WoOo Posted April 21, 2009 at 09:09 PM Report #258067 Posted April 21, 2009 at 09:09 PM Viva! Estava aqui a fazer um script e deparei-me com duas situações, ambas funcionam correctamente, porém gostava de saber se é indiferente usar uma ou outra ou se alguma delas é considerada uma melhor prática. Então vejamos a primeira situação: ... <?php if($i==1) { echo'<table><tr><td>texto 1</td></tr></table>'; } else { echo'<table><tr><td>texto 2</td></tr></table>'; } ?> ... Segunda situação: ... <?php if($i==1) { ?> <table><tr><td>texto 1</td></tr></table> <?php } else { ?> <table><tr><td>texto 2</td></tr></table> <?php } ?> ... Ambos os codigos funcionam correctamente, mas no primeiro usei o echo para imprimir o que queria, no segundo caso fechei a tag php, inseri o html e depois voltei a abrir para continuar o else, etc. Qual destas situações devemos utilizar ou torna-se indiferente? Abraço
softklin Posted April 21, 2009 at 09:16 PM Report #258069 Posted April 21, 2009 at 09:16 PM É indiferente, porque o resultado é o mesmo. No entanto, se fosse eu a escolher, e tendo em conta que o exemplo era exactamente o que querias fazer, talvez optasse pela 1ª forma, porque na 2ª abres e fechas a tags de PHP muitas vezes, para imprimir uma linha em HTML em cada caso. Mas como disse, isto é apenas subjectivo 😛 Já agora, se fosses imprimir o valor da variável, qualquer que fosse a situação, e a variável tivesse todo o conteúdo necessário, bastava fazer: <?php echo "<table><tr><td>$i</td></tr></table>"; ?> em que a variável $i tem directamente todo o conteúdo que pretendes escrever. Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.
Guest id194 Posted April 21, 2009 at 09:28 PM Report #258073 Posted April 21, 2009 at 09:28 PM É indiferente como já foi dito, mas para clarificar e separar o código recomendava-te a usares um sistema de templates.
WoOo Posted April 21, 2009 at 09:39 PM Author Report #258077 Posted April 21, 2009 at 09:39 PM Um sistema de templates? Mas como assim?
Battousai Posted April 21, 2009 at 10:25 PM Report #258091 Posted April 21, 2009 at 10:25 PM Tratas os dados num ficheiro completamente aparte do visual. Permite melhor organização. Carregas o visual só para descarregar a informação, usando include ou file_get_contents. Na wiki do p@p tens exemplos. Depois tens alguns sistemas mais desenvolvidos como o code igniter, cake, symphony... Edit: Quanto a queres continuar a fazer dessa forma, eu prefiro a segunda, porque é de mais fácil leitura e é isso que interessa. Só te recomendaria usar a sintaxe alternativa para tornar a leitura ainda mais fácil. ex: http://www.phpbuilder.com/manual/en/control-structures.alternative-syntax.php
Sven Posted April 21, 2009 at 11:56 PM Report #258107 Posted April 21, 2009 at 11:56 PM Eu também prefiro a segunda, agora tas a fazer echo de uma linha só quando fores para coisas mais complexas fica mais difícil de interpretar o que estas a escrever. Com um editor decente, na segunda opção tens o syntax highlighting que te ajuda muito, imagina que tens que fazer echo de uma carrada de dados e mais tarde tens que alterar isso, ver tudo da mesma cor não ajuda em nada a rapidamente identificares o que queres alterar Mas a separação da lógica do programa da interface é sempre a melhor opção Writing software is more fun than workingO covil do Barão
WoOo Posted May 3, 2009 at 08:59 PM Author Report #261082 Posted May 3, 2009 at 08:59 PM Ok, obrigado a todos pelas opiniões!
_JR_ Posted May 9, 2009 at 09:23 PM Report #262741 Posted May 9, 2009 at 09:23 PM Eu também prefiro a segunda, agora tas a fazer echo de uma linha só quando fores para coisas mais complexas fica mais difícil de interpretar o que estas a escrever. Com um editor decente, na segunda opção tens o syntax highlighting que te ajuda muito, imagina que tens que fazer echo de uma carrada de dados e mais tarde tens que alterar isso, ver tudo da mesma cor não ajuda em nada a rapidamente identificares o que queres alterar Mas a separação da lógica do programa da interface é sempre a melhor opção Nada como a bela da identação 😕 Coisa por coisa, para muitos dados prefiro a opção do Nazgulled 🙂
anonymus Posted May 9, 2009 at 09:51 PM Report #262754 Posted May 9, 2009 at 09:51 PM acho que a segunda é melhor
Recommended Posts