mogers Posted April 19, 2009 at 08:23 PM Report #257683 Posted April 19, 2009 at 08:23 PM Boas, Estou a fazer um trabalho onde tenho de ligar um cliente em c# e um servidor em haskell. Alguém me pode dar algum exemplo ou link sobre sockets em haskell? Obrigado "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.
Baderous Posted April 19, 2009 at 08:50 PM Report #257689 Posted April 19, 2009 at 08:50 PM http://metavar.blogspot.com/2007/03/simple-socket-programming.html http://book.realworldhaskell.org/read/sockets-and-syslog.html
Betovsky Posted April 20, 2009 at 10:57 AM Report #257723 Posted April 20, 2009 at 10:57 AM Bem penso que os links que o Baderous deu sejam suficientes. Podes sempre ver se existe alguma lib que te interessa: http://hackage.haskell.org/packages/archive/pkg-list.html#cat:network Desculpa a curiosidade. Isso é para alguma cadeira? Achei engraçado ser pedido um mix de duas linguagens, principalmente quando são de paradigmas opostos. "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk
mogers Posted April 20, 2009 at 11:42 AM Author Report #257729 Posted April 20, 2009 at 11:42 AM Obrigado aos 2 😉 Sim, o objectivo era misturar 2 paradigmas: Orientado a Objectos e Funcional. Eu escolhi C# e Haskell porque ainda não tinha aprendido nenhuma e pareceu-me uma boa oportunidade. Se quiseres ver a descrição do trabalho, está aqui Eu gostei bastante do tutorial do Rui Carlos sobre haskell, mas ainda sei pouca coisa. Nesta parte do trabalho é mais para desenvolver a interface gráfica em C#. No entanto vou tentar fazer já uma comunicação simples com o servidor em Haskell se tiver tempo. "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.
Betovsky Posted April 20, 2009 at 08:55 PM Report #257833 Posted April 20, 2009 at 08:55 PM Wow, a isso é que se pode chamar uma verdadeira carga de trabalho. Mas parece ser uma tarefa bastante divertida. 🙂 Andei a bisbilhotar um pouco se não te importas. Achei engraçado a maior parte do pessoal optar por Haskell ou F#. Apenas uma pessoa escolheu Scheme, não estava a espera, (corrige-me se estou enganado, mas a principal linguagem funcional que dão na FEUP é Scheme), o normal é a maior parte do pessoal optar por uma linguagem que já conhece bem em vez de ir para mares nunca antes navegados. Achei também interessante uma rapariga ter optado por Prolog, à primeira vista até parece estranho mas se calhar até nem é capaz de ser muito mau. Vi, que andaram a dar ML. Por acaso li um ontem um post muito interessante. Não sei se falaram de Algebric Data Types, mas lê, é bastante interessante e já ficas a saber porque é que em ML usam os * para tuplos. http://blog.lab49.com/archives/3011 Depois ao falar neste acabei por me lembrar de um antiguinho que também é bastante interessante. http://ulissesaraujo.wordpress.com/2008/01/10/point-free-over-non-recursive-functions-i/ Se gostares depois dá uma vista de olhos pelos outros posts, cata/ana/hilomorfismos. Leituras muito interessantes. Não te ajudam em nada o trabalho, mas são umas leituras muito interessantes. Em relação a tutoriais, tens o RHW que o Baderous já indicou. Mas há muita gente que desaconselham como o primeiro tutorial para aprender Haskell, visto ser muito bruto e também entrar em áreas fora do Haskell. O tutorial que tem sido muito aclamado como de "introdução" ao RHW é o Learn You a Haskell for Great Good! Tenho estado um pouco ausente de Haskell ultimamente, mas qualquer dúvida já sabes 😉 Força nisso "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk
Baderous Posted April 20, 2009 at 09:05 PM Report #257842 Posted April 20, 2009 at 09:05 PM Ui que grandes links que meteste aí, ainda me vão dar jeito.
mogers Posted April 20, 2009 at 11:31 PM Author Report #257871 Posted April 20, 2009 at 11:31 PM Faltou-me referir que esta é uma cadeira optativa (do 4º ano), daí ter poucos alunos. Scheme é a única linguagem funcional que damos no curso e é no 1º semestre do 1º ano. Eu na altura tinha na cabeça que "C é que é" e nem me dignei a aprender Scheme em condições ? Como nunca mais pegamos no assunto, quase todos não nos lembramos da linguagem, daí a preferência por outras. Quando escolhi a linguagem, não sabia que podia escolher prolog, visto que o prof só tinha falado em linguagens funcionais (prolog, tanto quanto sei, é do paradigma da programação em lógica que é diferente do funcional). Como já fizemos um jogo a ligar C++ com Prolog por sockets no passado, talvez o tivesse escolhido. Mas já ando para experimentar haskell há muito tempo 🙂 Nós falamos mais do porquê de ter surgido o ML e algumas características principais da linguagem do que propriamente a sintaxe, mas o prof tem usado exemplos de ML nas aulas relativamente simples e vamos comparando com outras linguagens (normalmente C/C++ e Java). O trabalho é para entregar na 5ª e também tenho um teste nesse dia, por isso não sei se vou conseguir começar já com Haskell, mas vou tentar 🙂 (o prof foi muito benevolente nas notas do 1º trabalho, não sei se reparaste, mas agora já não vai ser assim :x ) Obrigado pelos links!! "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.
Recommended Posts