Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas..

Alguem me sabe dizer como criar um Report no Visual Basic .net 2008 Express, e que nao vem com opcção dos crystal report, oh entao como inserir um crystal report la visto que eu tenho os crystal report instalado no meu pc.

Oh outra maneira que voçes usei...

Obrigado

Posted

Acho que no Express não dá. :nono:

Para usares os Reports necessitas da versão Profissional.

Dependendo da aplicação tens várias opções, OppenOffice, Access, há mão, mas na minha opinião apesar da versão profissional ser cara é preferível comprar.

Só ainda não comprei porque vem aí a versão 2010 e o upgrade é caro (noutros programa é grátis se compras-te no último ano)

Ricardo Timóteo

Posted

Eu sei ja uma maneira usando os PrintDialog e etc... mas nao me tava apetecer fazer o report todo via codigo como eles me explicam... tava a pensar se era possivel, tipo adicionar o compomente Crystal report ao meu projecto visto que tenho o original..

noPT

- Obtei pela versao express para isso mesmo, porque e free.. e de momento nao tenho possibilidades financeiras para o adquirir, e tb nao tenho projectos de grande nivel, em mente, e tambem nao quero, isto e mais par uso semi-profissional, nao precisso de nada mto completo.

Posted

Pois eu também optei por este porque é free (e é mais fácil), caso contrário andaria pelo C++ e outras ferramentas também free.

Só que no meu caso uso para fins profissionais e há coisas que a versão free não têm e que fazem falta, é quase como ter o word e não poder imprimir...

E a tentar poupar um trocos, porque apesar de ser para fins profissionais, a massa não abunda e não é fácil disponibilizar mais verbas para comprar software. Mas chego ao fim do projecto e vejo que demorei muito tempo a desenvolver e tentar dar a volta a coisas que a versão profissional já tem, e se fizer bem as contas em meia duzia de projectos se calhar já tinha ganho (em horas desperdiçadas) para o software e garantidamente tinha feito um melhor trabalho para o cliente.

Há efectivamente na net versões profissionais já activadas, mas não posso ter dentro da empresa, nem seria justo eu estar a desenvolver software para vender em software não legal.

Outro problema de usares o PrintDialog, não é tanto fazer o código há mão, é mais o resultado final quando se imprime que não é grande coisa, no meu caso parece desfocado.

Eu também tenho o Crystal Reports no meu PC (veio com um programa que o usa), mas deve ser uma versão de runtime, não deve ser de desenvolvimento.

Ricardo Timóteo

Posted

Mas isso tambem nao era problema porque tambem encontras na net o profissional ja pre activado ...

Em relação a isto tambem... sei isso ate tenho, mas isto e para um cliente, que me pediu isto mais especifico mais simples, mas nao o quero usar, visto se aparece la ASAE na empresa dele pode dar problemas assim com esta versao nao.

Pois eu também optei por este porque é free (e é mais fácil), caso contrário andaria pelo C++ e outras ferramentas também free.

Só que no meu caso uso para fins profissionais e há coisas que a versão free não têm e que fazem falta, é quase como ter o word e não poder imprimir...

E a tentar poupar um trocos, porque apesar de ser para fins profissionais, a massa não abunda e não é fácil disponibilizar mais verbas para comprar software. Mas chego ao fim do projecto e vejo que demorei muito tempo a desenvolver e tentar dar a volta a coisas que a versão profissional já tem, e se fizer bem as contas em meia duzia de projectos se calhar já tinha ganho (em horas desperdiçadas) para o software e garantidamente tinha feito um melhor trabalho para o cliente.

Há efectivamente na net versões profissionais já activadas, mas não posso ter dentro da empresa, nem seria justo eu estar a desenvolver software para vender em software não legal.

Outro problema de usares o PrintDialog, não é tanto fazer o código há mão, é mais o resultado final quando se imprime que não é grande coisa, no meu caso parece desfocado.

Eu também tenho o Crystal Reports no meu PC (veio com um programa que o usa), mas deve ser uma versão de runtime, não deve ser de desenvolvimento.

E como e que resolves a tua sitiação do imprimir? podes me dizer? e que ja fiz uma como te disse ate me sai bem nao sai desfocado mas e mais tempo a escrever codigo que outra coisa acho que e tempo perdido.

Posted

Em relação a isto tambem... sei isso ate tenho, mas isto e para um cliente, que me pediu isto mais especifico mais simples, mas nao o quero usar, visto se aparece la ASAE na empresa dele pode dar problemas assim com esta versao nao.

Pebat desculpa o offtopic, mas como pode a ASAE penalizar? como e que eles sabem isso? ou seija e sendo mais directo, eu tou a construir um programa para o meu pai usar no PC dele da empresa, como e que ele pode ter problemaS?

Posted

A esse ponto nao sei.. mas imagina que ele diz foi X pessoa que me fez o programa, falem com ele que eu nao sei disso, ele pode levar a multa, e depois vem ter com a pessoa que o fex e pedem as cenas... tou a supor nao dizer que sera assim ou assado... porque nao sei como e que será.

Posted

A esse ponto nao sei.. mas imagina que ele diz foi X pessoa que me fez o programa, falem com ele que eu nao sei disso, ele pode levar a multa, e depois vem ter com a pessoa que o fex e pedem as cenas... tou a supor nao dizer que sera assim ou assado... porque nao sei como e que será.

Á ok 😛 obrigado e desculpa o off-topic, qualquer maneira agora que alertaste vou tentar informar-me sobre isso

Posted

Á ok 😛 obrigado e desculpa o off-topic, qualquer maneira agora que alertaste vou tentar informar-me sobre isso

nao problema eu tambem nao sei bem como e que as coisas se processam a esse nivel. mas se estas a fazer isso no pc do trabalho do teu pai, toma mais atenção em termos do software que instalas la.

Posted

nao problema eu tambem nao sei bem como e que as coisas se processam a esse nivel. mas se estas a fazer isso no pc do trabalho do teu pai, toma mais atenção em termos do software que instalas la.

Isso sei que em PCs de empresa nao pode haver nada pirateado nem versões Home gratuitas, ou seija softwear gratuito so podem mesmo usar os que nao tem versões profissionais, agora nao sei e se eles conseguem saber atravez do programa se foi criado com software elicito ou não

Posted

Peço desculpa, mas o off-topic tocou numa coisa importante, vocês com a Versão Express do Visual Studio só podem criar aplicações que sejam FREEWARE, ou seja não podem usar comercialmente a versão Express.

@passado Para o teu pai não ter problemas terás de incluir no teu programa ou num About Dialog ou algo similar algo deste género (é o que meto nos meus programas!)

NOME DO PROGRAMA License

==================

Copyright © 2009 MEU NOME. All rights reserved.

This software is provided "as-is," without any express or implied warranty.

In no event shall the author be held liable for any damages arising from the

use of this software.

Permission is granted to NOME DA EMPRESA/PESSOA QUE VAIS USAR O PROGRAMA to use this software for any purpose,

including commercial applications.

This software cant be redistributed and/or used without express writen premission by the author.

This license only gives the permition to use the software and never the ownership of

the software, that remains always proprity of the author.

This software is FREEWARE and fee free.

==================

Este software é fornecido "tal como é", sem qualquer garantia.

Em caso algum o autor deste software pode ser culpado por quaisquer

danos causados pelo uso deste software.

Foi concedida autorização á NOME DA EMPRESA/PESSOA QUE VAIS USAR O PROGRAMA para usar este software para qualquer

finalidade, incluindo aplicações comerciais.

Este software não pode ser redistribuído e/ou usado sem prévia autorização por escrito do autor.

Esta licença apenas dá autorização para o uso do software e nunca a sua propriedade do software, este mantém-se sempre propriedade do seu autor.

Este software é FREEWARE, e livre de custos.

Penso que com este texto te proteges a ti e à empresa que vai usar o software.

Imagina que vão à empresa onde a tua aplicação está a ser usada (Inspecção) e vêm o programa que fizeste, pedem-lhes a licença dele que eles não têm...ou seja obtiveram o software de maneira ilícita, à, mas foi o fulano xpto que fez o programa  então penso que irão sobre ti, analisar a tua "actividade" como programador...se tens o teu software legal.

Tendo aquele Texto no programa estão todos salvaguardados, mas atenção isto sendo uma actividade AMADORA, se são ou querem ser profissionais, Comprem a versão Profissional do Visual Studio, ou usem o MONO por exemplo.

Seja como for, convém sempre incluir a licença no software, ou via papel para salvaguardarem o vosso cliente.

Nota: Se estiver errado, corrijam-me por favor! é que faço assim mas é baseado em senso comum e posso estar equivocado.

Knowledge to the masses

Posted

Boa dica Weasel, vou mesmo informar-me sobre isso, para ver se nem eu nem o meu pai corre qualquer tipo de problema 😛

Não sei se existe, mas seria uma boa area no forum 😛

Posted

E como e que resolves a tua sitiação do imprimir? podes me dizer? e que ja fiz uma como te disse ate me sai bem nao sai desfocado mas e mais tempo a escrever codigo que outra coisa acho que e tempo perdido.

Naquele caso, usei oppenoffice, como o meu relatório são sempre menos de 20 linhas de dados, criei um template no "Excel" e criava ficheiro novos a partir desse template e imprimia.

Peço desculpa, mas o off-topic tocou numa coisa importante, vocês com a Versão Express do Visual Studio só podem criar aplicações que sejam FREEWARE, ou seja não podem usar comercialmente a versão Express.

Onde leste isto?

Ricardo Timóteo

Posted

Onde leste isto?

Não tendo qualquer tom de agressividade ou critica, mas penso fazer um pouco parte do senso comum, pois não vais tirar lucro através de uma coisa que é gratuita

Posted

Naquele caso, usei oppenoffice, como o meu relatório são sempre menos de 20 linhas de dados, criei um template no "Excel" e criava ficheiro novos a partir desse template e imprimia.

Mas ja tinha pensado nisso.

Pois ai tinha que ter o openoffice ou menos o office instalado em todas as maquinas... nao e muito bom resoltado para o tipo de aplicação que estou a fazer visto que para andar smp numa pen de um lado para o outro.. e a pc que podem men ter o office ou mesmo o openoffice.. 

Alguem tem outra ideia ?

Posted

Não tendo qualquer tom de agressividade ou critica, mas penso fazer um pouco parte do senso comum, pois não vais tirar lucro através de uma coisa que é gratuita

Não é tão de agressividade, é mesmo curiosidade. Porque efectivamente estou a desenvolver software e a cobrar por ele e se há algum lugar oficial onde diga isso é importante saber que posso estar ilegal.

Não vejo qual é o problema de tirar lucro de uma coisa gratuita, aliás há imensos exemplos: num computador podes ter instalado o Linux (gratuito), fazer propostas e orçamentos em OppenOffice (gratuito), exportar para pdf (gratuitamente),enviar por email com o Thunderbirde (gratuito), programar em Dev-C++ (gratuito) ou em Mono (gratuito) e facturar com o Evaristo (gratuito), etc... tudo softwares legais.

Ricardo Timóteo

Posted

Mas ja tinha pensado nisso.

Pois ai tinha que ter o openoffice ou menos o office instalado em todas as maquinas... nao e muito bom resoltado para o tipo de aplicação que estou a fazer visto que para andar smp numa pen de um lado para o outro.. e a pc que podem men ter o office ou mesmo o openoffice.. 

Assim é complicado, tens que usar um programa que não obrigue uma instalação no PC.

Já pensas-te em openoffice portable?

Ricardo Timóteo

Posted

Pessoal o que eu disse sobre software pre activado era para uso domestico e mesmo assim ja correm riscos , em empresas nem pensem nisso sequer .

Abraco e desculpem se me fiz entender mal ..

Posted

Realmente estive a investigar e fui enganado pelo diz que disse

# Can I use Express Editions for commercial use?

Yes, there are no licensing restrictions for applications built using Visual Studio Express Editions.

# How are Express Editions different from the rest of the Visual Studio and SQL Server Editions?

Express Edition products are designed for hobbyists, students, and novice developers. As such, they lack the full breadth of features found in higher-end Visual Studio and SQL Server Editions. They are designed specifically for scenarios common to the hobbyist, student, and novice developer. Each Express Edition includes targeted documentation that will help the beginning programmer quickly learn the concepts required to build more advanced applications. The user interfaces are significantly streamlined to ensure that extraneous features do not interfere with the learning process. If you later decide that you do need additional features available in the higher-end editions of Visual Studio and SQL Server, you can seamlessly upgrade your code and skills.

Ou seja Podem fazer uso profissional das versões Express, mas o que eu disse de fornecer uma Licença é valido na mesma. Pois uma inspecção no vosso cliente irá ser solicitada a licença do software, basta redigirem um papel a dar a licença e/ou incluir no software Licenciado a XPTO.

(acho que vou investigar sobre isto também)

Knowledge to the masses