Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá de novo :-)

Estou aqui com uma duvida, que não estou a conseguir esclarecer através de pesquisa no google, então venho perguntar-vos a vocês, eheh  😉

Eu queria que numa função, a mesma retornasse vários valores, por exemplo:

(...)

int retorna(int x, int y, int z, int a){
x = x+y;
z = z+a;

return a z;
}

Isto é possivel de fazer? ou se não for alguém tem alguma sugestão de como o será possivel fazer?

Obrigado!

rick

Posted

Passas como parâmetro da função o endereço das variáveis que vão guardar os valores que queres devolver, e depois na função trabalhas com apontadores.

Com esta solução tens q ter em atenção q alteras o valor da variavel q passas como parametro, visto estares a passar o apontador.

Se for essa a intenção, então é o q deves fazer.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Posted

era mesmo isso, alterar o valor da variável, portanto se trabalhar apenas passando os endereços e alterando os valores dos mesmos, ainda que seja de ficheiros diferentes, ele assume sempre o valor que lhe atribuir, certo?

Obrigado pela ajuda 😉

Posted

Devolver estruturas de dados é uma das coisas que em C é feito 'manualmente' ao contrario de liguagens orientadas a objectos.

Pessoalmente não gosto de ver funções que são usadas para devolver valores sem uma instrução return. Acho deselegante na medida em que é muito menos óbvio mais tarde quando nós, ou alguem, lê o código.

Em C só é possível devolver tipos de dados básicos, pelo que quando é necessario devolver outro tipo de dados usa-se um ponteiro para um ponto bem identificado da estrutura em questão. Tipicamente é por exemplo o inicio de uma string, a raíz de uma árvore, o nó sentinela de uma lista, etc.

PS: alguem que esteja habituado a programar em C podia escrever uma página sobre isto no nosso wiki. É uma pergunta frequente.

Posted

Pedro,

Eu usei a sugestão de modificar directamente na variável através do acesso á sua localização de memória, para o que necessito é efectivamente o que faz mais sentido. Eu como estou habituado a linguagens orientadas a objecto, tipicamente retornaria os valores em causa, mas visto não ser possivel em C, de acordo com o que estou a programar é a forma que melhor se adequa.