Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bom dia!

Estou com o seguinte problema com listas: preciso de uma estrutura de dados que consiste numa lista de uma certa estrutura X, em que um dos elementos dessa estrutura X é ele mesmo, uma outra lista. O meu problema é que na definição deste tipo, não sei como hei-de fazer, isto porque:

typedef struct {
(...)
list *intf;
} X;

struct _item {
    X *temp;
    struct _item *next;
};

typedef struct _item item;

struct _list {
    item *first;
    int nitem;
};

typedef struct _list list;

O meu principal problema, é que qualquer que seja a ordem a qual eu faça as definições, o compilador há-de sempre acusar erro, porque todas essas 3 estruturas têm elementos umas das outras, mas é assim que me dá jeito que a estrutura "completa" fique.

Alguém tem alguma solução?

Obrigado

Posted

Podes colocar o erro exacto aqui? É que assim à primeira vista, as "dependências" parece-me estar por ordem e correctas...

O que o pedrosorio provavelmente quis dizer foi que se fizeres um include do próprio ficheiro onde essas estruturas estão, o problema fica resolvido. Pessoal não faria assim, colocava uns typedefs no topo desse ficheiro antes de qualquer definição da estrutura.

Posted

em C o compilador corre "de cima p baixo", não podes fazer referencias circulares.

Acho que o problema é mesmo esse, estar a fazer referências circulares, já que dessas 3 estruturas, não há nenhuma ordem a qual não haja problema, porque todas dependem de todas. Tive de mudar a "estrutura global", ou seja, criar um tipo de lista diferente, para não haver dependências circulares, e depois usar esses dois tipos de listas em paralelo.

Obrigado pela vossa ajuda 👍

Posted

Desculpem lá a pergunta que é bastante simples:

Regra geral, quando pretendemos utilizar o que quer que seja, temos de definir primeiro, certo?

O que acontece se definir duas estruturas como sendo

struct a {

int valor ;

struct b * ptr ;

}

struct b {

int valor1, valor2;

struct a * ptr ;

}

Se eu fizer isso vai dar um erro de compilação, certo? Porque struct b é utilizada sem estar definida. Parece-me que é disto que estão a falar quando dizem que isto se resolve com os typedefs em cima. Mas, sendo mais concreto, que typedefs seriam necessários neste exemplo?

Tomás

Posted

É para esses problemas que se torna necessário fazer typedefs, neste caso,

typedef struct a aaa;

typedef struct b bbb;

struct a {

int valor ;

bbb * ptr ;

}

struct b {

int valor1, valor2;

aaa * ptr ;