Jump to content

PlayStation 3 será gerido por sistema Linux

deathseeker25

Recommended Posts

Kawanishi, director comercial da Sony Computer Entertainment (SCE) revelou durante a E3 que a nova consola da empresa vai ser equipada com sistema operativo Linux, bem como um compilador e algumas outras ferramentas.

Para além disso, a consola suporta um disco rígido USB, abrindo assim um largo horizonte através dos programadores da Homebrews. No entanto, não sabemos se a versão Linux presente é de alguma distribuição pública ou é uma desenvolvida pela Sony, mas certamente deverá ser derivada de uma distribuição já existente.

Os projectos da gigante Japonesa parecem muito ambiciosos pois fala-se em propor aplicações livres que permitem transformar a consola numa estação Media Center e um navegador de Internet (Firefox, Opera ou o do pacote de aplicações SeaMonkey), tudo num ambiente gráfico do tipo KDE ou Gnome.

Para terminar, a migração ao mundo livre permitirá uma simplificação das tarefas no que diz respeito ao desenvolvimento de jogos para a consola. A Sony não irá cobrar mais taxas para desenvolver um jogo para a sua PlayStation 3, as bibliotecas e o kit de desenvolvimento (SDK) livre.

Fonte: Infortech United

Acho muito bem que insiram um SO *nix na PS3, embora eu ache que estão cada vez mais a transformar as consolas em Computadores até no preço, por isso hoje em dia acho que mais vale um computador bem equipado e muitos jogos do que qualquer consola que está sempre a inovar.

No entanto acho que eles fazem bem em imbutir o SO na maquina, e garanto-vos já que não a vou comprar  😉.

Cumps. Overrun

Yap a PS3 vai poder correr Homebrew (Finalmente a sony abriu os olhos! Eles deviam era fazer o mesmo na PSP... nem que os homebrews fossem aprovados primeiro pela sony...)

É isso que me entusiasma mais pela PS3... Cell + Linux + Folding (😄 ) + Tudo e mais alguma coisa 😉

Isso sim deve ser fixe 😛 Mas vamos esperar para ver