Jump to content

Recommended Posts

Posted

Ola a todos,

eu tenho um impasse pequeno mas que esta a se tornar grande.

quero construir um sitema que necessitara de tabelas .

o sistema e o seguinte:

registar pedidos feitos por clientes - ja tenho uma tabela para esses pedidos

cada pedido feito e atendido por um tecnico especifico - ja tenho uma tabela para o tecnico

o meu impasse e que quero predefinir numa tabela,  que tecnico e que faz o que, mas o que acontece e que ha casos em um tecnico atende varios pedidos, como posso ter isso registado em uma tabela?

craziness it's to do the same thing over and over again expecting a different result

Posted

Se a tua tabela de pedidos tiver o ID do técnico que atendeu o pedido então isso é suficiente.

Se tiveres casos em que mais de um técnico atendeu um mesmo pedido, tens de ter uma tabela de ligação entre os técnicos e os pedidos, tipicamente com o ID do técnico, o ID do pedido.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

entendi, uma terceira tabela que ligara o tecnico e os pedidos mas como haveria de fazer esse registo

digamos que tenha se feito um pedido e 2 tecnicos responderam, que campos alem das duas chaves primarias eu teria de ter para colmatar esses casos?

teria de fazer por exemplo:

pedido X atendido por tecnico 1

pedido X atendido por tecnico 2

com estas repeticoes? estaria certo?

craziness it's to do the same thing over and over again expecting a different result

Posted

Não necessitas de mais campos. Com os IDs fazes as ligações aos técnicos e ao pedidos.

A tabela terá exactamente a informação que tens na tua descrição, haverá uma linha com o ID do pedido será X e o ID do técnico será 1 e outra linha onde o ID do pedido será X e o ID do técnico será 2.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

ok entendi bro, mas o que acontece e que eu quero predefinir os quem faz os servicos

quando o cliente fizer o pedido as definicoes ja estarao na tabela,  resolucoes de pedidos ja definidos

que o tecnico X atende pedido Y

tecnico W atende pedido Z OU Y

e por isso que estou a dizer que seriam necessarios mais campos para predefinir essa situacao

nao e bro?

Posted

Tens que ter na tabela pedidos mais ou menos assim:

Tabela pedidos

Id do cliente

Id do Técnico

Tipo ou descrição da avaria

Data

Hora

Basicamente a tua tabela ficaria neste formato.

Lema: Se eu não saber de alguma coisa não se preocupem porque tento sempre ajudar alguma coisita, nem que seja, por palpites/sugestões.

Posted

O que queres não é pedidos pré-definidos que são atendidos por um determinado técnico mas sim tipos de pedidos que são atendidos por um determinado técnico.

Quando chega um pedido, seleccionas de que tipo é e então esse pedido é atribuído ao técnico responsável por esse tipo de pedido.

A tabela de tipos de pedido é idêntica à dos pedidos que referi atrás, com uma ligeira diferença, em vez de teres o ID dos pedidos tens o ID dos tipos de pedidos, que aponta para a tabela dos tipos de pedido.

Isto permite que tenhas n técnicos responsáveis por um determinado tipo de pedido e que um pedido possa ser atendido por mais de um técnico.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

vbtipo, essa solução não está normalizada no caso de teres n:n, como é o caso aqui descrito.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

boy eu vou tentar te explicar o que mais ou menos eu to a fazer.

eu tenho uma base de dados para um sistema de gestao de pedidos.

tenho uma tabela para tecnicos que atendem os pedidos uma para os clientes que fazem os pedidos e uma para os pedidos que sao feitos, o que eu quero e predefinir quem resolve cada pedido feito sendo encaminhado para o tecnico que estiver definido na base de dados caso seja solicitado esse pedido pelo cliente, e so isso predefinir quem faz o que

Posted

boas,

Tabela Clientes:

Id

campo x

campo y

...

Tabela Tecnicos:

Id

campo x

campo y

...

Tabela Pedidos:

Id_pedido

Id_cliente  (Todos os pedidos têm um cliente, certo? )

campo x

campo y

...

Para resolveres o problema:

Tabela PedidosTecnico:

Id_pedido

Id_tecnico

... (podes acrescentar mais campos que julgues serem necessários, como por exemplo a data em que o técnico "pegou" no pedido, ou um campo com observações do técnico.....

Espero que assim te ajude.

cumps,

Nuno Ruivo