19rui90 Posted April 30, 2009 at 04:31 PM Report #260292 Posted April 30, 2009 at 04:31 PM Boas Precisava de alguns conselhos, aqui dos experts na materia. E assim, eu vou entrar num curso de programaçao para o proximo ano lectivo, mas ja estou a estudar algumas bases da programaçao. Vi em alguns foruns de informatica que a melhor linguagem para começar a aprender programaçao era a C ou a C++, mas neste momento estou a aprender a lingugem Portugol, utilizando os programas Portugol e VisuAlg. E eu gostaria de saber qual o vosso conselho, sendo que umas das minhas primeiras materias escolares para o proximo ano lectivo deve ser aprender a progranmar em VB (o que muitas pessoas nao aconselham a aprender como 1ª linguagem). Seria bom aprender as bases em C ou C++ e depois estudar VB? Abraços
bruno1234 Posted April 30, 2009 at 04:34 PM Report #260294 Posted April 30, 2009 at 04:34 PM Nesse curso q vais tirar vais dar q linguagens? Podias ir informar-te sobre o programa e começares pelas linguagens q vais aprender lá. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos
19rui90 Posted April 30, 2009 at 05:05 PM Author Report #260303 Posted April 30, 2009 at 05:05 PM Pois, nao sei. Eu vou atravez do centro de emprego, e ainda nem sequer sei para que escola vou, estou a espera de uma resposta. Mas um colega meu tambem esta a estudar programaçao, e penso que começou com VB (console).
bruno1234 Posted April 30, 2009 at 05:09 PM Report #260307 Posted April 30, 2009 at 05:09 PM Se vais começar do zero, o q vais aprender é: if/else ciclos, for, while,... arrays... Estas coisas são o básico da programação e são comuns a várias linguagens. Eu aprendi estas coisas em javascript, foi a primeira linguagem de programação q mexi. Também as podes aprender em vb ou C. Claro q cada linguagem tem as suas caracteristicas. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos
estrucida Posted April 30, 2009 at 05:22 PM Report #260319 Posted April 30, 2009 at 05:22 PM Olha, diferentes cursos de programação têm diferentes estruturas de ensino. Eu estudei na Universidade do Minho e na altura, no primeiro ano dava-se muito ênfase à parte de algoritmia e estruturas de dados. Acredita, se sabes algoritmos, sabes programar em bastantes linguagens. Se calhar o C é uma boa ideia. É uma linguagem muito rigorosa, uma vez que tens de declarar tudo quanto é variável e obriga-te a seguir uma estrutura rígida. Ou seja, vais aprender a ter de seguir regras, o que é óptimo. Evita php, perl e javascript. São linguagens muito flexíveis e permitem-te fazer erros de programação. Se não tens bons hábitos, no teu caso ainda não tens nenhuns, habilitas-te a cometer erros crassos e a não ter um bom código. Em todo o caso, procura também um bom livro de algoritmos, é muito útil, e o segredo da programação reside nos algoritmos e não na linguagem. Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.
19rui90 Posted April 30, 2009 at 10:40 PM Author Report #260407 Posted April 30, 2009 at 10:40 PM bruno1234: Eu ja estou a aprender isso, mas e em portugues, e nao sei se e o mais aconselhavel (aprender em portugues) estrucida: Pois, o meu objectivo nao era bem saber muitas linguagens, mas sim dominar uma ou outra. Quanto ao livro, estava a pensar em comprar o livro Linguagem C do Luis Damas, ja ouvi dizer que e optimo. Obrigado por ambas as respostas. Abraços
bruno1234 Posted April 30, 2009 at 11:09 PM Report #260411 Posted April 30, 2009 at 11:09 PM Aprender em português, com assim? essa linguagem substitui o if por se? é isso? Se for esse o caso, não me parece haver problema, desde q depois saibas relacionar uma coisa com a outra. De qualquer maneira, é uma questão de tempo até começares a programar exclusivamente com keywords em inglês. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos
estrucida Posted April 30, 2009 at 11:31 PM Report #260420 Posted April 30, 2009 at 11:31 PM Olha, só mais uma dica, se fores começar por C usa este livro: The C Programming Language do Brian Kernighan e Dennis Ritchie. É a bíblia de C. http://en.wikipedia.org/wiki/The_C_Programming_Language_(book) Boa sorte! Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.
bruno1234 Posted April 30, 2009 at 11:46 PM Report #260424 Posted April 30, 2009 at 11:46 PM Qd aprendi C tb tinha esse livro, é mto bom e completo. Sempre com exemplos, e no fim tem uns apendices q dão imenso jeito. Também recomendo esse livro. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos
19rui90 Posted May 1, 2009 at 01:20 PM Author Report #260509 Posted May 1, 2009 at 01:20 PM bruno1234, sim e isso mesmo, ele substitui if por se, begin por inicio, etc. estrucida, muito obrigado pela dica, ainda estou indeciso em que linguagem começar, mas se começar em C, vou se guir os vossos conselhos. Abraços
bioshock Posted July 12, 2009 at 12:45 AM Report #278873 Posted July 12, 2009 at 12:45 AM Desculpem o "desenterro", mas não percebi porque é que as pessoas não aconselham VBNet como 1ª Linguagem? Eu aprendi como 1ª Linguagem, e até agora, estou mais do que satisfeito com o que aprendi. Se perceberes relativamente inglês (como em todas as linguagens) é muito simples. Abraço.
jamirooo Posted July 12, 2009 at 11:40 AM Report #278892 Posted July 12, 2009 at 11:40 AM Começa pelo C... Quando passares para outras linguagens, vais ter muito mais facilidade em aprendê-las! 🙂
IceBrain Posted July 12, 2009 at 11:55 AM Report #278893 Posted July 12, 2009 at 11:55 AM Porque não Java? Eu não gosto especialmente da linguagem para programar normalmente, mas tem várias vantagens: É um linguagem muito usada em programas "a sério", a sintaxe é parecida com C, C++ e C#, é bastante tipificada e é multiplataforma. Sinceramente, VB é uma linguagem ultrapassada desde a concepção, imho. ❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents A list of command line apps
Triton Posted July 12, 2009 at 12:15 PM Report #278895 Posted July 12, 2009 at 12:15 PM Sinceramente, VB é uma linguagem ultrapassada desde a concepção, imho. Porquê? É que a mim parece-me que VB, como linguagem, do ambiente .NET, é bem mais poderosa que Java. <3 life
jpaulino Posted July 12, 2009 at 12:16 PM Report #278896 Posted July 12, 2009 at 12:16 PM Sinceramente, VB é uma linguagem ultrapassada desde a concepção, imho. LOL
Betovsky Posted July 12, 2009 at 12:22 PM Report #278897 Posted July 12, 2009 at 12:22 PM Começa pelo C... Quando passares para outras linguagens, vais ter muito mais facilidade em aprendê-las! 🙂 Esse motivo não é muito válido. Porque se começar com as outras linguagens depois também vai ter mais facilidade em aprender C. Porque não Java? Eu não gosto especialmente da linguagem para programar normalmente, mas tem várias vantagens: É um linguagem muito usada em programas "a sério", a sintaxe é parecida com C, C++ e C#, é bastante tipificada e é multiplataforma. Sinceramente, VB é uma linguagem ultrapassada desde a concepção, imho. Depende de qual VB estiveres a referir. Se for o VB.Net que é a última versão então diria que estás ligeiramente equivocado. Como linguagem é mais capaz que Java.Que queres dizer com "bastante tipificada"? "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk
IceBrain Posted July 12, 2009 at 01:15 PM Report #278906 Posted July 12, 2009 at 01:15 PM Depende de qual VB estiveres a referir. Se for o VB.Net que é a última versão então diria que estás ligeiramente equivocado. Como linguagem é mais capaz que Java. .NET != VB.NET Pode-se usar o CLI e as suas bibliotecas em dezenas de linguagens, desde C# a Python. O que interessa é a sintaxe, não as bibliotecas. Que queres dizer com "bastante tipificada"? Quero dizer que é necessário que se saibam os tipos de cada variável no momento da compilação, em vez das linguagens pouco tipificadas em que o tipo de cada variável é dependente da execução. Ah, e Java tem uma popularidade bastante maior, segundo vários avaliadores. ❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents A list of command line apps
Triton Posted July 12, 2009 at 01:25 PM Report #278908 Posted July 12, 2009 at 01:25 PM O que é que a popularidade tem a ver para a discussão? <3 life
Betovsky Posted July 12, 2009 at 01:26 PM Report #278909 Posted July 12, 2009 at 01:26 PM .NET != VB.NET Pode-se usar o CLI e as suas bibliotecas em dezenas de linguagens, desde C# a Python. O que interessa é a sintaxe, não as bibliotecas. Yep, eu sei. Daí dizer que VB.Net é uma linguagem mais moderna que Java. Dou o exemplo clássico, gosto sempre de dar.Java já anda à anos a discutir-se para incluir closures. Em VB.Net já tem desde hmm 5 anos? Quero dizer que é necessário que se saibam os tipos de cada variável no momento da compilação, em vez das linguagens pouco tipificadas em que o tipo de cada variável é dependente da execução.Oky, referes a estaticamente tipada vs dinamicamente tipada. Ah, e Java tem uma popularidade bastante maior, segundo vários avaliadores. Acho que ninguém nega que seja mais popular, mas isso não significa que seja a melhor. Aliás consigo facilmente dizer uma mão cheia de linguagens que são melhores que o Java. "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk
bioshock Posted July 12, 2009 at 01:29 PM Report #278910 Posted July 12, 2009 at 01:29 PM Porque não Java? Eu não gosto especialmente da linguagem para programar normalmente, mas tem várias vantagens: É um linguagem muito usada em programas "a sério". Então estás a querer dizer que: Quando um programa é feito em VbNet não se deve levar "a sério" correcto? Secalhar nunca programaste em VbNet e estás a falar do que não sabes, porque decerteza que tinhas outra noção do que realmente é o VbNet. Atenção, é apenas uma resposta ao teu comentário, não leves a mal.
Recommended Posts