gadNY Posted April 26, 2009 at 12:05 PM Report #259139 Posted April 26, 2009 at 12:05 PM Boa tarde, estou a desenvolver um projecto em C# que esta ligado a uma base de dados em sql server, ja estao os dois ligados com este codigo: #region sqlconnection string Server = "USER\\SQLEXPRESS"; string Username = "user"; string Password = "pass"; string Database = "database"; string ConnectionString = "Data Source=" + Server + ";"; ConnectionString += "User ID=" + Username + ";"; ConnectionString += "Password=" + Password + ";"; ConnectionString += "Initial Catalog=" + Database; #endregion #region Try to establish a connection to the database SqlConnection sqlconn = new SqlConnection(); try { sqlconn.ConnectionString = ConnectionString; sqlconn.Open(); // You can get the server version // SQLConnection.ServerVersion } catch (Exception Ex) { // Try to close the connection if (sqlconn != null) sqlconn.Dispose(); // Create a (useful) error message string ErrorMessage = "A error occurred while trying to connect to the server."; ErrorMessage += Environment.NewLine; ErrorMessage += Environment.NewLine; ErrorMessage += Ex.Message; // Show error message (this = the parent Form object) MessageBox.Show(this, ErrorMessage, "Connection error", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error); // Stop here return; } #endregion #region Execute a SQL query string SQLStatement = "SELECT * FROM users"; // Create a SqlDataAdapter to get the results as DataTable SqlDataAdapter sqladapt = new SqlDataAdapter(SQLStatement, sqlconn); // Create a new DataTable DataTable dtResult = new DataTable(); // Fill the DataTable with the result of the SQL statement sqladapt.Fill(dtResult); // Loop through all entries foreach (DataRow drRow in dtResult.Rows) { // Show a message box with the content of // the "Name" column MessageBox.Show(drRow["nome"].ToString()); } // We don't need the data adapter any more sqladapt.Dispose(); #endregion #region Close the database link sqlconn.Close(); sqlconn.Dispose(); #endregion o meu problema e quando eu quiser guardar eliminar e editar dados atraves do c#, ja tenho os comandos de sql como os insert's os deletes e os select's, a minha duvida e mesmo aqui, eu preciso do codigo de C# para abrir uma connecao ate a base de dados para depois fazer estes comandos. Alguem me pode ajudar ? :x
Baderous Posted April 26, 2009 at 12:46 PM Report #259152 Posted April 26, 2009 at 12:46 PM Ahhh...esse código já faz o que tu queres...
gadNY Posted April 26, 2009 at 07:28 PM Author Report #259199 Posted April 26, 2009 at 07:28 PM este codigo apenas liga o programa a base de dados, eu queria o codigo que abri-se a conneccao para poder utilizar os comandos insert e delete
Baderous Posted April 26, 2009 at 07:38 PM Report #259201 Posted April 26, 2009 at 07:38 PM Esse código liga à BD e faz um SELECT. Vê a última parte, está lá. Para o INSERT e DELETE é quase idêntico, excepto que não precisas de criar estruturas para armazenar os dados que retiras da BD, porque agora queres inserir ou apagar.
bruno1234 Posted April 26, 2009 at 07:39 PM Report #259203 Posted April 26, 2009 at 07:39 PM O ideal até seria criares no lado da base de dados umas stored procedures q fizessem o insert e deletes com os parametros q lhes passares. Depois do lado do C# executavas essas SPs. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos
gadNY Posted April 26, 2009 at 09:07 PM Author Report #259233 Posted April 26, 2009 at 09:07 PM Esse código liga à BD e faz um SELECT. Vê a última parte, está lá. Para o INSERT e DELETE é quase idêntico, excepto que não precisas de criar estruturas para armazenar os dados que retiras da BD, porque agora queres inserir ou apagar. pois, mas a sintaxe vai mudar pois o codigo vai ser inserido num botao, que depois vai buscar os valores inseridos nos objectos, e ai´tenho que definir quais os objectos nao ? "string SQLStatement = "comando SQL";" o codigo de c# e' apenas este ? estou um bocado perdido neste assunto : s e ao fazer um select vai apresentar logo os resultados no objecto(listbox neste caso) ou tenho de inserir mais alguma coisa ?
Baderous Posted April 26, 2009 at 09:38 PM Report #259236 Posted April 26, 2009 at 09:38 PM Provavelmente, o que tu queres é associar uma inserção de dados na BD com o clique do botão. Assim, tens de criar o método que trata o evento onClick ou algo do género do botão, em que colocas lá a parte do código relativa à ligação à BD, e depois basta criares o SQLStatement, em que vais buscar os parâmetros aos campos que queres (Textbox.text por exemplo), e depois executas esse statement. Se tudo o que eu disse te pareceu chinês, tens de estudar a matéria. O melhor mesmo é usar o Google, lá não faltam exemplos desses explicados.
hferreira Posted April 27, 2009 at 04:56 PM Report #259466 Posted April 27, 2009 at 04:56 PM Podes também experimentar utilizar um ORM (Object Relational Mapping) independente da base de dados e assim concentrares-te mais na lógica do negócio e menos em questões técnicas relacionadas com dados, como por exemplo este (publicidade à parte): http://entityorm.uuuq.com http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=
Recommended Posts