Vnepomuceno Posted April 12, 2009 at 05:40 PM Report #256395 Posted April 12, 2009 at 05:40 PM Boa tarde, estou-me a começar a iniciar em C++ e tenho de começar por fazer um projecto que envolve OpenGL e Glut, que consiste em fazer um jogo de naves. Comecei por seguir o tutorial que indicaram, e após adicionar a "solução" de OpenGL e seguidamente o projecto, ao fazer Start Debugging (F5), aparece uma janela que diz: "Executable for debug session" - "Please specify the name of the executable file to be used for the debug session". Alguém sabe o que estou a fazer mal ou o que supostamente tenho de fazer? Obrigado
Triton Posted April 12, 2009 at 05:52 PM Report #256396 Posted April 12, 2009 at 05:52 PM Vais às opções do projecto e vê se não tens o projecto em modo de Library. Se tiveres muda para Console application. <3 life
MX+ Posted April 12, 2009 at 06:27 PM Report #256408 Posted April 12, 2009 at 06:27 PM Projecto de CG? 😞
Vnepomuceno Posted April 12, 2009 at 10:48 PM Author Report #256458 Posted April 12, 2009 at 10:48 PM Projecto de CG? 😞 lol, yah! Vais às opções do projecto e vê se não tens o projecto em modo de Library. Se tiveres muda para Console application. O projecto já estava na opção de Application (.exe). Reparei que não existe este problema se ao invés de ao executar o projecto, primeiro abrir a "solução" de OpenGL e depois inserir o projecto "dentro" da solução e executá-lo, apenas abrir somente o projecto (sem a solução de OpenGL), e executar, já não me acontece esse problema... Alguma explicação?
Triton Posted April 12, 2009 at 10:57 PM Report #256465 Posted April 12, 2009 at 10:57 PM Não sei. 😞 Também estão a fazer o project de CG no IST? 😛 <3 life
Vnepomuceno Posted April 12, 2009 at 11:08 PM Author Report #256468 Posted April 12, 2009 at 11:08 PM Não sei. 😞 Também estão a fazer o project de CG no IST? 😛 Yap! É oficial, o tal problema de apenas funcionar "sem a solução"! Mas expliquem-me uma coisa, sempre que vou editar o meu projecto que foi criado, tenho de adicionar a solução de OpenGL e adicionar à solução ao meu projecto e editar a partir daí, ou apenas tenho de abrir normalmente o meu projecto sem a solução?
Triton Posted April 12, 2009 at 11:10 PM Report #256469 Posted April 12, 2009 at 11:10 PM Não estou bem a perceber. No Visual Studio tens sempre de ter uma solução para ter um projecto. Digamos que uma solução é apenas um conjunto de projectos. Quantos projectos tens na tua solução? Confirma que o projecto que está a bold é mesmo o que tu queres que seja executado por omissão quando fazes debug. <3 life
Vnepomuceno Posted April 12, 2009 at 11:18 PM Author Report #256471 Posted April 12, 2009 at 11:18 PM É assim, no tutorial que é disponibilizado na página da cadeira, é dito que para criar um novo projecto de OpenGL, temos de abrir a solução de OpenGL, e depois abrir a partir da solução, o projecto que estamos a desenvolver. Tendo em conta isto, o projecto que fica a negrito é o projecto cglib. Não sei se é assim que costumam trabalhar com OpenGL ou não, mas é assim que eles explicam. Só que ao fazer isto, o projecto ao ser executado, dá-me esse tal "erro", que não é bem erro mas pronto. Mas se eu abrir apenas a solução do projecto em si e não abrir antes a solução do cglib, o projecto já executa normalmente...
Triton Posted April 12, 2009 at 11:23 PM Report #256472 Posted April 12, 2009 at 11:23 PM Clica com o botão direito no teu projecto e selecciona no "Set as Start Up project" ou uma coisa do género. O teu projecto deve ficar a bold e já deve funcionar. <3 life
Vnepomuceno Posted April 12, 2009 at 11:47 PM Author Report #256476 Posted April 12, 2009 at 11:47 PM Hmmm, fiz isso, mas deu erro depois ao fazer o debug. Só funciona como deveria, se na solução apenas lá tiver o meu projecto, sem o projecto de cglib. É normal ser assim?
Triton Posted April 13, 2009 at 12:05 AM Report #256482 Posted April 13, 2009 at 12:05 AM Qual erro? Se não souber quais são os erros é difícil ajudar. 😞 <3 life
Vnepomuceno Posted April 13, 2009 at 02:01 PM Author Report #256524 Posted April 13, 2009 at 02:01 PM Desculpa, esqueci-me de dizer o que dava 😉 Dá-me isto como Output: Compiling...main.cpp MyApp.cpp MyBox.cpp MyCamera.cpp Generating Code... Compiling manifest to resources... Linking... LINK : fatal error LNK1104: cannot open file 'cglib.lib' Isto com o código dado como exemplo, ou seja, em princípio está livre de erros...
Triton Posted April 13, 2009 at 05:16 PM Report #256546 Posted April 13, 2009 at 05:16 PM Tens de ajustar as paths das bibliotecas nas opções de linkagem do projecto. <3 life
Vnepomuceno Posted April 14, 2009 at 10:28 AM Author Report #256656 Posted April 14, 2009 at 10:28 AM Já achei... Acho que era porque tinha de ir a Project Dependencies, e activar a dependência do projecto da cglib. Obrigado pela ajuda 😉
MX+ Posted April 17, 2009 at 05:44 PM Report #257343 Posted April 17, 2009 at 05:44 PM Desculpem pela demora... ;D Estou a fazer pela segunda vez CG. O projecto tivemos 19 mas não passei à teórica. Mas bons projectos. Quando tiver tempo ponho aqui o Asteroids do semestre passado 😉
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now