Pontus Posted April 14, 2009 at 02:06 PM Report #256691 Posted April 14, 2009 at 02:06 PM Ola! tenho uma duvida muito simples. Posso por a correr num PDA industrial, a correr aplicações java? Se posso o que tenho de fazer? tens custos? Obrigado
Betovsky Posted April 14, 2009 at 02:26 PM Report #256695 Posted April 14, 2009 at 02:26 PM É de forma similar a uma aplicação para desktop. A única diferença é que usas o JavaME. "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk
Pontus Posted April 14, 2009 at 04:10 PM Author Report #256719 Posted April 14, 2009 at 04:10 PM Mas existem JVM para por no Pda sem custos?
M6 Posted April 14, 2009 at 04:11 PM Report #256720 Posted April 14, 2009 at 04:11 PM Para fazeres desenvolvimento Java para PDAs, tens de o fazer segundo as regras do JavaME: http://java.sun.com/javame/index.jsp Para correr num dispositivo móvel, seja PDA, telemóvel ou outro, basta que o mesmo tenha a JVM do JavaME. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Knitter Posted April 14, 2009 at 04:12 PM Report #256721 Posted April 14, 2009 at 04:12 PM Depende da aplicação. Uma aplicação feita para PC tipicamente não correrá de forma directa no PDA, irá precisar de algumas adaptações. Mas isso depende da aplicação em si, porque até pode ser possível que a aplicação execute sem problemas. Em dispositivos móveis, o que usas é JavaME, uma versão mais limitada do Java, tanto em recursos disponíveis como em performance, uma aplicação Java pode ter sido feita a pensar em plena portabilidade e daí executar tanto no desktop como no PDA sem alterações, mas essa é uma situação incomum. Custos depende do que tiveres de fazer, se tens a aplicação e ele correr directamente, não tens custos nenhuns, se precisares de a modificar, poderá ter algum custo. Existem JVMs para telemóveis, PDA, até para frigoríficos se for preciso 😉
Pontus Posted April 14, 2009 at 04:17 PM Author Report #256723 Posted April 14, 2009 at 04:17 PM o que me foi dito pelo fabricante do pda é que se eu quizesse a jvm iria pagar mais pelo pda. Quanto ao trabalho, sim vou ter fazer tudo de raiz, visto ter que usar gwt para a aplicação 😉 de qualquer maneira, obrigado pelas respostas
Knitter Posted April 14, 2009 at 04:30 PM Report #256725 Posted April 14, 2009 at 04:30 PM GWT? Agora fiquei curioso, se a aplicação usa GWT então não é Java, é apenas uma aplicação web que usa HTML e, neste caso, Javascript. Desconheço a comercialização de PDAs, todos os que tive acesso já incluíam uma JVM pela qual, no que me é conhecido, não foi pago mais, mas será algo que terás de confirmar com o vendedor/fabricante, suponho que estejas a falar de um PDA desenvolvido ou pelo menos personalizado de propósito?
Pontus Posted April 14, 2009 at 04:42 PM Author Report #256728 Posted April 14, 2009 at 04:42 PM Bem o Pda pelo que tive acesso é daqueles industriais, tamanho gigante 😉 nada comparado com os normais e comuns que vemos por ai à venda. gwt é uma livraria de java que gera jsp do lado do browser, pelo menos é assim que o conheço
karva Posted April 14, 2009 at 04:44 PM Report #256730 Posted April 14, 2009 at 04:44 PM Eu no meu Qtek S200 com WM5 tenho um "emulador" de Java, que veio com o sistema, no qual consigo correr qualquer aplicação Java (.jar) desenhada para quaisquer outros telefones. Proud LEIC-A@IST student!
Pontus Posted April 14, 2009 at 04:46 PM Author Report #256731 Posted April 14, 2009 at 04:46 PM eu estou a falar deste tipo de PDA's 😉 http://www.gotive.com/products/h42.htm
xpete Posted April 14, 2009 at 05:19 PM Report #256740 Posted April 14, 2009 at 05:19 PM No meu projecto final de curso vou usar isto: http://www.j2mepolish.org/cms/ acho q é melhor plataforma para dispositivos móveis. Mas provavelmente o que tu vais fazer é uma aplicação web a correr num servidor a que depois acedes pelo PDA. Nesse caso não precisas de desenvolver nada no telemovel tens é de ter um bom browser no PDA como por exemplo o Opera. Para usares o GWT precisa do Tomcat e J2SE e isso não consegues correr no PDA. Aproveito para sugerir o GWT-EXT: http://extjs.com/products/gxt/ Deve sair uma versão nova do GWT-EXT hoje.
Knitter Posted April 14, 2009 at 05:29 PM Report #256747 Posted April 14, 2009 at 05:29 PM gwt é uma livraria de java que gera jsp do lado do browser, pelo menos é assim que o conheço GWT é uma biblioteca que gera JavaScript, e JSP nunca é do lado do browser mas sempre do lado do cliente, não precisas de Java para correr aplicações feitas em GWT, aliás, já tive aplicações feitas em GWT a funcionar com PHP no servidor, sem qualquer Java necessário, além do que é preciso para executar as ferramentas de desenvolvimento. Em GWT, o objectivo é programar em Java para depois o compilador passar tudo para HTML e Javascript, o resultado final é uma data de ficheiros HTML e Javascript que constituem a aplicação web, pelo que apenas precisas do browser no PDA. Claro que vais precisar de Java no computador onde estiveres a programar, mas de resto não precisas de Java a não ser que queiras usar um servidor aplicacional, ou um servlet container, mas mesmo assim, será sempre numa computador servidor e nunca no PDA.
inginheiiro Posted April 16, 2009 at 08:59 AM Report #257051 Posted April 16, 2009 at 08:59 AM eu estou a falar deste tipo de PDA's 🙂 http://www.gotive.com/products/h42.htm Microsoft NET CF. e ... depende do que queiras fazer. se for para desenvolver picuises com forms e dados em sql server ce é trivial. se forem coisas muito mais interessantes como GPS, TAPI, RAPI etc , é necessário que tenhas um strong background em c/c++ e windows low level API. na minha opinião, não deves usar JAVA para desenvolver para dispositivos Windows CE, embora seja possivel. pessoalmente uso J2M mais para Symbian e Android. em todo caso, se quiseres desenvolver algo mt especifico usa C. /ing I used to have a life ... but i bought a programmable machine in 1982 ...
Recommended Posts