eu é que pus depois, por isso é que o protool nao me detecta o disco.. foi por isso que perguntei á siemens como posso indicar ao firmware do painel que ja tem disco, e elesnao sabem nada.. Luis Lourenço
nokPT Posted May 2, 2009 at 03:53 PM Report #260847 Posted May 2, 2009 at 03:53 PM Qual é a ref. completa da OP37 que tens? Começa por 6AV... só com essa ref. é que se pode dizer o que tem ou não tem e as sua capacidades. O último programa que fiz em: [ftp=ftp://http://rapidshare.com/files/228316732/Scada.7z.html]http://rapidshare.com/files/228316732/Scada.7z.html[/ftp] Está a comunicar com um S7-200 via cabo PPI-RS232. Não está optimizado, foi desenvolvido apenas para ajudar a fazer debug do autómato mais rapidamente e mostrar ao cliente o funcionamento (teórico). Ricardo Timóteo
nokPT Posted May 2, 2009 at 05:09 PM Report #260872 Posted May 2, 2009 at 05:09 PM Relativamente ao Protool, o que eu tenho é o Pro que foi substituído pelo WinCC Flexible Advanced. Quando abres um projecto (no Pro pelo menos), da lado esquerdo onde estão os links para os ecrãs, mensagens, tags, etc... também tem um atalho para o scripts. Relativamente à OP, o Windows deve estar instalado uma flash, tipo Windows Mobile ou Windows CE (daqueles tempos). Também terá instalado uma versão Runtime de tags ilimitadas com drivers para as principais marcas de automação. Ricardo Timóteo
Dotinho Posted May 2, 2009 at 08:20 PM Author Report #260921 Posted May 2, 2009 at 08:20 PM ya, mas o wiinCC nao tem op37, só tem dos novos...e o OP nao tem windows nem nada, apenas arranca com o firmware da siemens, no entanto posso arranca-lo pela disquette ou disco rigido, é uma opção que ta na bios.. mas depois de amanha ja te dou mais detalhes.. bom fds, cmps Luis Lourenço
Dotinho Posted May 7, 2009 at 07:42 AM Author Report #262033 Posted May 7, 2009 at 07:42 AM bom, ele ja nao tem a etiqueta com a referencia dele, tentei ver no bios mas nao tem.. Ja o arranquei em DOS 6, e funciona bem, apesar de nao trablhar com o teclado dele, tem que ser num teclado na porta PS2 que ele tem, e detecta as portas todas sem stresses, o problema é mesmo software para aquilo.. e no WinCC já nao suporta aquele OP... Luis Lourenço
nokPT Posted May 7, 2009 at 08:20 AM Report #262038 Posted May 7, 2009 at 08:20 AM e no WinCC já nao suporta aquele OP... Pois não, lamentavelmente não suporta nem essa OP nem outras da mesma geração. Ricardo Timóteo
Recommended Posts