nokPT Posted April 29, 2009 at 05:53 PM Report #260011 Posted April 29, 2009 at 05:53 PM Já perdi a conta ao número de vezes que me perguntaram por onde começar na automação ou onde posso ir buscar exemplos. Na minha opinião, um bom ponto de partida será com a família S7-200 da Siemens, é uma gama de autómatos muito poderosa e simples de trabalhar. Para esta gama a Siemens desenvolveu 65 exemplos tipo para uso de contadores rápidos, saídas de impulso, comunicações, posicionamento, controlo de processo, etc... Para quem tiver interessado pode descarregar este exemplo gratuitamente e aprender um bocado a partir do seguinte link: https://support.automation.siemens.com/WW/llisapi.dll?func=cslib.csinf&lang=en&objid=6ES7810-2AA00-0YX0&caller=view Um aviso, está tudo em inglês, inclusive os exemplos Ricardo Timóteo
nokPT Posted February 22, 2010 at 12:00 PM Author Report #312758 Posted February 22, 2010 at 12:00 PM Com o lançamento do autómato S7-1200 da Siemens (que vem substituir o S7-200), este exemplos perdem parte da utilidade, mas não toda, continuam a ser excelentes exemplos. Deixo aqui uma nova lista com exemplos (a ideia é ir completando a lista) Transição do S7-200 para S7-1200 Controlled positioning with S7-1200 via pulse/direction interface (CE-X7) Decentralized positioning of a SINAMICS S110 with S7-1200 via USS-Protocol (CE-X9) Distributed Speed Control of a Drive via the USS Protocol (CE-X11) Reading and Processing of RFID Data with S7-1200 and RF380 Reader (CE-X16) Ethernet Communication: Data Exchange S7-1200 <-> S7-1200 (CE-X17) Ethernet Communication: Data Exchange between S7-1200 and S7-300/400 (CE-X18) Wireless communication via GPRS with S7-1200 controller (CE-X21) Data Communication via Modbus/TCP with S7-1200 (CE-X22) Flexible Decoding and Processing of Data Matrix Codes with S7-1200 (CE-X27) Ricardo Timóteo
MifPT Posted July 27, 2010 at 10:13 PM Report #341101 Posted July 27, 2010 at 10:13 PM Eu, pessoalmente começei por um autómato da Schneider - NANO - que já não se fabrica. Penso, no entanto, que mais importante de saber QUAL o autómato por onde começar, saber QUAL a linguagem por onde começar. Para quem vem das lides do IT, com programação VB ou Pascal (não sei se ainda se ensina) ou melhor ainda de linguagens de baixo nível, o melhor é começar pela linguagem booleana/ Statement List, por comandos tipo ( A I0.0 O I0.1 = Q0.1) Para electricistas ou pessoal que entenda bem esquemas de comandos de relés o melhor é começar pela linguagem de contactos LADDER Também é intuitivo utilizar a programação por blocos FBD tipo Siemens. Depois á a linguagem estruturada que se aproxima ao VB e para mim a melhor de todas que é o GRAFCET. Embora se consiga "traduzir" de uma para outras partes do programa, por vezes á determinadas instrucções que só se encontra numa linguagem. Outras vezes dá mais jeito programar numa determinada linguagem. Com a experiência poderás avaliar melhor a situação. Para começar penso que seria mais fácil utilizar a mais básica - statement list. Na net poderás encontrar alguns simuladores para que possas testar os programas que vais fazendo. Boa Sorte e Boas Programações Diverte-te. MifPT
nokPT Posted July 31, 2010 at 12:55 AM Author Report #341559 Posted July 31, 2010 at 12:55 AM Na minha opinião, Grafcet só pode ser utilizado para pequenas aplicações, porque para as outras, é muito complexo, com muitas ramificações. Statement List (STL) no caso dos autómatos S7-1200 já não está disponível (e teoricamente não está no futuro, a ver vamos), nos autómatos S7-200 é intragável com montes de push e pops e outras coisas, no caso do S7-300/400 é muito giro, mas mais difícil de fazer debug. Ladder, é sem dúvida a mais usada, os motivos são óbvios. FBD, pouca gente gosta, mas efectivamente acho mais prática. Linguagem de mais alto nível a Siemens tem (S7-300/400) é o SCL que depois é compilado para STL. Agora a questão da linguagem, a mim, não me parece a mais importante, até porque tal como dizes por norma são intermotáveis, o que muitas vezes me pediram foram exemplos e como é que se faz uma ou outra coisa. Nos exemplo acima acho que estão coisas interessantes como por exemplo, para S7-1200: comunicação entre autómatos, mensagens SMS (e outros que ainda não coloquei por falta de tempo). Para S7-200 tem desde o simples arranque estrela-triângulo até controlo de eixos, escalar analógicas, PWM, coisas que se usam (ou podem usar) no dia a dia da industria. Ricardo Timóteo
XEV2012 Posted January 6, 2012 at 10:09 PM Report #430600 Posted January 6, 2012 at 10:09 PM Olá, Usei o ladder e FBD por vários anos, mas assim que comecei a utilizar SCL na Siemens e ST na mitsubishi, coloquei-as logo de lado... Cumprimentos,
LFTS Posted December 14, 2014 at 09:32 PM Report #573209 Posted December 14, 2014 at 09:32 PM Olá boa noite caros colegas, eu estou a iniciar-me neste novo mundo e estou a apostar um pouco de acordo com as minhas necessidades de trabalho. Quero adaptar-me a Siemens S7-200 com linguagem ladder. Sou técnico de eletrónica há varios anos e frequento agora também uma outra formação de manutenção industrial na qual inclui também alguma coisa embora pouco de programação. Para já ando mais numa de estra atento e absorver tudo, mais para a frente já começarei a interagir mais aqui com os colegas com duvidas minhas e uma participação mais ativa.
1UCH0 Posted October 25, 2016 at 03:18 AM Report #599880 Posted October 25, 2016 at 03:18 AM Boas pessoal, esses links de cima já estão quase todos off, tmb gostava de começar a aprender automação pois eu nao sei NADA ainda, pois tenho uma cadeira na faculdade de automação industrial que é basicamente interpretar problemas e esboçar o grafcet e o diagrama de escada, e também no laboratório vamos programar no cx programmer um PLC OMRON
bubulindo Posted November 10, 2016 at 09:04 AM Report #600285 Posted November 10, 2016 at 09:04 AM Uiiii.... isso cheira-me a FEUP. Acertei? Já te mostraram a prateleira com os manuais do OMRON e do CX-programmer? Já experimentaste fazer algo com o PLC? Normalmente, se conseguires ler uma entrada, escrever numa saída e criar um timer o resto vem facilmente. include <ai se te avio> Mãe () { }
Diniz Posted February 14, 2017 at 03:19 AM Report #602474 Posted February 14, 2017 at 03:19 AM (edited) SIEMENS LOGO! Eu penso que o mini controlador LOGO! da siemens é um ótimo caminho para os iniciantes, pois: é fácil de conseguir (download) em siemens.com/logo é fácil de instalar, tem simulador integrado e é muito intuitivo. tem opção de duas linguagens (Ladder, FBD - Function Block Diagram) para os que me procuram perguntando como iniciar sempre passo o software algumas rápidas instruções, e alguns exercícios, em pouco tempo vejo ótimos resultados... claro... dos que realmente se interessam! DC Edited February 14, 2017 at 03:21 AM by Diniz Add
bubulindo Posted February 18, 2017 at 12:50 PM Report #602605 Posted February 18, 2017 at 12:50 PM O LOGO não será propriamente algo ideal para introduzir alguém que queira mesmo seguir automação a sério porque é bastante limitado em funcionalidade. Ou seja, serve para introduzir conceitos em Ladder, por exemplo, mas depois fica muito longe do que se vê hoje em dia. De notar também que existem mil e uma maneiras de programar PLC's hoje em dia. No caso da Siemens já falamos do STL, Ladder, FBD e SCL, mas ainda temos as CFC e SFC que são usadas em quase tudo o que a Siemens desenvolve em projectos de automação. Outro produto que a Siemens vende é o chamado PCS7 que tem também a possibilidade de incluir blocos (válvulas, motores, controladores, etc...) e apenas interligar... depois compilando o programa cria logo o SCADA em WinCC "automaticamente". Logo, tendo em vista todo este panorama, o LOGO pode ser interessante mas sempre com a indicação que não é nada mais que uma experiência para programar com ladder. O LOGO não será propriamente algo ideal para introduzir alguém que queira mesmo seguir automação a sério porque é bastante limitado em funcionalidade. Ou seja, serve para introduzir conceitos em Ladder, por exemplo, mas depois fica muito longe do que se vê hoje em dia. De notar também que existem mil e uma maneiras de programar PLC's hoje em dia. No caso da Siemens já falamos do STL, Ladder, FBD e SCL, mas ainda temos as CFC e SFC que são usadas em quase tudo o que a Siemens desenvolve em projectos de automação. Outro produto que a Siemens vende é o chamado PCS7 que tem também a possibilidade de incluir blocos (válvulas, motores, controladores, etc...) e apenas interligar... depois compilando o programa cria logo o SCADA em WinCC "automaticamente". Logo, tendo em vista todo este panorama, o LOGO pode ser interessante mas sempre com a indicação que não é nada mais que uma experiência para programar com ladder. include <ai se te avio> Mãe () { }
Nuno Ferreira Posted July 8, 2018 at 09:50 PM Report #611256 Posted July 8, 2018 at 09:50 PM (edited) Olá a todos, Sou um entusiasta da electrónica, electricidade e automação. Trabalho numa empresa onde faço alguns trabalhos na área de automação, vou dar a minha opinião sobre o tema. Antes de se pensar em programar um autómato é necessário ter noções de hardware, como é que o autómato interage com os equipamentos eléctricos que estão sobre o seu controlo e os que lhes dão informação. Sem entrar em muitos pormenores digamos que o autómato tem entrada e saídas. Nas entradas o autómato recebe informação do exterior e nas saídas o autómato dá instruções para o exterior. Linguagem de programação, este é um tema que tem muito que se lhe diga. STL, uma linguagem de baixo nível, implica ter um grande conhecimento do autómato e dos comandos. É a linguagem mais optimizada de todas, os grandes fabricantes de máquinas tem tendência a utiliza-la, programas feitos nesta linguagem são difíceis de interpretar por terceiros, os programadores experientes dizem que uma vez dominada é a mais rápida e eficaz. Pessoalmente não gosto muito de utilizar, com algum tempo percebe-se, não é um bicho de 7 cabeças como muita gente diz. LADDER, a chamada linguagem de contactos eléctricos. É de fácil percepção para quem percebe de esquemas eléctricos, a transposição de sistemas comandos com equipamentos eléctricos convencionais é quase direita. Para quem é electricista diria que é esta a linguagem para começar. Diagrama de blocos, é ao estilo da electrónica digital, portas OR, NOT, funções, etc. Não costumo ver grande coisa feita nesta linguagem, pessoalmente não aprecio. C (SCL Siemens, ST Schneider) é uma linguagem de alto nível, mais ao estilo de programação informática. É um "C" adaptado à automação, código rápido de escrever, com instruções poderosas. Acredito que será a linguagem do futuro. Neste momento temos a vantagem de podermos ter um programa com o código repartido pelas várias linguagens de programação. Qual a marca de autómato a escolher? Esta é uma boa questão. Do que tenho visto, há três grande marcas que coloco por ordem decrescente no que toca ao parque instalado nas empresas : Siemens, Omron, Schneider, Mitsubish. Mas cada caso é um caso, relembro mais uma vez que fala da minha experiência. Siemens, muito presente em grande máquinas, especialmente se forem de origem Alemã. Omron, utilizou-se bastante no passado, tenho a sensação que se está a utilizar cada vez menos. Schneider, no passado tinha duas gamas de automação concorrentes, algo um bocado confuso. Recentemente comprou a Elau (marca Alemã reconhecida por sistemas de servo posicionamento de qualidade com bom preço). A Schneider fez o trabalho de casa e unificou as várias soluções, para além da automação oferece leque variado de equipamentos associados à automação (sensores, motores, contactores, etc). Em Portugal é uma marca em crescimento, a marca disponibiliza muito suporte técnico, o software de programação tem custos reduzidos em comparação com a Siemens (até dói). Em conclusão, para quem quer começar, sugiro dois cenários: Siemens, Tia Portal com a série de autómatos 1200. Schneider, Somachine com a série de autómatos M221. Este foi o meu primeiro post, espero que tenham gostado, um abraço a todos e boas programações. Cumprimentos, Nuno Ferreira Edited July 8, 2018 at 09:57 PM by Nuno Ferreira nd
Recommended Posts