Jump to content

Recommended Posts

Posted

O meu problema é basicamente o seguinte: modifiquei uma aplicação GPL que deixou de funcionar e que não é mais mantida pelo autor original, e queria saber o que devo fazer para disponibilizar publicamente a nova versão.

Devo alterar o nome da aplicação? Tenho que identificar as alterações que fiz?

Se alguém me puder dar uma ajuda, agradecia.

PS: Eu sei o que é o Google, e já estou a ler a FAQ da GPL, mas mesmo assim qualquer ajuda é bem-vinda 😛

Posted

Tens que usar uma licensa compatível com a GPL. Uma que é é a própria GPL 😛

O copyright passa a ser teu mas tens que respeitar o copyright original.

Assim sendo tens que referir que é uma versão baseada na versão original e tens que dizer qual é a original e qual o seu autor.

Penso que não é preciso mais nada.

Tanto quanto sei a GPL existe precisamente para desbloquear situações deste tipo. Entre muitas outras garantias que dá claro.

Faz download de um software que tenha sido resultado de um fork e vê as copyright notes deles.

Há muitos: joomla, pidgin, kohana, etc.

Posted

Não precisas fazer nada de especial, além de manter a licença que já vinha ou de distribuíres segundo uma licença compatível, existem mais além da GPL.

Não precisas de identificar onde começa o teu código nem onde acaba o código antigo, nem sequer de manter ou acrescentar qualquer nome aos ficheiros.

A aplicação não precisa mudar de nome, não precisa ser marcada como fork/alteração/etc, apenas precisas garantir que os requisitos da GPL se cumprem, e restante legislação aplicável. De forma simples, não precisas fazer nada além de distribuíres o software, se assim entenderes.

Não poderás usar o nome do autor para promover a aplicação, nem assumir como totalmente desenvolvida por ti, mas isso é algo que é definido pela legislação portuguesa e não pela GPL, ou outra licença.

Posted

Em princípio vou adicionar copyright dos ficheiros que alterei o meu nome. Penso que aqui não há muito a dizer.

O que me faz um pouco de confusão agora é o nome/versão  😛

Pelo que percebi posso manter ou alterar o nome. Tendo em conta que as alterações que fiz apenas alteram a aplicação interiormente, penso que não faz muito sentido alterar o nome. Por outro lado, ao manter o mesmo nome pode vir a causar alguma confusão (se bem que como o autor disse que deixou de manter a aplicação, não deve ser grave).

Sabem-me dizer qual é a opção mais habitual? Alterar ou manter o nome da aplicação?

Posted

Em princípio vou adicionar copyright dos ficheiros que alterei o meu nome. Penso que aqui não há muito a dizer.

Pessoalmente não sou grande defensor desta opção, até porque amanhã existe mais um programador a fazer uma alteração e vai ser "natural" adicionar o seu próprio nome, dentro de pouco tempo tens um ficheiro de código com 20 nomes de pessoas diferentes, e como é que identificas o que cada um alterou? Mas é uma opção tua.

Quanto a manter ou dividir, se quem mantinha o software anteriormente deixou de o fazer, então acho que manter o nome é o mais natural, é o mesmo software, se as duas aplicações existem ao mesmo tempo, então a modificação do nome é mais natural, algo que acontece em divisões de software, mesmo que mais tarde um deles acabe por desaparecer.

Neste caso acho que manter o nome será o mais correcto e terá mais vantagens.

Posted

Sabem-me dizer qual é a opção mais habitual? Alterar ou manter o nome da aplicação?

Na minha opinião era usares um marker na versão tipo: Winblows 6.1.5878797.1-rcg

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Posted

Acabei por seguir uma solução semelhante à que o djthyrax deu (a versão terá o 'r' no início).

Quanto ao nome do projecto acho que devias dar outro nome, mas como tudo depende. Há projectos como o Firefox que te obrigam mesmo a isso.

Custa-me um bocado mudar o nome da aplicação, pois daria a ideia que era algo novo, e não apenas algumas modificações em algo já existente. Ainda para mais quando a nível de funcionalidades é a mesma coisa.

Fiz uma alteração mínima ao nome, mas mais para ser mais explícito o conteúdo do programa.

Posted
O copyright passa a ser teu mas tens que respeitar o copyright original.

Não passa!

O Direito de Autor não é cedido ele apenas tem o direito de continuar a re-distribuir a obra e as modificações que ele faça, pode é modificar o copyright notice (o que é legalmente diferente). Ele apenas passa a ser também autor. Mas os direitos dos outros autores não passam para ele.

Sabem-me dizer qual é a opção mais habitual? Alterar ou manter o nome da aplicação?

É uma escolha que nada tem a ver com a lei de direito de autor, nem com as licenças de direito de autor. Por vezes alguns autores registam marcas com o nome da obra e nesses casos, normalmente ou pagas uma licença para usar a marca (se o detentor da marca aceitar licenciar), ou então tens que remover todas as menções à marca (que a lei exija), e mudar o nome da obra. Este caso acontece por exemplo no projecto Debian, com todos os produtos da Mozilla, ou com o CentOS, que removeu as marcas da Red Hat (onde necessário).

Não havendo uma necessidade legal, normalmente quando os responsáveis anteriores não apadrinham a continuação do trabalho, é boa prática mudar o nome, mas é apenas uma questão de cortesia para com o autor e também para os utilizadores ficarem conscientes do que se passa.

Pessoalmente não sou grande defensor desta opção, até porque amanhã existe mais um programador a fazer uma alteração e vai ser "natural" adicionar o seu próprio nome, dentro de pouco tempo tens um ficheiro de código com 20 nomes de pessoas diferentes, e como é que identificas o que cada um alterou?

Notas de publicação, ficheiro de registo de modificações, e sistemas de controlo de versões. Estas coisas dizem-te alguma coisa?

Posted

Notas de publicação, ficheiro de registo de modificações, e sistemas de controlo de versões. Estas coisas dizem-te alguma coisa?

Claro que sim, por isso é que não sou defensor de colocar o nome no ficheiro mas sim manter esse registo de outra forma. O que acho é que se se começa a colocar os nomes nos ficheiros de código, novos colaboradores podem ver isso como sendo o processo normal dentro da equipa, e ao fim de pouco tempo torna-se confuso. Há formas melhores de manter o registo de quem alterou o quê e de garantir os devidos créditos a cada colaborador.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.