Guest id194 Posted April 27, 2009 at 07:08 PM Report #259494 Posted April 27, 2009 at 07:08 PM Tenho a seguinte função para mostrar que é contínua, mas não faço ideia de como se faz isto. Podem-me explicar com os passinhos todos se faz favor? http://img87.imageshack.us/img87/1379/continuidade.jpg P.S: Eu sei que estou a ser chato com problemas de matemática, mas tenho bué dificuldades com isto e tenho teste na quarta-feira :/
pedrotuga Posted April 27, 2009 at 07:39 PM Report #259503 Posted April 27, 2009 at 07:39 PM Uma função definida em R^2 é contínua num ponto, se os limites à esquerda e à direita tendem para o valor da função nesse ponto. Visto não ser dito nada em relação ao ponto, penso que é para calcular a contínuidade em todos os pontos, ou seja, em todo o seu domínio. O limite da soma é igual à soma dos limites, como tal, a soma de funções contínuas num determinado intervalo, é uma função contínua. Posto isto, só tens que analisar cada uma das três funções. A primeira é uma função polinomial de grau 1 em y, pelo que por definição é contínua para todos os valores de Y, e como o seu valor não depende de X então é contínua em todo oos pontos de R^2. A segunda é uma função seno de x que temabem é contínua em R por definição. IDEM dependencia de Y. A última é uma função poninomial de grau 4 em X e Y que tambem é contínua. São todas contínuas em R2, então a função f é contínua em R2
Guest id194 Posted April 27, 2009 at 08:02 PM Report #259512 Posted April 27, 2009 at 08:02 PM Eu agradeço a tua ajuda mas isso para mim é só "lenga-lenga matemática" a qual eu não percebo nada e quanto mais me explicam dessa forma, menos eu percebo. E não creio (a não ser que seja a única forma porque eu não pesco nada disto e não sei se estou a dizer alguma coisa mal) que esse tipo de justificação seja suficiente, preciso de algum desenvolvimento analítico para justificar se é ou não contínua.
Rui Carlos Posted April 27, 2009 at 10:46 PM Report #259617 Posted April 27, 2009 at 10:46 PM Há várias propriedades que podes usar. As funções constantes ou polinomiais são contínuas. A soma, produto ou composição de funções contínuas também é contínua. Há também uma propriedade que te permite concluir sobre a continuidade de funções em R^n a partir da continuidade de funções em R. Entre muitas outras. Deves ter alguns apontamentos com as propriedades que podes assumir como válidas, não? Nesse exemplo: - ye^2 é uma função polinomial, logo é contínua. - seja h(x)=sin x e g(x)=1. Ambas são obviamente contínuas em R (também deves ter propriedades que te permitam assumir isto). Como f(x,y)=sin x=h(x).g(y), f(x,y) é também contínua. - (xy)^4 é polinomial, logo é continua. Como a função f é a soma de funções contínuas, ele própria é contínua. Cálculo já lá vai há uns anos 😛 , e já não tenho isto bem presente, por isso não se admirem se tiver dito alguma asneira. E claro, isto é apenas um rascunho da prova. Num exame convém ser um pouco mais completo. Rui Carlos Gonçalves
Guest id194 Posted April 27, 2009 at 11:03 PM Report #259623 Posted April 27, 2009 at 11:03 PM O meu problema é mesmo esse das propriedades... Eu não consigo acompanhar nada das aulas porque o prof está a fazer um exercício e a meio divaga e começa a escrever no outro lado do quadro a explicar outros pormenores e eu baralho-me todo. Isto para mim precisa de ser resolvido de forma linear e explicando-me os passos todos ou eu não chego lá :X Depois, ele não explica nem escreve nada de forma que a gente possa ficar com um caderno organizado com as propriedades definidas e a matéria explicada, é tudo a balda e eu não consigo acompanhar assim... E depois, a página da cadeira também não tem nada, nem teoria, nem exercícios resolvidos, nada.. Isto é cálculo II e em I no 1º semestre (profs diferentes) havia uma prof que ainda pegava nas fichas TODAS e resolvia os exercícios todos e isso ajudava-me bastante e eu já percebia melhor do assunto. Sem um base dessas, isto é de mais para o meu cérebro... Mas acho que já estou a perceber mais ou menos o que estão a dizer sobre este exercício... Tenho é dúvida noutros mais "complexos"... Se calhar vai para um tópico diferente... Se entretanto me puderem ajudar na dos limites que é um pouco mais importante, eu agradecia.
pedrotuga Posted April 29, 2009 at 05:57 PM Report #260013 Posted April 29, 2009 at 05:57 PM O meu problema é mesmo esse das propriedades... Eu não consigo acompanhar nada das aulas porque o prof está a fazer um exercício e a meio divaga e começa a escrever no outro lado do quadro a explicar outros pormenores e eu baralho-me todo. Isto para mim precisa de ser resolvido de forma linear e explicando-me os passos todos ou eu não chego lá :X Depois, ele não explica nem escreve nada de forma que a gente possa ficar com um caderno organizado com as propriedades definidas e a matéria explicada, é tudo a balda e eu não consigo acompanhar assim... E depois, a página da cadeira também não tem nada, nem teoria, nem exercícios resolvidos, nada.. Isto é cálculo II e em I no 1º semestre (profs diferentes) havia uma prof que ainda pegava nas fichas TODAS e resolvia os exercícios todos e isso ajudava-me bastante e eu já percebia melhor do assunto. Sem um base dessas, isto é de mais para o meu cérebro... Isso faz toda a direrença. As cadeiras com bons apontamentos fazem-se que é um relax. A única coisa que se pedia aos professores era que fossem competentes e que fizessem o trabalho deles. Infelizmente, menos de metade o fazem 😉 De qualquer das formas, o melhor é mesmo tentar perceber isto naturalmente, o paleio da praxe acaba por chegar com a pratica. Uma função contínua, usando uma definição _muito_ empírica é uma função que pode ser traçada em todo o seu domínio sem levantar a ponta da caneta. Agora imagina uma função que é a soma de duas outras funções contínuas, se pensares bem, podes sempre traça-la sem levantar a caneta. Mas acho que já estou a perceber mais ou menos o que estão a dizer sobre este exercício... Tenho é dúvida noutros mais "complexos"... Se calhar vai para um tópico diferente... Se entretanto me puderem ajudar na dos limites que é um pouco mais importante, eu agradecia. Já olhei para eles e ainda comecei a escrever mas estava a ir no caminho errado e parei :s talvez hoje a noite resolva um e depois tiro uma fotografia à folha.
Guest id194 Posted April 29, 2009 at 06:12 PM Report #260019 Posted April 29, 2009 at 06:12 PM Já não vale a pena... O teste foi hoje e correu demasiado mal... As únicas coisas que fiz foi mesmo limites e continuidade, mas eram um pouco diferentes dos exercícios que fiz enquanto estudava e não sei se estarão certos. De resto, saíu tudo menos o que eu sabia :/
Recommended Posts