Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal, eu tenho um problema, uma funçao que queria colocar no meu programa era ao clicar num botao aparecer por exemplo em gridview todos os contactos referentes a empresa que estamos a ver, ou seija eu selecciono a empresa X e ao clicar nesse botao apareciam todos os contactos pertencentes a empresa X, fizme entender? qual a melhor forma de fazer isso?

Posted

Isso depende de como queres mostrar e que tipo de informação, mas uma datagridview é muito boa para isso. Podes também pensar numa listview, mas acho a outra opção melhor.

Os dados a mostrar, vou tentar explicar melhor, eu tenho duas tabelas uma de contactos e uma de empresas, a de empresas contem os dados gerais da empresa, depois nos contactos, ai sao de pessoas individuais e um dos campos e a empresa a que pertence, pois bem o que eu quero fazer é quando no formulário estou a consultar a empresa X ao clicar na linklabel ele fazer aparecer da melhor forma possivel (melhor forma de visualização) todos os contactos correspondentes á empresa X, se entretanto mudar o formulário e passar a mostrar a empresa Y ao clicar na linklabel passa a aparecer todos os contactos ligados a empresa Y, fizme entender? 😉

Posted

Já fiz uma aplicação assim, usei DatagridView, uma com a listagem das empresas, com os contactos gerais da empresa, e ao seleccionar a empresa, preenche uma segunda DatagridView com os contactos adicionais dos departamentos da empresa seleccionada.

Penso que é o método mais "correcto" para o fazer.

Knowledge to the masses

Posted

Já fiz uma aplicação assim, usei DatagridView, uma com a listagem das empresas, com os contactos gerais da empresa, e ao seleccionar a empresa, preenche uma segunda DatagridView com os contactos adicionais dos departamentos da empresa seleccionada.

Penso que é o método mais "correcto" para o fazer.

Sim, é mesmo isso que queria embora eu os dados gerais da empresa apresente no formulário, mas os contactos pode ser em girdview, podes darme umas luzes do codigo para a segunda datagridview ir buscar so aqueles contactos?

Aqui fica o um screen para entenderem melhor:

http://img245.imageshack.us/img245/1070/89220630.png

A linklabel e onde e para carregar e aparecer a tal gridview

o imprimir seleccionei apenas porque tenho um pequena duvida que nao sei se posso colocar aqui, que é, mas que era criar um formulario para imprimir, e por um botao "imprimir este contacto" ele ia buscar o contacto que estava aberto e imprimia-o, no caso das empresas imprima os "sub-contactos" juntos

Posted

Bem, nesse contexto eu criaria uma nova Form só para a colocar a Datagridview com os contactos.

Ao clicares o link label abriria essa Form e iria buscar à base de dados todos os contactos "secundários" relativos à empresa em questão.

Não tem nada de especial.

Knowledge to the masses

Posted

Bem, nesse contexto eu criaria uma nova Form só para a colocar a Datagridview com os contactos.

Ao clicares o link label abriria essa Form e iria buscar à base de dados todos os contactos "secundários" relativos à empresa em questão.

Não tem nada de especial.

Sim eu isso tenho feito, so nao sei fazer aparecer os contactos daquela empresa, entendes? xd

Posted

Então não percebo a dúvida, se sabes como criar a form, sabes como ir buscar os dados e coloca-los na form, qual é o problema?

O problema e que na form me aparecem todos os contactos e nao só os da Empresa que tenho seleccionada

Posted

Ok criaste a grid pelo wizard (é como costumo fazer), e como é que a preenches com os dados?

Basta fazeres a QUERY à base de dados e ir inserindo os dados obtidos na DataGridView

'Ligação á base de dados bla bla bla

'Execução da query bla bla bla

While DataReader1.read()

DataGridView1.Rows.Add(DataReader1.Item("campo xpto1"), DataReader1.Item("campo xpto2"))

End While

Knowledge to the masses

Posted

Ok criaste a grid pelo wizard (é como costumo fazer), e como é que a preenches com os dados?

Basta fazeres a QUERY à base de dados e ir inserindo os dados obtidos na DataGridView

'Ligação á base de dados bla bla bla

'Execução da query bla bla bla

While DataReader1.read()

DataGridView1.Rows.Add(DataReader1.Item("campo xpto1"), DataReader1.Item("campo xpto2"))

End While

Eu assim que la coloquei a Base de Dados ficou logo a aparecer os dados

Faz isso por código e é muito simples ... depois precisas apenas de alterar o filtro no comando sql.

Vê aqui: Utilizando o controlo DataGridView

Vou seguir e ver o que dá 😛

Posted

Bem ja andei a tentar, e nada :S

Tenho alguma dificuldade em perceber onde colocar uma função que me faça a selecção da empresa que esta seleccionada...Neste momento de depois de apagar forms voltar a criar, tenho um form criada atravez do wizard, ou seija fui ao dataset e arrastei para a form em formado de gridview, seleccionei apenas as colunas que me interessavam ter, e agora?