Jump to content

Ajuda com Projecto [Criaçao de uma BD utilizando SQL Server e VB]

Recommended Posts

Posted

Boas, estou a completar o 12º ano no curso profissional de Gestao e Programaçao de Sistemas Informáticos, e tenho que fazer uma Base de dados em SQL Server e programar em Visual Basic para o Projecto de Aptidão Profissional.

O que sei de VB é básico, sei fazer calculadoras no máximo. E precisava de alguns bons tutoriais para me ajudar a fazer o projecto, e claro, a ajuda de alguem era sempre bem vinda 😉

Cumps e obrigado

EDIT: Nao vi o topico das duvidas e ajudas, peço a algum moderador que mova este topico. Obrigado

Posted

Se calhar o melhor é pesquisares aqui no fórum

Tens aqui colegas teus com projectos interessantes no âmbito do mesmo curso...ou similar.

De qualquer modo, se o teu nível de VB é de fazer calculadoras, e te vais meter num mundo completamente diferente, nomeadamente ao nível de acesso e manipulação a dados... espera-te muito trabalho.

Deixo-te este link que é do blog do moderador deste fórum, que tem alguns tutoriais excelentes para quem se inicia.

http://vbtuga.blogspot.com/

http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/lista-completa-de-artigos.html

http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server.html

Acesso a dados

http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server.html

http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server_16.html

Já agora... atenção na definição de estrutura de dados.... antes de fazeres qualquer coisa, define a estrutura de dados que queres e posta aí.

De qualquer das maneiras, digo-te já que continuando a postar dessa maneira, não vais ter muitas respostas ;-)

A malta prefere responder a dúvidas.

Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!

Posted

De qualquer das maneiras, digo-te já que continuando a postar dessa maneira, não vais ter muitas respostas ;-)

A malta prefere responder a dúvidas.

Olá,

concordo com o José Lopes, tens de começar a ler e ir explorando e fazendo uns testes, e quando tiveres uma dificuldade mostra o codigo e explica qual é o erro/poblema.

Estamos cá depois para tentar ajudar!

Posted

Ja comecei a fazer qualquer coisa seguindo um livro de Curso de VB 2008, mas ja empanquei num erro.

Ao clicar num botao que servia para inserir os dados, deu me um erro:

"Error 1 Argument not specified for parameter 'designação_doc' of 'Public Overridable Overloads Function Insert(id_dados As Integer, data As Date, nome As String, procedência As String, inclusos As String, observações As String, id_desig As Integer, designação_doc As String) As Integer'. C:\Documents and Settings\Rui\Meus documentos\Visual Studio 2008\Projects\ruipap\ruipap\dados2.vb 66 13 ruipap"

e código que estou a usar é o seguinte:

Private Sub ButtonAdicionar_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles ButtonAdicionar.Click
        If validar_Dados() = False Then Exit Sub
        Dim adapter_dados As New papDataSetTableAdapters.dadosTableAdapter
        Try
       'erro'    
       adapter_dados.Insert(Me.Id_dadosTextBox.Text, DataDateTimePicker.Value, Me.NomeTextBox.Text, Me.ProcedênciaTextBox.Text, Me.InclusosTextBox.Text, Me.Id_desigTextBox.Text, Me.Designação_docTextBox.Text) 'fim do erro'
        Catch ex As Exception

End Try

End Sub 

O objectivo do programa é adicionar dados e fazer consultas de dados sobre correspondencia entre a empresa onde estou a estagiar e outras, tendo como variáveis Id_dados, Data, Nome, Procedência, Inclusos, Id_desig e Designação_doc (designaçao de documentos).

No livro de VB que estou a consultar, tem já um projecto feito e estou a segui-lo. Como sao programas diferentes, devo me ter esquecido de qualquer coisa, nao faço ideia  😛

Posted

hmmm e pedem-te um projecto com sql server assim do nada? ainda se fosse access

Não exageremos... parece-me que o SGDB que vai utilizar.... é o menor dos problemas....

Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!

Posted

tive a olhar para o teu codigo...

E nao precebi nada 😛 , onde e que tens as instruçoes de Ligaçao a da base de dados, e a instruçao de Insert , e que se o adapter_dados.Insert(Me.Id_dadosTextBox.Text, DataDateTimePicker.Value, Me.NomeTextBox.Text, Me.ProcedênciaTextBox.Text, Me.InclusosTextBox.Text, Me.Id_desigTextBox.Text, Me.Designação_docTextBox.Text) 'fim do erro', e para inseri o que esta nas textbos, tas a fazer isto mal. esprimenta assim.

Private Sub addbtt_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles addbtt.Click

Try
            ' variaveis com o nome dos campos, das textbox

Dim Nome, Morada, Email, Localidade As String
            Dim CodigoPostal, Telefone, Telemovel, Fax, Nif As Integer

Dim sql As String = "INSERT INTO Cliente (nome,Morada,CodigoPostal,Telefone,Telemovel,Fax,Email,Nif,Localidade) VALUES (@Nome,@Morada,@CodigoPostal,@Telefone,@Telemovel,@Fax,@Email,@Nif,@Localidade)"
            Dim conn As OleDbConnection = New OleDbConnection("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=basededados.accdb;Persist Security Info=False;")

'Dim cmd As OleDbCommand = conn.CreateCommand
            Dim cmd As New OleDbCommand(sql, conn)
            cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@Nome", txtnome.Text))
            cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@Morada", txtmorada.Text))
            cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@CodigoPostal", txtcodigopostal.Text))
            cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@Telefone", txttelefone.Text))
            cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@Telemovel", txttelemovel.Text))
            cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@Fax", txtfax.Text))
            cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@Email", txtemail.Text))
            cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@Nif", txtnif.Text))
            cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@Localidade", txtlocalidade.Text))

conn.Open()
            cmd.ExecuteNonQuery()
            conn.Close()
            MsgBox("Cliente Registado com sucesso")

Catch erro As Exception
            MsgBox(erro.ToString)
        End Try

End Sub

Eu faço assim para adicionar elementos a base de dados... e Funciona bem.

Posted

Eu fiz isto olhando pra um livro e adaptando para o programa. as instruçoes que perguntaste devem estar noutro form ou mais abaixo, so pus o sub q deu erro.

E esse codigo, é so meter q funciona ? Adiciona logo ? (eu sei q tenho que adaptar para o meu programa 😛 )

Posted

Eu fiz isto olhando pra um livro e adaptando para o programa. as instruçoes que perguntaste devem estar noutro form ou mais abaixo, so pus o sub q deu erro.

E esse codigo, é so meter q funciona ? Adiciona logo ? (eu sei q tenho que adaptar para o meu programa 😛 )

Sim, tens e que alterar, so a Dim conn As OleDbConnection = New OleDbConnection("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=basededados.accdb;Persist Security Info=False;"), fazeres para SQL ou para o SGBD que estas a usar.

? pebat isso é para BD em Access

Sim.. Algum problema ??....

Posted

Funciona na mesma mesmo sendo para Access ? q lavagem xD

Desde que tenhas a base de dados criada no access as tabelas, eu so la tenho as tabelas o resto e td gerido e feito atravez do VB.Net

Posted

É assim, o meu projecto é para fazer so com SQL Server e VB.. as tabelas criei pelo SQL Server, e os dados vao ser inseridos depois do botao inserir funcionar..

Access nao dá :s