pedroerg Posted April 20, 2009 at 03:56 PM Report #257777 Posted April 20, 2009 at 03:56 PM Viva pessoal! Estou a desenvolver um sítio web onde tem de ser inserido um cms para adicionar novos conteúdos ao sítio web. Convém dizer que quero criar o cms de raiz, sem a instalação de nenhum cms "pré-feito". Depois de alguma pesquisa pela internet, não consegui arranjar um tutorial :dontgetit: O sítio web está a ser desenvolvido em jsp e struts2, mas pelo pouco que percebo de cms, o cms é desenvolvido em java (corrijam-me se digo alguma barbaridade). Agradeço desde já a quem me ajudar. Cumprimentos
pedrotuga Posted April 20, 2009 at 04:12 PM Report #257780 Posted April 20, 2009 at 04:12 PM Não estás a dizer nenhuma barbaridade. JSP é a tecnologia que te permite escreveruma aplicação web em java que funcione com uma arquitectura servidor-cliente usando um servidor web. Um pouco como quem desenvolve uma aplicação em PHP ou usando o CGI. O Struts por sua vez é uma framework MVC para JSP, java portanto. Ou seja, tudo faz sentido. Duvido muito que encontres um tutorial a explicar como fazer um CMS em struts. Isso seria um pouco bizarro. Seria um pouco como "tutorial - como escrever o windows". O que encontrarás é tutoriais de JSP e de struts. Tambem ando a dar os primeiros passos com o Struts neste momento. Li o tutorial bootsrap para o struts 2. E até fiquei surpreendido que era mais simples do que eu estava à espera, mas eu já tinha boa experiencia em frameworks MVC de outras linguagens. Se não estás familiarizdo com estas tecnologias, faz um tutorial simples de JSP só para perceberes o que é isso do JSP (2 horitas ou coisa que o valha). Lê pelo menos a página da wikipedia a explicar o que é o padrão MVC (10 minutos). Depois é uma questão de MUITO trabalho.
pedroerg Posted April 20, 2009 at 04:17 PM Author Report #257782 Posted April 20, 2009 at 04:17 PM Viva pedrotuga. Agradeço a tua resposta. Sim, já estou meio familiarizado com jsp e struts, só estava é com medo em dizer que a cms para o meu caso era em struts ou em java (essa parte é que n percebo muito bem, mas penso que seja em java/jsp, e que a própria cms n tenha nada a ver com struts). Mas então para o meu caso o que me aconcelhas em pesquisar na net? É que só encontro CMS "pré-feitas" e nada de como fazer uma cms de raiz.... Cumprimentos
pedrotuga Posted April 20, 2009 at 08:41 PM Report #257825 Posted April 20, 2009 at 08:41 PM Se é em struts é necessariamente em java. Não sei quão à vontade estas. Safas-te com bases de dados, formas normais, sql e afins? Já percebeste o padrão MVC? Nesse caso é começares a curtir com a tecnologia. Define o que queres fazer e afixa aí as dúvidas que te aparecerem. A melhor maneira de aprender é mesmo fazer.
pedroerg Posted April 21, 2009 at 09:28 AM Author Report #257927 Posted April 21, 2009 at 09:28 AM Viva! Pois, a minha intenção é a de colocar as mãos à obra, mas queria era perguntar se não haveria um guia para eu iniciar o desenvolvimento do cms...... 😉 Cumprimentos
psiico Posted April 21, 2009 at 10:52 PM Report #258099 Posted April 21, 2009 at 10:52 PM Na minha opiniao, se calhar estou errado, depois de entenderes a lógica do sistema MVC, é so criares os diferentes conteúdos do CMS, noticias, votações, logins, etc, e mostrar os mesmos nos sitios certos. Psiico // Portfolio
xintect Posted December 17, 2015 at 11:02 PM Report #590804 Posted December 17, 2015 at 11:02 PM MVC!
xintect Posted December 17, 2015 at 11:36 PM Report #590810 Posted December 17, 2015 at 11:36 PM https://www.youtube.com/embed/videoseries?list=PLfdtiltiRHWGXVHXX09fxXDi-DqInchFD começa por ai
Recommended Posts