Guest id194 Posted April 27, 2009 at 06:52 PM Report #259491 Posted April 27, 2009 at 06:52 PM Tenho aqui dois exercícios resolvidos para calcular limites, caso estes existam. Mas não estou a perceber nada, será que me conseguem explicar passo a passo como se faz isto em ambos? http://img98.imageshack.us/img98/8938/limites.jpg
Guest id194 Posted April 27, 2009 at 11:11 PM Report #259624 Posted April 27, 2009 at 11:11 PM Quanto ao primeiro, não sei se fiz bem ou não mas ensinaram-me assim: 1) Calcular os limites iterados, pelo que ambos deram 1, logo como são iguais, o limite proposto pode existir. 2) Calcular os limites trajectoriais onde a trajectória é y=x, pelo que dá 0 3) Como os limites iterados (1) é diferente do limite trajectórial (0), logo o limite proposto não existe. Está correcto? (o segundo não sei mesmo fazer) Se o que descrevi acima está certo, tenho aqui outro tipo de exercícios onde tenho de usar também estes limites (iterados/trajectoriais) e ambos dão iguais, pelo que a função tem limite. Mas como cálculo ou tenho a certeza desse limite? Segundo sei, nenhum destes limites (iterados/trajectoriais) me serve para calcular o limite, apenas serve para calcular se o limite existe ou não. Correcto? Se sim, como é que calculo o limite final se o limite iterado for igual ao limite trajectorial?
Rui Carlos Posted April 28, 2009 at 09:58 AM Report #259662 Posted April 28, 2009 at 09:58 AM O primeiro raciocínio está correcto. Se tens diferentes valores para o limite, é porque ele não existe. Calcular limites iterados/trajectoriais apenas te permite concluir que um limite não existe (nem sequer podemos provar que ele existe). Quando queria provar que um limite existia, penso que costumava usar a definição, mas já não me recordo bem. A ideia não era calcular o limite, mas provar que o limite era o valor que obtivemos através do cálculo dos limites trajectoriais. Rui Carlos Gonçalves
Guest id194 Posted April 28, 2009 at 12:19 PM Report #259682 Posted April 28, 2009 at 12:19 PM Obrigado, só falta saber como de facto calcular/provar o limite...
Recommended Posts