rdo91 Posted April 21, 2009 at 09:59 AM Report #257939 Posted April 21, 2009 at 09:59 AM Boas, estou a completar o 12º ano no curso profissional de Gestao e Programaçao de Sistemas Informáticos, e tenho que fazer uma Base de dados em SQL Server e programar em Visual Basic para o Projecto de Aptidão Profissional. O que sei de VB é básico, sei fazer calculadoras no máximo. E precisava de alguns bons tutoriais para me ajudar a fazer o projecto, e claro, a ajuda de alguem era sempre bem vinda 😉 Cumps e obrigado EDIT: Nao vi o topico das duvidas e ajudas, peço a algum moderador que mova este topico. Obrigado
rdo91 Posted April 22, 2009 at 08:52 AM Author Report #258154 Posted April 22, 2009 at 08:52 AM ninguem?
José Lopes Posted April 22, 2009 at 09:36 AM Report #258172 Posted April 22, 2009 at 09:36 AM Se calhar o melhor é pesquisares aqui no fórum Tens aqui colegas teus com projectos interessantes no âmbito do mesmo curso...ou similar. De qualquer modo, se o teu nível de VB é de fazer calculadoras, e te vais meter num mundo completamente diferente, nomeadamente ao nível de acesso e manipulação a dados... espera-te muito trabalho. Deixo-te este link que é do blog do moderador deste fórum, que tem alguns tutoriais excelentes para quem se inicia. http://vbtuga.blogspot.com/ http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/lista-completa-de-artigos.html http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server.html Acesso a dados http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server.html http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server_16.html Já agora... atenção na definição de estrutura de dados.... antes de fazeres qualquer coisa, define a estrutura de dados que queres e posta aí. De qualquer das maneiras, digo-te já que continuando a postar dessa maneira, não vais ter muitas respostas ;-) A malta prefere responder a dúvidas. Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!
jpaulino Posted April 22, 2009 at 09:46 AM Report #258177 Posted April 22, 2009 at 09:46 AM De qualquer das maneiras, digo-te já que continuando a postar dessa maneira, não vais ter muitas respostas ;-) A malta prefere responder a dúvidas. Olá, concordo com o José Lopes, tens de começar a ler e ir explorando e fazendo uns testes, e quando tiveres uma dificuldade mostra o codigo e explica qual é o erro/poblema. Estamos cá depois para tentar ajudar!
rdo91 Posted April 22, 2009 at 10:09 AM Author Report #258186 Posted April 22, 2009 at 10:09 AM Ja comecei a fazer qualquer coisa seguindo um livro de Curso de VB 2008, mas ja empanquei num erro. Ao clicar num botao que servia para inserir os dados, deu me um erro: "Error 1 Argument not specified for parameter 'designação_doc' of 'Public Overridable Overloads Function Insert(id_dados As Integer, data As Date, nome As String, procedência As String, inclusos As String, observações As String, id_desig As Integer, designação_doc As String) As Integer'. C:\Documents and Settings\Rui\Meus documentos\Visual Studio 2008\Projects\ruipap\ruipap\dados2.vb 66 13 ruipap" e código que estou a usar é o seguinte: Private Sub ButtonAdicionar_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles ButtonAdicionar.Click If validar_Dados() = False Then Exit Sub Dim adapter_dados As New papDataSetTableAdapters.dadosTableAdapter Try 'erro' adapter_dados.Insert(Me.Id_dadosTextBox.Text, DataDateTimePicker.Value, Me.NomeTextBox.Text, Me.ProcedênciaTextBox.Text, Me.InclusosTextBox.Text, Me.Id_desigTextBox.Text, Me.Designação_docTextBox.Text) 'fim do erro' Catch ex As Exception End Try End Sub O objectivo do programa é adicionar dados e fazer consultas de dados sobre correspondencia entre a empresa onde estou a estagiar e outras, tendo como variáveis Id_dados, Data, Nome, Procedência, Inclusos, Id_desig e Designação_doc (designaçao de documentos). No livro de VB que estou a consultar, tem já um projecto feito e estou a segui-lo. Como sao programas diferentes, devo me ter esquecido de qualquer coisa, nao faço ideia 😛
debliu Posted April 22, 2009 at 10:11 AM Report #258187 Posted April 22, 2009 at 10:11 AM GPSI??? não era para dares C#?? estranho... http://bolachas4.blogspot.com
rdo91 Posted April 22, 2009 at 10:13 AM Author Report #258188 Posted April 22, 2009 at 10:13 AM Nao, nunca demos isso. As linguagens q aprendemos foi pascal, VB e PHP/SQL. E VB demos muito tempo, mas nunca fomos muito longe :x
debliu Posted April 22, 2009 at 10:28 AM Report #258192 Posted April 22, 2009 at 10:28 AM Nao, nunca demos isso. As linguagens q aprendemos foi pascal, VB e MySQL. E VB demos muito tempo, mas nunca fomos muito longe :x hmmm e pedem-te um projecto com sql server assim do nada? ainda se fosse access http://bolachas4.blogspot.com
rdo91 Posted April 22, 2009 at 10:31 AM Author Report #258193 Posted April 22, 2009 at 10:31 AM E o projecto de fim de curso. O meu director de curso deu ideias e eu escolhi este projecto
José Lopes Posted April 22, 2009 at 10:35 AM Report #258194 Posted April 22, 2009 at 10:35 AM hmmm e pedem-te um projecto com sql server assim do nada? ainda se fosse access Não exageremos... parece-me que o SGDB que vai utilizar.... é o menor dos problemas.... Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!
rdo91 Posted April 23, 2009 at 09:04 AM Author Report #258475 Posted April 23, 2009 at 09:04 AM Alguem ?
debliu Posted April 23, 2009 at 10:24 AM Report #258521 Posted April 23, 2009 at 10:24 AM Alguem ? vai ao blog do jpaulino, ele tem uns exemplos bacanos lá http://vbtuga.blogspot.com/ ele gosta de ter muitas visitas 😛 ou seja, faz como o José Lopes disse no primeiro post http://bolachas4.blogspot.com
rdo91 Posted April 23, 2009 at 10:43 AM Author Report #258535 Posted April 23, 2009 at 10:43 AM Sim eu sei, mas gostava de alguma resposta pro erro eu me aconteceu de alguem que percebesse disso. Preciso de perceber o erro :\
pebat Posted April 23, 2009 at 12:57 PM Report #258561 Posted April 23, 2009 at 12:57 PM tive a olhar para o teu codigo... E nao precebi nada 😛 , onde e que tens as instruçoes de Ligaçao a da base de dados, e a instruçao de Insert , e que se o adapter_dados.Insert(Me.Id_dadosTextBox.Text, DataDateTimePicker.Value, Me.NomeTextBox.Text, Me.ProcedênciaTextBox.Text, Me.InclusosTextBox.Text, Me.Id_desigTextBox.Text, Me.Designação_docTextBox.Text) 'fim do erro', e para inseri o que esta nas textbos, tas a fazer isto mal. esprimenta assim. Private Sub addbtt_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles addbtt.Click Try ' variaveis com o nome dos campos, das textbox Dim Nome, Morada, Email, Localidade As String Dim CodigoPostal, Telefone, Telemovel, Fax, Nif As Integer Dim sql As String = "INSERT INTO Cliente (nome,Morada,CodigoPostal,Telefone,Telemovel,Fax,Email,Nif,Localidade) VALUES (@Nome,@Morada,@CodigoPostal,@Telefone,@Telemovel,@Fax,@Email,@Nif,@Localidade)" Dim conn As OleDbConnection = New OleDbConnection("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=basededados.accdb;Persist Security Info=False;") 'Dim cmd As OleDbCommand = conn.CreateCommand Dim cmd As New OleDbCommand(sql, conn) cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@Nome", txtnome.Text)) cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@Morada", txtmorada.Text)) cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@CodigoPostal", txtcodigopostal.Text)) cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@Telefone", txttelefone.Text)) cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@Telemovel", txttelemovel.Text)) cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@Fax", txtfax.Text)) cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@Email", txtemail.Text)) cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@Nif", txtnif.Text)) cmd.Parameters.Add(New OleDbParameter("@Localidade", txtlocalidade.Text)) conn.Open() cmd.ExecuteNonQuery() conn.Close() MsgBox("Cliente Registado com sucesso") Catch erro As Exception MsgBox(erro.ToString) End Try End Sub Eu faço assim para adicionar elementos a base de dados... e Funciona bem.
rdo91 Posted April 23, 2009 at 01:11 PM Author Report #258565 Posted April 23, 2009 at 01:11 PM Eu fiz isto olhando pra um livro e adaptando para o programa. as instruçoes que perguntaste devem estar noutro form ou mais abaixo, so pus o sub q deu erro. E esse codigo, é so meter q funciona ? Adiciona logo ? (eu sei q tenho que adaptar para o meu programa 😛 )
debliu Posted April 23, 2009 at 01:13 PM Report #258566 Posted April 23, 2009 at 01:13 PM ? pebat isso é para BD em Access http://bolachas4.blogspot.com
pebat Posted April 23, 2009 at 01:17 PM Report #258568 Posted April 23, 2009 at 01:17 PM Eu fiz isto olhando pra um livro e adaptando para o programa. as instruçoes que perguntaste devem estar noutro form ou mais abaixo, so pus o sub q deu erro. E esse codigo, é so meter q funciona ? Adiciona logo ? (eu sei q tenho que adaptar para o meu programa 😛 ) Sim, tens e que alterar, so a Dim conn As OleDbConnection = New OleDbConnection("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=basededados.accdb;Persist Security Info=False;"), fazeres para SQL ou para o SGBD que estas a usar. ? pebat isso é para BD em Access Sim.. Algum problema ??....
rdo91 Posted April 23, 2009 at 01:30 PM Author Report #258575 Posted April 23, 2009 at 01:30 PM Funciona na mesma mesmo sendo para Access ? q lavagem xD
pebat Posted April 23, 2009 at 01:38 PM Report #258582 Posted April 23, 2009 at 01:38 PM Funciona na mesma mesmo sendo para Access ? q lavagem xD Desde que tenhas a base de dados criada no access as tabelas, eu so la tenho as tabelas o resto e td gerido e feito atravez do VB.Net
rdo91 Posted April 23, 2009 at 01:48 PM Author Report #258585 Posted April 23, 2009 at 01:48 PM É assim, o meu projecto é para fazer so com SQL Server e VB.. as tabelas criei pelo SQL Server, e os dados vao ser inseridos depois do botao inserir funcionar.. Access nao dá :s
Recommended Posts