gastao Posted April 27, 2009 at 04:31 PM Report #259456 Posted April 27, 2009 at 04:31 PM Boa tarde, Tou a fazer um programita que me permite trabalhar com duas bases de dados ao mesmo tempo a questao é q nao me lembro como e q faço para seleccionar as bases de dados que eu queira.
passado Posted April 27, 2009 at 04:35 PM Report #259457 Posted April 27, 2009 at 04:35 PM Mas ja carregaste as bases de dados para o projecto?
gastao Posted April 27, 2009 at 04:41 PM Author Report #259460 Posted April 27, 2009 at 04:41 PM não, eu ja vou explicar o que quero fazer msm eu carreguei sem querer pq queria dizer o que eu já fiz, pois eu quero abrir uma base de dados que eu seleccione numa localização qualquer... ou seja eu e q vou escolher a base de dados a usar em run time
gastao Posted April 27, 2009 at 06:30 PM Author Report #259487 Posted April 27, 2009 at 06:30 PM eu passo a explicar, imagina eu vou buscar a localizaçao a partir de um modulo que tenho o seguinte codigo: Public **** As New System.Data.OleDb.OleDbConnection("Provider = Microsoft.jet.OleDB.4.0;Data Source = " & Application.StartupPath & "\bda.mdb") Public conB As New System.Data.OleDb.OleDbConnection("Provider = Microsoft.jet.OleDB.4.0;Data Source = " & Application.StartupPath & "\bdb.mdb") Public idno, mno As Integer Public str As String só que em x de ir buscar ao local onde ker que esteja a base de daados a partir de uma textbox percebes???
Soulsick Posted April 27, 2009 at 11:27 PM Report #259629 Posted April 27, 2009 at 11:27 PM queres ir buscar a tua base de dados a qualquer lado do disco, em vez de a escolheres por código? é isso? não percebi bem isto só que em x de ir buscar ao local onde ker que esteja a base de daados a partir de uma textbox percebes???
gastao Posted April 27, 2009 at 11:55 PM Author Report #259631 Posted April 27, 2009 at 11:55 PM queres ir buscar a tua base de dados a qualquer lado do disco, em vez de a escolheres por código? é isso? não percebi bem isto sim, é isso mesmo, o que eu tou a fazer e do genero, com um openfiledialog vou buscar a base de dados e dps fico com o nome e localização do .mdb e dps conecta lo, so nao tou a ver como vou fazer isso... OpenFileDialog1.ShowDialog() TextBox1.Text = OpenFileDialog1.FileName
Soulsick Posted April 28, 2009 at 12:17 AM Report #259633 Posted April 28, 2009 at 12:17 AM fazes algo do género Public **** As New System.Data.OleDb.OleDbConnection("Provider = Microsoft.jet.OleDB.4.0;Data Source = " & OpenFileDialog1.FileName) ou em vez de OpenFileDialog1.FileName usas TextBox1.Text, dependendo do que for melhor para ti Acho que não estou a perceber bem a tua dúvida 😛
Tiago Salgado Posted April 28, 2009 at 12:36 PM Report #259687 Posted April 28, 2009 at 12:36 PM Gastao, podes fazer da maneira que estás a tentar, recorrendo ao OpenFileDialog. Após obteres o caminho da BD, só o tens que usar na ConnectionString. Certamente terás que carregar num botão para te ligar à BD após a seleccionares certo? Se assim for, no evento do click do botão, fazes algo do tipo: Public conB As System.Data.OleDb.OleDbConnection = New System.Data.OleDb.OleDbConnection("Provider = Microsoft.jet.OleDB.4.0;Data Source = " & txtCaminhoBD.Text & "\bdb.mdb") Não será isto que procuras?
gastao Posted April 28, 2009 at 01:11 PM Author Report #259692 Posted April 28, 2009 at 01:11 PM Gastao, podes fazer da maneira que estás a tentar, recorrendo ao OpenFileDialog. Após obteres o caminho da BD, só o tens que usar na ConnectionString. Certamente terás que carregar num botão para te ligar à BD após a seleccionares certo? Se assim for, no evento do click do botão, fazes algo do tipo: Public conB As System.Data.OleDb.OleDbConnection = New System.Data.OleDb.OleDbConnection("Provider = Microsoft.jet.OleDB.4.0;Data Source = " & txtCaminhoBD.Text & "\bdb.mdb") Não será isto que procuras? A ideia que tu disses te foi o que eu fiz, ou seja tenho um botão que me vai buscar a base de dados localizada onde eu desejo, mas ao meter esse codigo isso da me erro, pois deverá ser algo do genero de Public Class Form1 Public conB As System.Data.OleDb.OleDbConnection = New System.Data.OleDb.OleDbConnection("Provider = Microsoft.jet.OleDB.4.0;Data Source = " & OpenFileDialog1.FileName) Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click OpenFileDialog1.ShowDialog() TextBox1.Text = OpenFileDialog1.FileName End Sub tou a fazer algo de mal??? End Class
Tiago Salgado Posted April 29, 2009 at 12:46 PM Report #259931 Posted April 29, 2009 at 12:46 PM Depois de escolheres o ficheiro tens que voltar a fazer o Set da variavel conB. Poe antes assim: Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click OpenFileDialog1.ShowDialog() TextBox1.Text = OpenFileDialog1.FileName conB As System.Data.OleDb.OleDbConnection = New System.Data.OleDb.OleDbConnection("Provider = Microsoft.jet.OleDB.4.0;Data Source = " & OpenFileDialog1.FileName) End Sub
gastao Posted April 29, 2009 at 01:17 PM Author Report #259941 Posted April 29, 2009 at 01:17 PM Depois de escolheres o ficheiro tens que voltar a fazer o Set da variavel conB. Poe antes assim: Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click Resolvido Eu ainda ando uma beca a nora com isto, ha 4 anos que n mexo com isto mas pronto aqui fica o codigo que fiz e se der jeito para depois alguem usar, atenção que tem uma datagridview so para consulta a ver se estava a conectar a base de dados correctamente tal como eu queria code Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click Try OpenFileDialog1.ShowDialog() TextBox1.Text = OpenFileDialog1.FileName If TextBox1.Text = "" Then MsgBox("Tem de seleccionar uma base de dados de Origem", MsgBoxStyle.Information) Else Dim conB As System.Data.OleDb.OleDbConnection = New System.Data.OleDb.OleDbConnection("Provider = Microsoft.jet.OleDB.4.0;Data Source = " & OpenFileDialog1.FileName) Dim ds As New DataSet Dim dt As New DataTable Dim adap As New OleDbDataAdapter("select * from Tema", conB) adap.Fill(ds, "Tema") dt = ds.Tables(0) DataGridView1.DataSource = ds.Tables("Tema") 'preenche o DaraGrid End If Catch ex As Exception MsgBox(ex.Message, MsgBoxStyle.Information) End Try End Sub
gastao Posted April 29, 2009 at 01:18 PM Author Report #259942 Posted April 29, 2009 at 01:18 PM resolvido
Recommended Posts