saramgsilva Posted August 17, 2005 at 05:23 PM Report #3163 Posted August 17, 2005 at 05:23 PM o meu programa era: Programa resumido: Introdução Linguagem de programação C Estruturas de Dados Dinâmicas * Revisão do conceito de referência ou endereçamento (ponteiro) * Implementação dinâmica das estruturas de dados lineares: listas lineares, filas, e pilhas * Implementação dinâmica das estruturas de dados hierárquicas: árvores e grafos. Tipos Abstractos de Dados -- TAD * Definição de um TAD * Implementação de TADs numa linguagem de programação Imperativa Guardar e Recuperar Informação * Árvores de Pesquisa * Tabelas de Endereçamento Calculado (tabelas de ``hashing'') Para o estudo de C: linguagem C- luis damas, muito bom, mas em termos de ponteiros aconselho uma leitura extra, pois dominar ponteiros e meio caminho andado!!! Alguns link's onde encontrei info sobre o programa: http://www.dei.estg.iplei.pt/P2/EE/ encontras muito material interessante, principalmente em : -> Teóricas -> listas simples e listas duplas este material é mesmo muito fixe, tem as funções principais de listas ligadas e simples, gostei muito... -> vectores dinâmicos fala sobre vectores e ponteiros, dei agora uma vista de olhos e pareceu fixe... nota: este link tem apontamentos da linguagem C, não os li, não posso avaliar.... -> http://www.di.ufpb.br/liliane/aulas/index_ED.html Bem este link tem ao longo da explicação da matéria, uma animação, por exemplo animação na remoção de um nó de uma lista...(a matéria esta muito resumida...) -> http://www.ime.usp.br/~pf/algoritmos/ deste link sei que li algumas coisas...não vou avaliar, teria que ler tudo outra vez. INDICE: * Leiaute * Documentação * Recursão e algoritmos recursivos * Busca em um vetor * Remoção e inserção em vetor * Listas encadeadas * Filas * Pilhas * Busca binária * Ordenação: algoritmos elementares * Algoritmo Mergesort * Algoritmo Heapsort * Algoritmo Quicksort * Algoritmos de enumeração * Busca de palavras em um texto * Árvores binárias * Árvores binárias de busca Recursos da linguagem C * Caracteres * Inteiros * Entrada e saída * Strings * Ponteiros * Alocação dinâmica de memória * Entrada e saída: parte 2 * Registros e Structs * Números aleatórios Apêndices * Tabela ISO 8859-1 * Precedência entre operadores em C * Interfaces de bibliotecas * Ferramentas e "utilitários" -> http://wwwp.fc.unesp.br/~erich/ed.html Nesta pagina, pode encontrar em: Apostilas Apostila de Listas (PUC-Rio) Apostila de Pilhas (PUC-Rio) Apostila de Filas (PUC-Rio) Apostila de Árvores (PUC-Rio) Apostila de Árvore Binária (UFPE) Apostila de Arv. Balanceada (UFRN) Apostila de ABB (UFRN) Simuladores Estes tópicos são apostilas em pdf, gostei muito das apostilas: listas, pilhas, filas, arvores, arvores binárias. Espero que isto vos ajude, a mim ajudou muito...mas podem e devem ver outros apontamentos... -> Observação: Vou deixar uma nota sobre listas e ponteiros, que me surgiu: Quando estava a resolver os exercícios sobre listas simples reparei que estava a resolver os exercícios da seguinte forma: declaro um nó como sendo: typedef int Item; typedef struct caixa { Item valor; struct caixa *prox; }lista; e ao fazer esta declaração estou a dar o sinónimo de lista á estrutura caixa, quando declaro alguma variável deste tipo, faço lista *ponta; em vez de escrever : struct caixa *ponta; e fiquei com duvidas quando vi que declara um nó da seguinte forma: typedef int Item; typedef struct caixa { Item valor; struct caixa prox; }no, *Seta; então fazer lista *ponta; ou Seta ponta é a mesma coisa?? Resposta: Sim: na primeira declaração apenas declaras um novo tipo de estrutura a que chamas lista, pelo que, quando necessitas de usar apontadores para uma estrutura destas, tem de o fazer explicitamente usando a declaração "lista *ponta"; no segundo caso, é declarado também o tipo Seta como sendo um apontador para a estrutura, pelo que basta declarar uma variável este tipo "Seta ponta". Funcionalmente, são perfeitamente equivalentes as duas declarações. por exemplo quando crio uma lista faço lista* cria() {return NULL;} ... main() { lista* ponta; ponta=cria(); } edit: caracteres estranhos corrigidos 🙂 www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
Recommended Posts