Jump to content

"ì, à, ù ç" e afins não ficam correctamente escritos!

Go to solution Solved by SitoMan,

Recommended Posts

Posted

Viva!

Estou a desenvolver um site em Html, php e a SQL e tenho um problema....

Tudo na base de dados funciona 5* no entanto, quando escrevo "anúncios" ou caça" ou "amanhã" aparece da seguinte forma:

"an�ncios", "ca�a" e "amanh�"....

Nunca me tinha acontecido tal coisa, por isso não faço ideia do que seja... Penso que seja do formato UTF ou assim... Será? Se sim, na base de dados tenho UTF-8 e no source da página (html + php) tenho este código:

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />

Não sei se servirá para alguma coisa ou não, mas agradecia ajuda para resolver este problema!

Cumprimentos,

SitoMan! B)

Posted

Mas a forma que o sitoman descreveu tem várias vantagens e é a que é aconselhada pela w3c.

O problema pode estar num ou mais sítios entre vários possíveis.

Vamos lá ver...a base de dados tem um charset e uma colação (não sei o que é isdo de colação :s ) que devem estar definidas para o mesmo charset que tu usas. UTF-8 actualmente é um charset que cobre todas as línguas escritas do planeta.

Isso no entanto não costuma ser crítico. Mas muda para ficares com isso tudo bem. O que acho que está a acontecer é que os dados que lá estão não foram inseridos em UTF-8.

Como é que inseriste os dados?

Posted

Eu normalmente utilizo este formato para o tipo de letra da webpage ISO-8859-1 e por enquanto tem funcionado muito bem em relação aos caracteres especiais e acentos.

Lema: Se eu não saber de alguma coisa não se preocupem porque tento sempre ajudar alguma coisita, nem que seja, por palpites/sugestões.