Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde,

Tou a fazer um programita que me permite trabalhar com duas bases de dados ao mesmo tempo a questao é q nao me lembro como e q faço para seleccionar as bases de dados que eu queira.

Posted

não, eu ja vou explicar o que quero fazer msm eu carreguei sem querer pq queria dizer o que eu já fiz, pois eu quero abrir uma base de dados que eu seleccione numa localização qualquer... ou seja eu e q vou escolher a base de dados a usar em run time

Posted

eu passo a explicar, imagina eu vou buscar a localizaçao a partir de um modulo que tenho o seguinte codigo:

Public **** As New System.Data.OleDb.OleDbConnection("Provider = Microsoft.jet.OleDB.4.0;Data Source =  " & Application.StartupPath & "\bda.mdb")

Public conB As New System.Data.OleDb.OleDbConnection("Provider = Microsoft.jet.OleDB.4.0;Data Source =  " & Application.StartupPath & "\bdb.mdb")

Public idno, mno As Integer

Public str As String

só que em x de ir buscar ao local onde ker que esteja a base de daados a partir de uma textbox percebes???

Posted

queres ir buscar a tua base de dados a qualquer lado do disco, em vez de a escolheres por código? é isso?

não percebi bem isto

só que em x de ir buscar ao local onde ker que esteja a base de daados a partir de uma textbox percebes???
Posted

queres ir buscar a tua base de dados a qualquer lado do disco, em vez de a escolheres por código? é isso?

não percebi bem isto

sim, é isso mesmo, o que eu tou a fazer e do genero, com um openfiledialog vou buscar a base de dados e dps fico com o nome e localização do .mdb e dps conecta lo, so nao tou a ver como vou fazer isso...

OpenFileDialog1.ShowDialog()

TextBox1.Text = OpenFileDialog1.FileName

Posted

fazes algo do género

Public **** As New System.Data.OleDb.OleDbConnection("Provider = Microsoft.jet.OleDB.4.0;Data Source = " & OpenFileDialog1.FileName)

ou em vez de OpenFileDialog1.FileName usas TextBox1.Text, dependendo do que for melhor para ti

Acho que não estou a perceber bem a tua dúvida  😛

Posted

Gastao, podes fazer da maneira que estás a tentar, recorrendo ao OpenFileDialog.

Após obteres o caminho da BD, só o tens que usar na ConnectionString.

Certamente terás que carregar num botão para te ligar à BD após a seleccionares certo? Se assim for, no evento do click do botão, fazes algo do tipo:

Public conB As System.Data.OleDb.OleDbConnection = New System.Data.OleDb.OleDbConnection("Provider = Microsoft.jet.OleDB.4.0;Data Source =  " & txtCaminhoBD.Text & "\bdb.mdb")

Não será isto que procuras?

Posted

Gastao, podes fazer da maneira que estás a tentar, recorrendo ao OpenFileDialog.

Após obteres o caminho da BD, só o tens que usar na ConnectionString.

Certamente terás que carregar num botão para te ligar à BD após a seleccionares certo? Se assim for, no evento do click do botão, fazes algo do tipo:

Public conB As System.Data.OleDb.OleDbConnection = New System.Data.OleDb.OleDbConnection("Provider = Microsoft.jet.OleDB.4.0;Data Source =  " & txtCaminhoBD.Text & "\bdb.mdb")

Não será isto que procuras?

A ideia que tu disses te foi o que eu fiz, ou seja tenho um botão que me vai buscar a base de dados localizada onde eu desejo, mas ao meter esse codigo isso da me erro, pois deverá ser algo do genero de

Public Class Form1
    Public conB As System.Data.OleDb.OleDbConnection = New System.Data.OleDb.OleDbConnection("Provider = Microsoft.jet.OleDB.4.0;Data Source = " & OpenFileDialog1.FileName)
    Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
    End Sub

tou a fazer algo de mal??? 

End Class

Posted

Depois de escolheres o ficheiro tens que voltar a fazer o Set da variavel conB.

Poe antes assim:

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
        conB As System.Data.OleDb.OleDbConnection = New System.Data.OleDb.OleDbConnection("Provider = Microsoft.jet.OleDB.4.0;Data Source = " & OpenFileDialog1.FileName)
    End Sub
Posted

Depois de escolheres o ficheiro tens que voltar a fazer o Set da variavel conB.

Poe antes assim:

Resolvido

Eu ainda ando uma beca a nora com isto, ha 4 anos que n mexo com isto mas pronto aqui fica o codigo que fiz e se der jeito para depois alguem usar, atenção que tem uma datagridview so para consulta a ver se estava a conectar a base de dados correctamente tal como eu queria 

code
        Try
            If TextBox1.Text = "" Then
                MsgBox("Tem de seleccionar uma base de dados de Origem", MsgBoxStyle.Information)
            Else
                Dim conB As System.Data.OleDb.OleDbConnection = New System.Data.OleDb.OleDbConnection("Provider = Microsoft.jet.OleDB.4.0;Data Source = " & OpenFileDialog1.FileName)
                Dim ds As New DataSet
                Dim dt As New DataTable
                Dim adap As New OleDbDataAdapter("select * from Tema", conB)
                adap.Fill(ds, "Tema")
                dt = ds.Tables(0)
                DataGridView1.DataSource = ds.Tables("Tema") 'preenche o DaraGrid
            End If
        Catch ex As Exception
            MsgBox(ex.Message, MsgBoxStyle.Information)
        End Try
    End Sub