Jump to content

Recommended Posts

Posted

bom dia,

estou a  tentar fazer um webservice de autenticação.

a base de dados vai ser feita em SQL server tenho de ter uma pagina web para a insercao de dados, a minha duvida e no conceito de web service, tenho de fazer um programa em c# ou VB para fazer a validacao ?

Posted

a linguagem não entra no conceito de webservice, um webservice é acedido através de uma interface bem definida, o que é partilhado para os clientes é a interface e não a implementação

ou seja o web service e criado automaticamente, o que tenho de fazer e o form neste caso de login certo ?

e a pagina web para fazer a ligacao .

Posted

não, tens que criar um webservice que disponibiliza mecanismos de autenticação

depois tens que criar uma página que usa esses serviços

secalhar percebi mal, a tua dúvida é mesmo fazer o webservice ou onde fazer validação?

é que validação normalmente está associada a validação de campos, por exemplo, se um email está bem escrito, estavas a falar de validação no sentido de autenticação?

Posted

não, tens que criar um webservice que disponibiliza mecanismos de autenticação

depois tens que criar uma página que usa esses serviços

secalhar percebi mal, a tua dúvida é mesmo fazer o webservice ou onde fazer validação?

é que validação normalmente está associada a validação de campos, por exemplo, se um email está bem escrito, estavas a falar de validação no sentido de autenticação?

a minha duvida e mesmo na criacao do web service .

o conceito que tenho e :

uma pagina web ligada ao webservice que por sua vez vais estar ligado ao programa, nao sera isto ? :x

estou um bocado perdido na designacao : S

isto e uma validação, ou seja um login .

Posted

apesar de ser validação de credenciais (user e pass) o nome mais correcto será mesmo autenticação,

pode-se dizer que o webservice é uma aplicação, disponibilizada na forma de serviço

terás uma página web que usa um webservice para autenticação, o próprio webservice será a tua aplicação de autenticação (se não for requisito ser de outra forma)

tenta fazer assim

1- crias um projecto para o webservice (se fores ao google procurar por "webservices .net" tens montes de exemplos)

2- crias outro projecto para a pagina web e adicionas o webservice como webReference e já podes usar esse webservice

Posted

apesar de ser validação de credenciais (user e pass) o nome mais correcto será mesmo autenticação,

pode-se dizer que o webservice é uma aplicação, disponibilizada na forma de serviço

terás uma página web que usa um webservice para autenticação, o próprio webservice será a tua aplicação de autenticação (se não for requisito ser de outra forma)

tenta fazer assim

1- crias um projecto para o webservice (se fores ao google procurar por "webservices .net" tens montes de exemplos)

2- crias outro projecto para a pagina web e adicionas o webservice como webReference e já podes usar esse webservice

ou seja, o web service vai funcionar por tras da webpage ? Posso faze-la em PHP ?

Neste caso nao vai ser necessario nenhum projecto em C# ou VB com a class identity ou vai ? :x

Posted

ou seja, o web service vai funcionar por tras da webpage ? Posso faze-la em PHP ?

Neste caso nao vai ser necessario nenhum projecto em C# ou VB com a class identity ou vai ? :x

Sim, a página acede ao webservice, são coisas completamente independente e podem ser programadas em qualquer linguagem (supostamente claro, podem existir alguns problemas de interoperabilidade)

O identity será para páginas asp.net, para páginas php não sei qual o equivalente

Posted

Sim, a página acede ao webservice, são coisas completamente independente e podem ser programadas em qualquer linguagem (supostamente claro, podem existir alguns problemas de interoperabilidade)

O identity será para páginas asp.net, para páginas php não sei qual o equivalente

O meu problema e mesmo fazer o web service, ainda nao percebi quais os passos :X

ja procurei e tudo o que encontro em comum e isto:

WebMethod(Description:="Somar valores")> _ 
Public Function Somar(ByVal intValor1 As Int32, ByVal IntValor2 As Int32) As Int32
Return intValor1 + IntValor2
End Function

para fazer apagina e em asp.net web application certo ? .x

Posted

O próprio termo webservice é que é pobre por si só na medida em que não quer dizer cebolas.

Na verdade, o que interessa é quem crias um interface para a tua aplicação que pode ser usado por outras aplicações que tenham suporte para o protocolo de chamadas remotas que utilizares.

SOAP, CORBA, XML-RPC são formatos que podes usar, até podes inventar tu o teu.

O que se costuma fazer é usar uma biblioteca de um destes formatos que faz ela própria um mapeamento de funções definidas por ti em funções vísiveis a um cliente destes protocolos.

Mas não precisas de escrever aplicações por cima disto, se a aplicação é para ser toda desenvolvida por ti e não terá acesso por parte de outras aplicações cliente, então não precisas deste tipo de interface para nada.

Qual é então a grande vatagem das interfaces RPC (remote procedure call)?

A vantagem é que podes desenvolver apenas as engrenagens de uma aplicação, expôr os métodos que te apetecer usando um protocolo de RPC, e depois permites a outras pessoas que desenvolvam aplicações cliente em qualquer linguagem, bastando para isso terem suporte para o protocolo RPC usado por ti.

Se a situação não for semelhante a esta, esquece isso dos webservices que é um chavão.

Respondendo à tua pergunta:

Escreve a tua aplicação sem a preocupação de criares um webservice, quando tiveres todos os procedimentos implementados, pega numa biblioteca de RPC e define que funções é que queres expôr, é coisa para uma linha de código por função.

Posted

O próprio termo webservice é que é pobre por si só na medida em que não quer dizer cebolas.

Na verdade, o que interessa é quem crias um interface para a tua aplicação que pode ser usado por outras aplicações que tenham suporte para o protocolo de chamadas remotas que utilizares.

SOAP, CORBA, XML-RPC são formatos que podes usar, até podes inventar tu o teu.

O que se costuma fazer é usar uma biblioteca de um destes formatos que faz ela própria um mapeamento de funções definidas por ti em funções vísiveis a um cliente destes protocolos.

Mas não precisas de escrever aplicações por cima disto, se a aplicação é para ser toda desenvolvida por ti e não terá acesso por parte de outras aplicações cliente, então não precisas deste tipo de interface para nada.

Qual é então a grande vatagem das interfaces RPC (remote procedure call)?

A vantagem é que podes desenvolver apenas as engrenagens de uma aplicação, expôr os métodos que te apetecer usando um protocolo de RPC, e depois permites a outras pessoas que desenvolvam aplicações cliente em qualquer linguagem, bastando para isso terem suporte para o protocolo RPC usado por ti.

Se a situação não for semelhante a esta, esquece isso dos webservices que é um chavão.

Respondendo à tua pergunta:

Escreve a tua aplicação sem a preocupação de criares um webservice, quando tiveres todos os procedimentos implementados, pega numa biblioteca de RPC e define que funções é que queres expôr, é coisa para uma linha de código por função.

Eu quero fazer um sistema de autenticacao, ou seja os utilizadores vao a uma web page e fazem o login de acesso a uma base de dados, e tenho tambem de ter uma plataforma para adiconar os utilizadores .

para isto sera preciso o webservice, a pagina web onde os utilizadores vao fazer o login a base de dados e a aplicacao para adicionar os utilizadores certo ?

a minha dificuldade esta na criacao do web service, que projecto crio: ASP.net web application ou ASP.net web service, o web application ja da para fazer a pagina web ?

como os posso ligar depois ? 

estou mesmo perdido no meio disto tudo :s

Posted

Exacto como o pedrotuga disse e muito bem os webservices são usados como peças de outras aplicações e não dentro de uma aplicação, embora tambem o possa ser feito mas acho que não é muito pratico e util fazer um webservice para trabalhar só dentro de uma aplicação.

No fundo pensa no webservice com uma função que pode ser acedida remotamente, por exemplo imaginemos que crias uma função/método que soma 2 números ao fazer um webservices dessa função vais permitir que outros programas possa usa-la, por exemplo imaginemos que a tua função de soma tem 1000 linhas de código e faz coisas muito boas lol e eu também quero usar essa função num programa meu mas não quero refazer as 1000 linhas de codigo então como tens o webservice dessa função eu consigo criar um cliente que comunica com o ter serviço, enviando os argumentos neste caso 2 numeros e recebe a resposta ou seja a soma dos 2 numeros. Desta forma o meu programa utiliza a tua função mas não a tem implementada está a usar o teu sistema.

Espero não ter confundido ainda mais lol mas no fundo é isso, webservice são serviços dados a outras aplicações fora do webservice, quando uma caixa multibando, metes o cartão, o pin e quanto queres e ela retorna o dinheiro. não precisas de ter um MB nem de saber como ele funciona por dentro para obteres o €. 👍

I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!

Posted

Exacto como o pedrotuga disse e muito bem os webservices são usados como peças de outras aplicações e não dentro de uma aplicação, embora tambem o possa ser feito mas acho que não é muito pratico e util fazer um webservice para trabalhar só dentro de uma aplicação.

No fundo pensa no webservice com uma função que pode ser acedida remotamente, por exemplo imaginemos que crias uma função/método que soma 2 números ao fazer um webservices dessa função vais permitir que outros programas possa usa-la, por exemplo imaginemos que a tua função de soma tem 1000 linhas de código e faz coisas muito boas lol e eu também quero usar essa função num programa meu mas não quero refazer as 1000 linhas de codigo então como tens o webservice dessa função eu consigo criar um cliente que comunica com o ter serviço, enviando os argumentos neste caso 2 numeros e recebe a resposta ou seja a soma dos 2 numeros. Desta forma o meu programa utiliza a tua função mas não a tem implementada está a usar o teu sistema.

Espero não ter confundido ainda mais lol mas no fundo é isso, webservice são serviços dados a outras aplicações fora do webservice, quando uma caixa multibando, metes o cartão, o pin e quanto queres e ela retorna o dinheiro. não precisas de ter um MB nem de saber como ele funciona por dentro para obteres o €. 👍

neste caso eu preciso da class identity, que e o que vai fazer a validacao da autenticacao.

mas no meio disto eu preciso de uma interface para os utilizadores inserirem os dados de acesso, e depois de confirmados os dados fazer a ligacao a base de dados .

Posted

Podes fazer isso sem interface para chamadas remotas.

Um sistema de autenticação pode ser feito em qualquer tecnologia de aplicações web (PHP, asp, asp.net, etc.) sem qualquer webservice. As proprias linguagens permitem-se fazer isso elas próprias.

Posted

Podes fazer isso sem interface para chamadas remotas.

Um sistema de autenticação pode ser feito em qualquer tecnologia de aplicações web (PHP, asp, asp.net, etc.) sem qualquer webservice. As proprias linguagens permitem-se fazer isso elas próprias.

pois, mas tem de ter um webservice, e para um trabalho.

ja fiz o seguinte:

criei um weservice no visual studio, e dentro desse web service criei um webform que sera a pagina web onde irao digitar o user e a pass.

pedrotuga, estas a tentar dizer que eu posso fazer isso em html e depois verificar a autenticacao em php ?

se sim depois como ligo o php ao web service ?

o meu mal e que ainda nao percebi muito bem a nocao de webservice, dai eu andar perdido .x

Posted

Sim, podes fazer um form em HTML e verificar a autenticação em PHP, era disso que eu estava a falar. Nesse caso os webservices não entram em lado nenhum.

criei um weservice no visual studio, e dentro desse web service criei um webform que sera a pagina web onde irao digitar o user e a pass.

Pois... as tecnologias microsoft com as suas nomenclaturas pomposas mas pouco rigorosas acabam por criar confusão.

Esse form que criaste não é 'dentro' de um webservice. O webservice é um serviço que está a correr no servidor, pronto a processar pedidos e entregar as respectivas respostas (por cima de um serviço HTTP, mas isso não interessa aqui para o caso). O teu formulário pode precisamente ser um cliente que use esse serviço. Penso que foi isso que fizeste.

Se quisesses usar PHP e um webservice SOAP, terias que arranjar um biblioteca de SOAP em PHP e enviar os pedidos para o servidor onde tens o webservice, que no teu caso seria a mesma máquina.

Esta é um prática pouco comum. Uma vez que tens que usar as tecnologias microsoft, o melhor é usa-las mesmo para tudo, se não vais deparar-te com limitações por tudo quanto é canto e falta de documentação.

Posted

Eu acho que ele no fundo não quer fazer um webservice! Quer apenas fazer um sistema de registo/login e está a confundir com webservice.

I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!

Posted

Eu acho que ele no fundo não quer fazer um webservice! Quer apenas fazer um sistema de registo/login e está a confundir com webservice.

eu quero fazer uma pagina web onde um utilizador faca o login, o login vai ser verificado e depois tem acesso a base de dados. o meu problema e esse, depois de fazer o login o que vai acontecer ? :x

o problema e que isto de ter varias linguagens etc estame a trocar todo :x