Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas,

Tenho uma dúvida relcionada com o uso das tags em cada post do meu blog.

É essencial o uso das mesmas?

É que não estou a utilizar esse campo e queria saber se posso ser penalizado em termos de SEO.

Eu utilizo o plugin All In One SEO e edito as keywords em todos os posts que submeto, será isso suficiente?

Agradeço a vossa ajuda  🙂

Posted

Olá!

O objectivo das tags não é por uma questão SEO, mas sim de usabilidade. As tags, como já te deves ter apercebido, servem para os utilizadores do teu blog poderem fazer uma selecção mais rápida dos posts que lhes interessam.

A nível de SEO, existe muita coisa que podes fazer no teu blog antes de começares a pensar no uso das tags para subires de ranking.

Escrevi à pouco um post sobre isso, se quiseres dar uma vista de olhos consulta:

http://webefrancesinhas.blogspot.com/2009/04/seo-search-engine-optimization.html

Se reparares, eu uso um sistema de tags neste blog por uma questão de organização de temas de forma a ser mais fácil ao visitante encontrar o que procura. Por acaso, nos dois posts sobre web design esqueci de acrescentar tags...  ?

Se precisares de mais ajuda, é só avisares!

Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.

• 2 weeks later...
Posted

comigo vai tudo ao molho e fé em deus... sem tags nenhumas...

A melhor técnica de SEO (e não estou a ser irónico), quando nos começamos a preocupar demasiado com estas coisas, via correr mal

PS: Preocupa-te com os títulos dos artigos 😛 e os permalinks no wordpress

Posted

Quando o google fizer a revisão do pagerank (supostamente é em Junho a próxima), adorava conseguir pelo menos um PR=1...

Será que um blog como o meu, com apenas 4 meses de existência consegue subir no PR??

Espero que o facto de não utilizar tags influencie.

Posted

A melhor técnica de SEO (e não estou a ser irónico), quando nos começamos a preocupar demasiado com estas coisas, via correr mal

PS: Preocupa-te com os títulos dos artigos 👍 e os permalinks no wordpress

Olha, discordo completamente. Eu implemento SEO e sei bem o que custa fazer fazer um aumento de ranking. E tens de ir aos pormenores. É muito fácil apareceres em  úmero 1 se as keywords que procuras forem idênticas às da tua URL ou ao título do teu site. Mas, e se quiseres que as pessoas encontrem o teu site através de keywords que não estão presentes nestes dois sítios?

E sim, é possível em 3 meses subires para número 1. E sem ser com as keywords da URL ou do título do site. Experiência própria.

Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana... embora não haja certezas quanto ao primeiro.

Posted

Olha, discordo completamente. Eu implemento SEO e sei bem o que custa fazer fazer um aumento de ranking. E tens de ir aos pormenores. É muito fácil apareceres em  úmero 1 se as keywords que procuras forem idênticas às da tua URL ou ao título do teu site. Mas, e se quiseres que as pessoas encontrem o teu site através de keywords que não estão presentes nestes dois sítios?

E sim, é possível em 3 meses subires para número 1. E sem ser com as keywords da URL ou do título do site. Experiência própria.

Obviamente que não é tão simples como eu referi, mas para uma pessoa que se esta a preocupar com os valores das tags que coloca nos artigos, que neste momento esse valor é irrelevante, essa pessoa tem o plugin all in on seo, por isso, em wordpress a próxima coisa que se deve preocupar é com os permalinks e o que escreve nos permalinks... Depois, sim existem outros passos 👍

Mas ainda há pouco tempo escrevi um artigo para iniciantes, se quiseres ler http://www.maistrafego.pt/o-guia-de-bolso-para-seo

Posted

Acham possivel um blog como o meu atingir um pagerank superior a 1 até Junho?

E já agora, não sei onde vi a informação de que a próxima revisão de pageranks efectuado pelo google será em Junho... alguém confirma?

Posted

Acham possivel um blog como o meu atingir um pagerank superior a 1 até Junho?

E já agora, não sei onde vi a informação de que a próxima revisão de pageranks efectuado peo google, vai ser em Junho... alguém confirma?

Conseguir um pagerank de 3 é muito fácil, basta utilizar algumas técnicas de linkbuilding...

Essa informação não se confirma, pois não é oficial as datas de mudança de pr (vísiveis), mas provavelmente será em junho ou julho...

Posted

Conseguir um pagerank de 3 é muito fácil, basta utilizar algumas técnicas de linkbuilding...

Essa informação não se confirma, pois não é oficial as datas de mudança de pr (vísiveis), mas provavelmente será em junho ou julho...

Obrigado exit pelo esclarecimento.

Achas que mesmo antes da mudança de PR, é possivel de alguma forma saber se o site está bem encaminhado... ou seja, prever uma subida?

Talvez exista alguma ferramenta que possibilite efectuar o rastreio da página (e da net) da mesma forma que o google faz... sei lá...

OK, é um pouco absurda esta dúvida, confesso... lol

Posted

Tens sites que prevêem o teu futuro pr, mas isso é um bocado subjectivo, o algoritmo do google é secreto...

Dou-te um conselho, não te preocupes com o pr, ele não quer dizer praticamente nada, o que interessa num blog é conseguires visitas de qualidade que procurem por aquilo que escreves, tudo o resto é subjectivo ou irrelevante!

Posted

A melhor forma de avaliares a saúde do site é olhares para as estatísticas 😉

Pessoalmente gosto do awstats, mas há outros programas do estatísticas, é uma questão de procurares.

Voltando às tags, eu uso tags da mesma forma que a maioria dos bloggers, mas sinceramente, acho aquilo já um pouco exagero/obsessão. O wordpress suporta categorias, e um post pode pertencer a mais do que uma categoria, independentemente do nivel de hierarquia delas.

As tags são mesmo precisas???

Eu penso que estão lá porque são uma forma de colocar keyworks em urls e por conseguinte nos links. Basicamente uma especie de link farm mas sem exageros, se bem que já estão na fronteira do razoável na minha opiniao.

A mim parece-me que truques e detalhes começam a ter cada vez menos importancia, o que é bom. Ainda assim aconselho as seguintes práticas:

-título DA PÁGINA EM QUESTÃO, no inicio da tag title.

-html semanticamente correcto, isto é:

-uso de tags h1,2,3... correctamente e em deterimento de outras tecnicas de ênfase

-não usar tabelas layouts, nao usar imagens para mostrar texto, etc.

-conteudo relevante o mais cedo possível no html

e o mais importante incondicionalmente:

ter bom conteudo (ou outro serviço) que tenha um valor real que faça as pessas passar pelo teu site.

Se reparares isto é tudo mais ou menos bom-senso.

OK, alguns truques:

-urls bonitos e com keywords: assim quando alguem afixa um link algures, seguem sempre as keywords no link

-remove no teu robots.txt pagins que nao tenham interesse ser indexadas, mais vale ter menos paginas indexadas mas mais relevantes do que uma catrefada delas e depois ninguem as visita.

Posted

Obrigado Pedro pelas tuas dicas.

Assim de repente, penso que o meu blog já obedece a essas "regras".

Estou curioso por saber se vou subir no pagerank nos próximos meses.

Já sei que o PR não é assim tão importante, mas acho que me sentiria mais orgulhoso do meu blogzinho, se o google lhe atribuisse um bom PR 😉

Posted

As tags são mesmo precisas???

Uso de Tags não é por uma questão de SEO mas sim de usabilidade.

Num Web site tens: usabilidade, acessibilidade e SEO. São 3 coisas distintas que se podem complementar.

A mim parece-me que truques e detalhes começam a ter cada vez menos importancia, o que é bom.

Desculpa,mas discordo completamente contigo. Estou na área de SEO, analiso e optimizo web sites com esse objectivo. E são os pormenores que fazem a diferença. Tenho prova disso, não é treta.

MikeAngel: chegaste a ler o link que te enviei na minha primeira resposta? Tens lá dicas.

Põe também o google analytics a funcionar no teu site, vais monitorizando o teu tráfego.

Tens extensões no firefox que te ajudam a visualizar a qualidade do teu web site.

Eu estou a tentar pôr regularmente pôr posts sobre esse assunto, já lá tem mais um. No entanto, se tiveres dúvidas específicas, chuta! Eu respondo!!!

Posted

Mas estrucida, eu estava referir-me precisamente à usabilidade. Tendo em conta as outras funcionalidades de navegação que o wordpress tem, as tags facilitam assim tanto a vida ao leitor?

Pessoalmente de todos os blogs que leio, tambem não são assim tantos, nunca clico em tags, nem sei quais é que têm e qais é que não têm. Não quererá dizer que outras pessoas não as usem muito, é certo.

Posted

Um bom uso de tags que vejo aplicado em serviços de bokmarking, por exemplo, o Delicious, é o facto de com o passar do tempo, teres os marcadores todos organizados por assuntos. É verdade que no fundo chega a ser a mesma coisa que as categorias, mas a nível de usabilidade, organiza a informação de forma mais discreta.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.