Jump to content

Linux varias duvidas, e outros ( i am back )

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal...

Já lá vão uns tempos em que não pus aqui os pés...

A razão é que o meu pai teve um acidente na A2, e fiquei em coma até dia  2 de abril 😛

Adiante, já estou bem e venho com um monte de perguntas, e cheio de energia...

vou começar agora com as perguntas:

😁

Intro:

😁

-Tenho um Laptop com:

Dual-Core,

6GB RAM,

Windows XP SP3 (original),

512Mb memoria dedicada,

Nvidia GeForce 9800,

HDD de 320Gb (samsung)

-Tenho 3 partições no disco ( C-com nome C: ,D-com nome Linux: ,E-com nome Extras: )

Tenho aqui no PC um software Puppy (linux) o qual gosta de instalar na drive D.

A minha pergunta 1 é: Como instalar o linux nessa partição sem afectar o Windows?

A minha pergunta 2 é: Como instalar de modo a que ao arrancar o PC ele me pergunte, qual dos SO quero usar?

A minha pergunta 3 é: Consigo nessa partição D: ( com 45Gb ) instalar esta versão do Puppy(linux) e outras 2? sem se afectarem umas ás outras??

A minha 4 e MUITO IMPORTANTE pergunta é:  Onde arranjo a Source do Linux, e onde devo aprender a FAZER o meu proprio SO ( tornando-o diferente de todos os outros ) sem que morra de tédio?

A minha 5 e MUITO IMPORTANTE pergunta é: Existe algum programa que me forneça auxilio na MODIFICAÇÃO da Source original do linux, evitando que eu me perca, ou que faça algo que mande todo o meu trabalho pelo cano abaixo?

Como  sempre aguardo a vossa resposta:) 😛

PS: A revista nº 19 está ****( 5 stars ) 😉

Abraço 😁

Posted

Boas,

Resposta 1: Se tiveres a partição D em ntfs convem apagares a partição e deixares em espaço livre, depois é so instalar lá a distribuição.

Resposta 2: Instalas o Grub ou o Lilo.

Resposta 3: Se instalares tudo direitinho não deve haver problema nenhum.

Resposta 4: Dá uma vista de olhos no http://www.linuxfromscratch.org/ é capaz de ter lá alguma coisa que te ajude. 😛

Resposta 5: Copias de segurança 😉 (não sei lol)

Nota: atenção que quando falas em source do linux, muita gente pode associar ao source do kernel e não ao source da distribuição.