Jump to content

Votem nos vossos projectos preferidos!  

44 members have voted

1. 1. Votem nos vossos projectos preferidos!

• EntityORM
      0
    • Fire Link 2008
      0
    • Lapiscor
      0
    • Movie DataBase
      0
    • NaMP - Not a Media Player
      0

Recommended Posts

Posted

Concurso de Projectos de Programação P@P

2ª Edição - Software Proprietário

Boas!

Tenho o prazer de apresentar os 5 finalistas desta 2ª edição do nosso concurso de projectos de programação.

(Clica no nome do projecto para ver o tópico de apresentação cá no fórum.)

EntityORM

Nome do responsável: Hugo Malha Ferreira (hferreira)

Descrição: EntityORM é um ORM (Object Relational Mapping) totalmente tipificado para a framework .NET 2.0 ou superior (compativel com a framework MONO 2.0).

A principal característica do EntityORM é a facilidade de utilização. A maioria dos ORMs continuam a exigir um monte de tipo de conversões e canalizações enquanto que o EntityORM foi desenvolvido para aliviar o programador destes tediosos pormenores e tarefas que podem incorrer em erros, o que torna muito intuito de usar.

Linguagem utilizada: C# 2.0

Sistema Operativo Alvo: Sistemas operativos suportados pela framework .NET 2.0 e MONO 2.0

Dependências e/ou instruções adicionais: Core e drivers: .NET 2.0 ou MONO 2.0; Driver MySql: MySql.Data.dll; Driver PostgreSQL: Npgsql.dll e Mono.Security.dll

Download: Binário

Fire Link 2008

Nome do responsável: programadorvb6

Descrição: Trata-se de um programa de envio automático do User e Password para páginas Web.

O sistema é bastante simples de usar, com um bom ambiente Gráfico, vai ser desenhado para que corra de uma forma praticamente independente, com o mínimo de Bibliotecas, dispõe de um sistema de rotação de chaves polimórficas para uma boa "transmissão" de segurança ao utilizador.

O utilizador também terá a opção de levar o programa em modo portátil "Uso exclusivo em PenDrives" (para isso basta configura-lo)

Linguagem utilizada: Visual Basic 6

Sistema Operativo Alvo: Windows

Dependências e/ou instruções adicionais: O programa dispõe de vídeos exemplificativos de como o utilizador pode manusear correctamente o programa (caso o seu PC não tiver os codec necessários para a emissão dos respectivos vídeos/áudios, terá que fazer a actualização dos mesmos)

Lapiscor

Versão: 1.2

Nome do responsável: Bruno Tavares (btavares)

Descrição: Lapiscor 1.2 é um software que proporciona explorar de forma lúdica, conteúdos de educação visual, expressão plástica e arte digital. Especialmente vocacionado para alunos e professores do ensino básico.

Linguagem utilizada: Java

Sistema Operativo Alvo: Todos os sistemas que suportem jre 1.6 ou superior.

Dependências e/ou instruções adicionais: Para executar no windows correr o executável lapiscor.exe, noutro SO duplo click em lapiscor.jar ou fazer "java -jar lapiscor.jar" na linha de comandos.

Necessita da jre 1.6 ou superior.

Movie DataBase

Versao: 1.05

Nome do responsável: DJPR

Descrição: Movie DataBase e um programa que permite catalogar filmes e séries. O programa esta traduzido em três idiomas, Português (Portugal), Inglês e Francês.

Linguagem utilizada: VB.NET

Dependências e/ou instruções adicionais: .NET Framework 2.0

Licença: Creative Commons License (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/)

NaMP - Not a Media Player

Nome do responsável: Fernando Miguel Marques Martins (kurayama)

Descrição: O NaMP é um leitor de mp3 com uma interface simples.

Linguagens utilizadas: C# / WPF

Dependências e/ou instruções adicionais: .Net Framework 3.5

Votem nos vossos preferidos!

Cumprimentos,

Staff do P@P

Posted

Alguns resumos:

EntityORM

Não tenho conhecimentos sobre bases de dados e/ou sistemas ORM adequados para avaliar uma aplicação deste género. Deixo a outros membros do staff que percebem mais desde assunto (Knitteeeer  B)) para dizerem de sua justiça.

Fire Link 2008

Que pérola! Lol... este programa não tem palavras. Tem tudo o que detesto num programa mas ao mesmo tempo dalhe uma mística qualquer lol. Para começar tem um instalador de 30MB (wtf...) que ainda por cima tenta mexer nas pastas de sistema do computador (instala DLLs directamente na pasta do Windows). Quando abrem o programa pela primeira vez aparece-me a pedir um username e uma password... fiquei mesmo wtf... experimentei uma qualquer e não deu. OK, isto deve ter um guia qualquer, pensei eu. Fui à pasta que deixou no menu iniciar e não tem links para a pasta ou um link para o manual... Fui à pasta de instalação do programa, e encontrei uma pasta com vídeos. LOL, isto instala um verdadeiro conjunto de videos didácticos que ensinam a usar o programa, com uma senhora a falar. OK, fui ver os vídeos e só no terceiro ou quarto é que descobri como entrar no programa. Parece que é preciso clicar no icone do User na janela para ele gravar e só depois é que se consegue entrar (wtf...) Quando ao programa em si, nota-se que foi bem polido, tem um design moderno, mas ao mesmo tempo tem uma interface rebuscada. As funcionalidades não testei, mas pareceu-me pelos vídeos que só funciona com IE. Depois tem pérolas como uma foto em grupo da comunidade "Nova Cultura de Montargil".

Resumo: Recomendada a experiência pelo wtf effect .

Lapiscor

Fiquei surpreendido pela positiva por este projecto. Nota-se que foi bem planeado e está muito bem polido. Este programa tem várias actividades de desenho e outras pensadas nas crianças. Tem vários modos diferentes, uns que funcionam com base em desenho, outros em reconhecimento, criação e manipulação de figuras geométricas. A interface está minimalista e bem agradável para as crianças, sempre com várias cor e icones para diferenciar as funcionalidades da aplicação. Tem uma funcionalidade de Padrões e Ilusão Óptica bastante engraçada, ainda fiquei ali a brincar com aquilo durante algum tempo, parecia uma criança a carregar nos botões todos para ver o que faz. Não achei a aplicação muito intuitiva, basicamente era carregar e andar a tentar mexer em tudo para perceber o que cada coisa fazia. Faz falta uma descrição de cada botão no programa em si.

NaMP - Not a Media Player

Já tinha experimentado este programa há uns dias, e já não o tenho aqui e também não me apatece estar a instalar outra vez. Mas pareceu-me uma tentiva não muito bem conseguida de desenvolver um media player (mas eu também estou habituado ao foobar2k, uma coisa bastante minimalista e leve). É feito em .NET e tem uma interface um bocadinho feia, não muito bem pensada... Pode ser que o autor crie uma nova versão no futuro, com um GUI novo. Uma coisa que reparei foi as fontes, uma valente porcaria, diferentes de todas as aplicações. Suspeito que isto seja devido à aplicação ser feita em WPF, que não sabe fazer rendering de fontes em condições (ClearType). Gostei das funcionalidades de integração com outros serviços. É capaz de ir buscar informações sobre o artista e letras da música.

Depois faço review ao Movia Database, já estou cansado de escrever.

Fico à espera de outros reviews, para poder decidir melhor qual vai levar o voto.

EDIT: Vi que já existem montes de votos. São rápidos a analisar aplicações. 😄

<3 life

Posted

EntityORM é de todos o projecto mais complicado, que implica maior esforço, e que tem mais utilidade para programadores que qualquer outro que exista ou tenha passado pelo P@P, indubitavelmente o meu voto iria para esse projecto.

Como segunda escolha... bolas, preciso que se mude um voto o  meu voto ia para o Lapiscor e não para o Movie Database. Voto neste pela diferença e pela novidade, está um software muito interessante apesar de muito simples.

Posted

Fazendo umas reviews inspiradas ali nas do Triton  😁

EntityROM

Também confesso que uso base de dados mas a nível básico, por isso não sei utilizar o produto. No entanto, a documentação ainda são umas páginas, e lendo um bocado na diagonal vi algum trabalho lá desenvolvido. Espero ainda ler uma review detalhada sobre o assunto de alguém que perceba da área.

Fire Link 2008

Pelo que percebi, este programa guarda passwords para não termos necessidade de nos lembrar delas. Logo ao abrir fui confrontado com um pedido user/pass: introduzi uns quaisquer e entrou :\ Há aí um problema qualquer. Contém ainda uma funcionalidade que preenche os campos automaticamente. Experimentei com o login do Google e noutro site qualquer, e funcionou bem (abriu a janela do IE e "despejou" lá o login e a pass correctamente nos campos certos em ambos os casos).

Porém a interface está muito exagerada! Gostei do novo género de menus do Office 2007 integrados no programa, mas daí para baixo achei as cores e estilo desenquadrados. Ali aquele ícone no canto inferior direito está enganador, porque a janela não redimensiona.

O gerador de password... Aquele vermelho sobre a azul não me parece dizer muito bem... Mas o pior não é isso: programadorvb6, o que consideras ser uma password forte? Achas isto uma password fraca: ",º|Ñ·Õí粶¸ëñÍ졬.Öâ"? Se fores a qualquer avaliador de passwords comuns na net, eles garantem isso como protecção "máxima". Não sei qual o grupo de utilizadores a que isto se destina, mas se for para utilizadores comuns, não vejo necessidade da password ser tão complexa. Por um ataque de bruteforce, é muito combinação mesmo para testar...

Os vídeos explicativos também os vi, e percebi melhor o funcionamento do programa (com o preço de tornar o instalador com grandes dimensões. Globalmente, o programa funciona bem, mas com problemas a nivel de interface precisa de ser mais simplificado.

LapisCor

Aplicações didácticas são sempre bem-vindas. Isto até podia levar a uma discussão sobre o Magalhães, mas não vamos por aí 😛 A aplicação em si está muito intuitiva e contém muito módulo para alguém se entreter a descobrir formas e cores.

Também tive pena dos botões não estarem mais descritivos, com um rótulo, ou pelo menos um tooltip a indicar a funcionalidade. De resto, as 5 actividades propostas parecem-me interessante do ponto de vista de expressão plástica e arte digital. Talvez sugerisse ainda um módulo que era pegar numa fotografia e adicionar-lhe chapéus, bigodes, etc, também acho que seria uma actividade divertida a incluir no pacote. Fica a sugestão.

Por fim, a funcionalidade de impressão é um must quando se trata de aplicações para os mais novos. No entanto, tentei imprimir uns círculos coloridos sobrepostos que fiz no primeiro módulo e não consegui imprimir: aquilo tentou imprimir com definição "Folha A4 sem margens". A minha impressora supostamente deveria suportar isso, mas não consegui imprimir. Não tenho mais nenhuma impressora para testar.

No global, a aplicação está intuitiva, e sem muita coisa a "atrapalhar" no ecrã. cada módulo está convenientemente separado e cada um é semelhante, em termos de opções, botões, etc, o que facilita o uso da aplicação.

Movie Database

Já tinha experimentado o Movie Database anteriormente, na sua versão 1.02 ou 1.03, já não sei bem. DO que eu me lembro, a interface era bastante semelhante, este parece introduzir algumas opções novas, como a pesquisa na base de dados e na Internet.

Ao experimentar numa VM, aquilo ficava eternamente a comer 100 megas de RAM e com o processador no máximo, pelo que considerei instalar no meu computador. Correu melhor, mas a minha experiência de utilização não foi a melhor, no entanto já percebi porquê: iniciei o programa, cliquei na tab série e comecei a preencher os campos. No fim, quis guardar, mas no fundo aparecia uma mensagem (um pouco difícil de ler, porque era rápido) a dizer que não existiam dados gravados; pensei que gravava automaticamente. Reiniciei o programa e não estava lá nada. Só depois percebi que se tinha de ir à barra lateral e adicionar nova série/filme, e só depois preencher. Acho que está bem assim, mas ao aparecer os campos todos ali por preencher, senti-me de imediato tentado a preencher tudo e a gravar no fim.

De resto, é um programa bastante personalizável, com opções comuns como empréstimos, gestor de capas, etc. Estou certo que houve muito trabalho por detrás desta aplicação.

NaMP

Pelo nome (Not a Media Player), estava à espera de uma coisa minimalista. Surpresa minha, não precisava de ser TÃO minimalista. A interface em fundo branco não foi de todo a melhor escolha, na minha opinião. Um ícone para a aplicação também era simpático.

Quanto a funcionalidade, ainda levei algum tempo a descobrir como se colocavam as músicas, mas nada de grave, era só fazer clique com o botão direito na lista. Interessante a funcionalidade de adicionar músicas para streaming. No entanto, era escusada a limitação de procurar na pasta de músicas, podia-se oferecer a opção de procurar em todo o computador.

É verdade que a maioria dos utilizadores deve concentrar as suas músicas nessa pasta, mas também é verdade que posso querer ouvir uma música que acabei de sacar (de forma legal 😛 ) e está na minha pasta de downloads. No entanto, suporta drag n' drop e consegue-se contornar este problema.

De resto, simplesmente adorei a integração do leitor de música com a web, ao ir buscar os artistas e as letras das músicas. No entanto, para alguns utilizadores mais conservativos quanto às aplicações que enviam dados para a web, podias ter uma checkbox, em que o utilizador poderia deixar isso a pedido, se desejasse.

Por fim, é um programa com funcionalidades suficientes para quem quer ouvir música sem interesse em ter um programa complicado, mas caiu bocado na simplicidade em termos de interface.

Concluindo as reviews, os meus votos vão para o Movie Database e para o LapisCor. Estão ambos programas bem conseguidos, e muito funcionais! Para todos, continuem a desenvolver os programas, e não os deixem cair no esquecimento!  🙂

Ufa, não estou habituado a escrever tanto... :buck2:

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Posted

Boas,

Fico feliz por ver que gostaram da aplicação LapisCor, e vou ter em conta a sugestão de criar um novo módulo com fotografias para colocar bigodes e chapéus, porque foi algo que também já tinha pensado que ficaria bem na aplicação. 😛

Em relação à impressão que tentou imprimir uma Folha A4 sem margens, esse problema nunca me ocorreu, mas se fores ao menu Ficheiro->Configurar página tens a opção de alterar as margens da folha, pode ser que resolva o problema.

Se precisarem de uma descrição dos botões, inclui no menu Ajuda->Topicos de ajuda, um html com uma imagem de exemplo e com uma descrição de cada botão, espero que ajude a perceber melhor cada módulo.

Para terminar deixo uma sugestão, se fizerem copy/paste entre os vários módulos pode-se obter um efeito bastante interessante... 🙂

Cumprimentos

Bruno Tavares

Por fim, a funcionalidade de impressão é um must quando se trata de aplicações para os mais novos. No entanto, tentei imprimir uns círculos coloridos sobrepostos que fiz no primeiro módulo e não consegui imprimir: aquilo tentou imprimir com definição "Folha A4 sem margens". A minha impressora supostamente deveria suportar isso, mas não consegui imprimir. Não tenho mais nenhuma impressora para testar.

Posted

Olá pessoal .

Bem estive a ver os topicos que escreveram e gostei das vossas opiniões ( pelo menos não foram sínicos.!)

Agradeço pela vossas atenção aos 30mb wtf ?

Valeu pela participação e para melhorar uma próxima aplicação.

Até+

Programadorvb6

Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé.

Posted

Olá pessoal .

Bem estive a ver os topicos que escreveram e gostei das vossas opiniões ( pelo menos não foram sínicos.!)

Agradeço pela vossas atenção aos 30mb wtf ?

Valeu pela participação e para melhorar uma próxima aplicação.

Até+

Programadorvb6

Hehe, não leves a mal. 😛

A aplicação está porreira, só precisa de melhoramentos a nível de interface e ter atenção onde instalas as coisas, copiar DLLs para a pasta do Windows não é boa prática. 😄

Continuação de bom trabalho. 😉

<3 life

Posted

Relativamente ao projecto "Lapis de Cor" devo dizer que achei um projecto interessante e bem construido. Apresenta algumas lacunas, nomeadamente a nivel de interface, especialmente sendo dirigida a um público infantil deveria ser mais intuitiva e ao mesmo tempo mais atractiva. Apresenta tambem uma área de trabalho algo reduzida, mas aos autores os meus parabens pelo projecto.  😉

Enviem para o ME para ser incluido nos Magalhães.

Posted

Olá Trinton.

Já foi bom chegar aqui, independente da última votação.

São sempre bem vindas criticas aos nossos programas,quer pelo lado positivo/ e ou negativo, como disse anteriormente ,pelo menos podemos as melhorar e ter ideias para uma possível nova versão antes de chegarem ao 'Cliente' final.

Agradeço ainda a todos os que me incentivaram.

Até+

ProgramadorVB6

e ter atenção onde instalas as coisas, copiar DLLs para a pasta do Windows não é boa prática.

Nota : Então qual seria a melhor forma de o fazer ?

Tens alguma ideia que possas compartilhar ?

( o programa cria as suas próprias Dll no windows , sinceramente foi a melhor forma que encontrei , para evitar que outros utilizadores mexam em configurações do programa.E o facto de o programa mexer com o windows , não é nada de especial... simplesmente ele diz ao sistema qual os icons a atribuir a uma certa ext. caso o ficheiro em causa, pertença ao programa.)

Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé.

Posted

Nota : Então qual seria a melhor forma de o fazer ?

Tens alguma ideia que possas compartilhar ?

Podes instalar todos os DLLs na pasta do programa. Tens aqui várias métodos.

<3 life

Posted

Sim eu sei , mas em minha óptica , por esse método estaria a dar o 'ouro ao bandido....' , assim sendo a opção + viável a meu ver ,seria criar um ficheiro .res em que o programa libertava  as respectivas dll á medida em que ia necessitando /e ou eliminando, a quando do seu fecho ou quando não necessitasse + delas. (neste caso o programa fabrica as internamente , não detém nada acopulado ao seu .exe).

Resumindo : è boa prática instalar Dll no directório app.path. Obrigado!.  🙂

Posted

Parabéns! Ninguém fica indiferente a aplicação didácticas 🙂

Foi um a vitória justa! Não conhecia o programa, mas vou tentar estar atento ao seu desenvolvimento! 😁 E claro, mais uma vez, parabéns a todos os que participaram, chegar até aqui já foi um grande passo!!

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.