Rui Carlos Posted April 22, 2009 at 02:04 PM Report #258262 Posted April 22, 2009 at 02:04 PM O meu problema é basicamente o seguinte: modifiquei uma aplicação GPL que deixou de funcionar e que não é mais mantida pelo autor original, e queria saber o que devo fazer para disponibilizar publicamente a nova versão. Devo alterar o nome da aplicação? Tenho que identificar as alterações que fiz? Se alguém me puder dar uma ajuda, agradecia. PS: Eu sei o que é o Google, e já estou a ler a FAQ da GPL, mas mesmo assim qualquer ajuda é bem-vinda 😛 Rui Carlos Gonçalves
Triton Posted April 22, 2009 at 02:06 PM Report #258264 Posted April 22, 2009 at 02:06 PM Manda uma PM ao falco para ele visitar este tópico. Ele é que percebe destas coisas. 😛 <3 life
pedrotuga Posted April 22, 2009 at 04:14 PM Report #258312 Posted April 22, 2009 at 04:14 PM Tens que usar uma licensa compatível com a GPL. Uma que é é a própria GPL 😛 O copyright passa a ser teu mas tens que respeitar o copyright original. Assim sendo tens que referir que é uma versão baseada na versão original e tens que dizer qual é a original e qual o seu autor. Penso que não é preciso mais nada. Tanto quanto sei a GPL existe precisamente para desbloquear situações deste tipo. Entre muitas outras garantias que dá claro. Faz download de um software que tenha sido resultado de um fork e vê as copyright notes deles. Há muitos: joomla, pidgin, kohana, etc.
Knitter Posted April 22, 2009 at 04:20 PM Report #258313 Posted April 22, 2009 at 04:20 PM Não precisas fazer nada de especial, além de manter a licença que já vinha ou de distribuíres segundo uma licença compatível, existem mais além da GPL. Não precisas de identificar onde começa o teu código nem onde acaba o código antigo, nem sequer de manter ou acrescentar qualquer nome aos ficheiros. A aplicação não precisa mudar de nome, não precisa ser marcada como fork/alteração/etc, apenas precisas garantir que os requisitos da GPL se cumprem, e restante legislação aplicável. De forma simples, não precisas fazer nada além de distribuíres o software, se assim entenderes. Não poderás usar o nome do autor para promover a aplicação, nem assumir como totalmente desenvolvida por ti, mas isso é algo que é definido pela legislação portuguesa e não pela GPL, ou outra licença.
Rui Carlos Posted April 22, 2009 at 04:35 PM Author Report #258317 Posted April 22, 2009 at 04:35 PM Em princípio vou adicionar copyright dos ficheiros que alterei o meu nome. Penso que aqui não há muito a dizer. O que me faz um pouco de confusão agora é o nome/versão 😛 Pelo que percebi posso manter ou alterar o nome. Tendo em conta que as alterações que fiz apenas alteram a aplicação interiormente, penso que não faz muito sentido alterar o nome. Por outro lado, ao manter o mesmo nome pode vir a causar alguma confusão (se bem que como o autor disse que deixou de manter a aplicação, não deve ser grave). Sabem-me dizer qual é a opção mais habitual? Alterar ou manter o nome da aplicação? Rui Carlos Gonçalves
Knitter Posted April 22, 2009 at 07:20 PM Report #258357 Posted April 22, 2009 at 07:20 PM Em princípio vou adicionar copyright dos ficheiros que alterei o meu nome. Penso que aqui não há muito a dizer. Pessoalmente não sou grande defensor desta opção, até porque amanhã existe mais um programador a fazer uma alteração e vai ser "natural" adicionar o seu próprio nome, dentro de pouco tempo tens um ficheiro de código com 20 nomes de pessoas diferentes, e como é que identificas o que cada um alterou? Mas é uma opção tua. Quanto a manter ou dividir, se quem mantinha o software anteriormente deixou de o fazer, então acho que manter o nome é o mais natural, é o mesmo software, se as duas aplicações existem ao mesmo tempo, então a modificação do nome é mais natural, algo que acontece em divisões de software, mesmo que mais tarde um deles acabe por desaparecer. Neste caso acho que manter o nome será o mais correcto e terá mais vantagens.
djthyrax Posted April 22, 2009 at 08:29 PM Report #258378 Posted April 22, 2009 at 08:29 PM Sabem-me dizer qual é a opção mais habitual? Alterar ou manter o nome da aplicação? Na minha opinião era usares um marker na versão tipo: Winblows 6.1.5878797.1-rcg Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
Triton Posted April 22, 2009 at 09:09 PM Report #258394 Posted April 22, 2009 at 09:09 PM Quanto ao nome do projecto acho que devias dar outro nome, mas como tudo depende. Há projectos como o Firefox que te obrigam mesmo a isso. <3 life
Rui Carlos Posted April 22, 2009 at 09:26 PM Author Report #258406 Posted April 22, 2009 at 09:26 PM Acabei por seguir uma solução semelhante à que o djthyrax deu (a versão terá o 'r' no início). Quanto ao nome do projecto acho que devias dar outro nome, mas como tudo depende. Há projectos como o Firefox que te obrigam mesmo a isso. Custa-me um bocado mudar o nome da aplicação, pois daria a ideia que era algo novo, e não apenas algumas modificações em algo já existente. Ainda para mais quando a nível de funcionalidades é a mesma coisa. Fiz uma alteração mínima ao nome, mas mais para ser mais explícito o conteúdo do programa. Rui Carlos Gonçalves
falco Posted April 25, 2009 at 11:44 AM Report #258955 Posted April 25, 2009 at 11:44 AM O copyright passa a ser teu mas tens que respeitar o copyright original. Não passa! O Direito de Autor não é cedido ele apenas tem o direito de continuar a re-distribuir a obra e as modificações que ele faça, pode é modificar o copyright notice (o que é legalmente diferente). Ele apenas passa a ser também autor. Mas os direitos dos outros autores não passam para ele. Sabem-me dizer qual é a opção mais habitual? Alterar ou manter o nome da aplicação? É uma escolha que nada tem a ver com a lei de direito de autor, nem com as licenças de direito de autor. Por vezes alguns autores registam marcas com o nome da obra e nesses casos, normalmente ou pagas uma licença para usar a marca (se o detentor da marca aceitar licenciar), ou então tens que remover todas as menções à marca (que a lei exija), e mudar o nome da obra. Este caso acontece por exemplo no projecto Debian, com todos os produtos da Mozilla, ou com o CentOS, que removeu as marcas da Red Hat (onde necessário). Não havendo uma necessidade legal, normalmente quando os responsáveis anteriores não apadrinham a continuação do trabalho, é boa prática mudar o nome, mas é apenas uma questão de cortesia para com o autor e também para os utilizadores ficarem conscientes do que se passa. Pessoalmente não sou grande defensor desta opção, até porque amanhã existe mais um programador a fazer uma alteração e vai ser "natural" adicionar o seu próprio nome, dentro de pouco tempo tens um ficheiro de código com 20 nomes de pessoas diferentes, e como é que identificas o que cada um alterou? Notas de publicação, ficheiro de registo de modificações, e sistemas de controlo de versões. Estas coisas dizem-te alguma coisa?
Knitter Posted April 25, 2009 at 11:52 AM Report #258960 Posted April 25, 2009 at 11:52 AM Notas de publicação, ficheiro de registo de modificações, e sistemas de controlo de versões. Estas coisas dizem-te alguma coisa? Claro que sim, por isso é que não sou defensor de colocar o nome no ficheiro mas sim manter esse registo de outra forma. O que acho é que se se começa a colocar os nomes nos ficheiros de código, novos colaboradores podem ver isso como sendo o processo normal dentro da equipa, e ao fim de pouco tempo torna-se confuso. Há formas melhores de manter o registo de quem alterou o quê e de garantir os devidos créditos a cada colaborador.
Recommended Posts