Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas, aqui estou eu novamente para uma questão!

Eu estava a fazer um software no visual BASIC 6 que fazia ligação á base dados em Mysql, que se encontrava num servidor! Depois de o ter concluído, decidi modifica-lo e faze-lo no vb 2008,  pois este tem mais funções, como vocês sabem.. Só que eu já pesquisei, vi tutorais, vi aqui no forum e tudo só que não encontrei forma de fazer a ligação a base de dados através do vb 2008!

Alguém tem alguma ideia como posso fazer a ligação á base de dados, como o fazia no vb6??

Obrigado!

Cumps,

Posted

fazes assim:

Imports System.Data.SqlClient

Imports System.Text

Imports System.Threading

Public Class SQL

Private Sub SQL_Conn

Dim conDatabase As SqlConnection = New SqlConnection("Data [serivor]\SQLEXPRESS;Database=[base de Dados];User=[teu user];Password=[e a tua password]")

conDatabase.Open() 'Abres a ligação

Dim cmdDatabase As SqlCommand = New SqlCommand("SELECT ref," & _

"design, stock FROM dbo.st WHERE design LIKE '%" & TextBox1.Text & "%' ORDER BY ref", conDatabase)

em cima tens uma forma de fazer querys..

========= MODIFICADO=====================

Desculpa lá, tava a fazer confusão com o SQL..

algures no site http://dev.mysql.com/downloads/ tens lá o pacote SDK, instalas e ficas logo com as libs pro VS2008

cmps

Luis Lourenço

Posted

fazes assim:

Imports System.Data.SqlClient

Imports System.Text

Imports System.Threading

Public Class SQL

Private Sub SQL_Conn

Dim conDatabase As SqlConnection = New SqlConnection("Data [serivor]\SQLEXPRESS;Database=[base de Dados];User=[teu user];Password=[e a tua password]")

conDatabase.Open() 'Abres a ligação

Dim cmdDatabase As SqlCommand = New SqlCommand("SELECT ref," & _

"design, stock FROM dbo.st WHERE design LIKE '%" & TextBox1.Text & "%' ORDER BY ref", conDatabase)

em cima tens uma forma de fazer querys..

========= MODIFICADO=====================

Desculpa lá, tava a fazer confusão com o SQL..

algures no site http://dev.mysql.com/downloads/ tens lá o pacote SDK, instalas e ficas logo com as libs pro VS2008

cmps

Boas!

Obrigado pela resposta!

Já coloquei tudo como disseste!.. Sabes como posso colocar a aparecer os dados num datagrid por exemplo para verificar se está a funcionar correctamente?

Peço desculpa pelas várias questões, mas eu estava tão habituado ao Vb6 e mudei para o vb2008 que tem algumas diferenças!

cumps,

Posted

jovem so para ver se ta a funcionar, quado fazes conDatabase.Open(), e nao da erro, foi pk a ligação é bem sussedida.

eu nao percebo muito bem de dara grids, mas faz antes com uma listview...

Dim sdr As SqlDataReader = cmdDatabase.ExecuteReader

If sdr.HasRows Then

While sdr.Read

Dim lvi As New ListViewItem(sdr.GetString(0))

lv.Items.Add(lvi)

End While

Else

Label2.Text = "Sem Dados"

End If

conDatabase.Close()

cmps

Luis Lourenço

Posted

Bem criei o list view e quando executo dá-me este um erro na seguinte linha de código:

Dim conDatabase As SqlConnection = New SqlConnection("Data [192.168.2.111]\SQLEXPRESS;Database=[gestao];User=[administrador];Password=[123#]")

Tenho alguma coisa errada? O ip é do servidor onde se encontra a base de dados!

Alguma opinião?

Obrigado

Posted

looooooooooool

New SqlConnection("Data Source=[192.168.2.111] ' enganei-me é pouco, desculpa.

em relação aos [] era só para identificares os campos, mais nada.. vou escrever com os teus dados

New SqlConnection("Data Source=192.168.2.111\SQLEXPRESS;Database=gestao;User=administrador;Password=123")

tenta assim, desculpa o meu engano..

========= MODIFICADO ==========

Troca o endereço de IP pelo nome de computador, visto que tas numa rede local..

verifica se o servidor ta configurado para aceitas ligações remotas..

Luis Lourenço

Posted

O SqlConnection é para o MS Sql Server.

Para o MySql tens de fazer referência ao connector correspondente que podes fazer o download a partir site deles e ficará assim: New MySqlConnection

Em relação à connection string também está incorrecta pois essa é novamente para o MS Sql Server (aqui encontra a que procuras http://www.connectionstrings.com).

Outra alternativa é utilizares um ORM independente da BD tal como este  😁:

http://entityorm.uuuq.com

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=

E será só definires que queres utilizar o driver MySql, a connection string e depois o resultado da consulta directamente para o DataSource da grid  😉

Posted

O SqlConnection é para o MS Sql Server.

Para o MySql tens de fazer referência ao connector correspondente que podes fazer o download a partir site deles e ficará assim: New MySqlConnection

Em relação à connection string também está incorrecta pois essa é novamente para o MS Sql Server (aqui encontra a que procuras http://www.connectionstrings.com).

Outra alternativa é utilizares um ORM independente da BD tal como este  😁:

http://entityorm.uuuq.com

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=

E será só definires que queres utilizar o driver MySql, a connection string e depois o resultado da consulta directamente para o DataSource da grid  😉

Bem já consegui...  utilizei a primeira opção....

Obrigado a todos pela ajuda!

Entretanto qualquer duvida comunico!

Cumps,

Posted

Boas!

Alguém sabe como posso fazer para ir buscar dados a uma tabela da base de dados, que se encontra no servidor e colocar os valores na textbox´s ?!? A tabela tem apenas um linha de dados guardados, que são as configurações da ligação ao servidor (ip servidor, nome BD, user,...)!

O que eu tenho neste momento é o seguinte:

conn = New MySqlConnection

conn.ConnectionString = "Server='" & ip.Text & "';Port='" & port.Text & "';Database='" & bd.Text & "';Uid='" & user.Text & "';Pwd='" & pass.Text & "';Connection Timeout=5;"

Try

conn.Open()

Catch myerror As MySqlException

MsgBox("Problema na ligação! Verifique todos os campos!", MsgBoxStyle.Critical)

Finally

conn.Dispose()

End Try

SQL = "SELECT * FROM config"

myCommand.Connection = conn

myCommand.CommandText = SQL

myAdapter.SelectCommand = myCommand

...

Obrigado!

cumps,

Posted

Não podes...

Como tu queres aceder à base de dados sem saberes os dados da ligação.... isto é do género... como posso abrir uma gaveta fechada à chave e cuja chave ficou dentro da gaveta.................

Este tipo de dados pu se guardam em ficheiros ini, ou no settings do vb

Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!

Posted

Não podes...

Como tu queres aceder à base de dados sem saberes os dados da ligação.... isto é do género... como posso abrir uma gaveta fechada à chave e cuja chave ficou dentro da gaveta.................

Este tipo de dados pu se guardam em ficheiros ini, ou no settings do vb

Então a unica solução é guardar num base de dados em acess á parte? E caso exista uma eventual troca de servidor, o utilizador muda no acesss a confugurações! È isso? Ou existem uma solução melhor para resolver este problema?

Já agora aproveito para colocar mais uma dúvida.. Tou a fazer o login, e no login tem uma combox, para mostrar os utilizadores disponiveis (os que estão na base de dados)... só que da forma que estou a fazer aparece o 1.º utilizador e depois aparece a password ....

O código que utilizo é o seguinte:

conn.ConnectionString = "Server=" & inicial.ip & ";Database=" & inicial.bd & ";Uid=" & inicial.utilizador & ";Pwd=" & inicial.password & ";Connection Timeout=5;"
        Try
            conn.Open()
            config.Show()
        End Try

Dim a As MySqlDataReader
        Dim max As Integer
        Dim i As Integer

myCommand.CommandText = "SELECT count(*) FROM login"

a = myCommand.ExecuteReader
        a.Read()
        max = a.GetValue(0)
        a.Close()

myCommand.CommandText = "SELECT * FROM login"
        a.Read()

For i = 1 To max
            user.Items.Add(a.GetValue(i))
        Next

Obrigado!

Aguardo respostas!

Cumps

Posted

Então a unica solução é guardar num base de dados em acess á parte? E caso exista uma eventual troca de servidor, o utilizador muda no acesss a confugurações! È isso? Ou existem uma solução melhor para resolver este problema?

Já agora aproveito para colocar mais uma dúvida.. Tou a fazer o login, e no login tem uma combox, para mostrar os utilizadores disponiveis (os que estão na base de dados)... só que da forma que estou a fazer aparece o 1.º utilizador e depois aparece a password ....

O código que utilizo é o seguinte:

conn.ConnectionString = "Server=" & inicial.ip & ";Database=" & inicial.bd & ";Uid=" & inicial.utilizador & ";Pwd=" & inicial.password & ";Connection Timeout=5;"
        Try
            conn.Open()
            config.Show()
        End Try

Dim a As MySqlDataReader
        Dim max As Integer
        Dim i As Integer

myCommand.CommandText = "SELECT count(*) FROM login"

a.Read()
        max = a.GetValue(0)
        a.Close()

myCommand.CommandText = "SELECT * FROM login"
        a.Read()

For i = 1 To max
            user.Items.Add(a.GetValue(i))
        Next

Obrigado!

Aguardo respostas!

Cumps

Boas!

Já arranjei uma forma bastante simples de guardar as configurações de ligação ao servidor.... Guardo as configurações nos settings do vb... app.settings!

Se alguem quiser que explique como se faz eu posso explicar!

Agora queria saber se alguem  me pode ajudar em relação á minha outra dúvida...

De ir buscar os utilizadores (login) disponíveis na base de dados e mostra-los na combobox...

Tenho em cima o código que utilizado...

cumps,