Gonçalo_ssb Posted April 10, 2009 at 07:17 PM Report #256220 Posted April 10, 2009 at 07:17 PM Ola boa noite, Estou neste momento a iniciar um projecto em J2SE, no qual precisava de aceder a uma base de dados mysql que está num servidor, ou seja, tenho que me conectar remotamente. Estou a utilizar o netbeans para efectuar a ligação através do MYSQL(Connector/ J Drive) onde me pede o HOST e um PORTO. Aqui reside a minha questão, e do que já andei a ler é necessário configurar a minha base de dados para ser acedida remotamente. Eu já fui ao CPANEL e adicionei um host como mostra a figura que está em baixo, mas não cheguei a conclusão nenhuma. Gostaria de perguntar se tenho que efectuar mais algum passo de modo a conseguir efectuar a ligação. Obrigado.
Knitter Posted April 10, 2009 at 07:24 PM Report #256221 Posted April 10, 2009 at 07:24 PM Se colocares apenas o sinal % permites o acesso de qualquer host à ao mysql do servidor, isto é, qualquer computador vai poder ligar-se ao servidor mysql. Depois no Netbeans tens de configurar como host o endereço do servidor onde tens a BD, e como porto tens de colocar o porto de acesso, se for o porto por omissão, creio que é o 3306. Convém teres a BD já criada, se não tiveres tens de acrescentar a opção para criar a BD na connection string da primeira vez que te ligares e retirares essa opção nas vezes seguintes. Se bem que não tenho a certeza se o MySQL permite essa opção, nem todos os motores permitem. Portanto, em estilo receita: - Permitir o acesso do teu computador onde estás a trabalhar ao servidor, mais simples talvez permitir qualquer computador. Mais simples não é mais seguro! - Configurar o driver no Netbeans IDE para usar o endereço e porto do servidor mysql, bem como password e username. A partir deste ponto deves ter acesso ao sistema sem problemas.
Gonçalo_ssb Posted April 10, 2009 at 11:52 PM Author Report #256251 Posted April 10, 2009 at 11:52 PM Olá mais uma vez, Antes de mais gostaria de agradeçer pela prontidão na resposta e pelo esclarecimento. Como indicado eu já configurei o host para %, não me preocupando agora com a segurança...uma vez que estou ainda numa fase de conseguir todos os requisitos para o desenvolvimento. Quanto à base de dados, já está criada...contudo estou com alguma dificuldade em saber qual o host? Como obtenho o HOST de acesso á minha base de dados? o-meu-dominio.com ???? Obrigado
pedrotuga Posted April 11, 2009 at 01:46 AM Report #256260 Posted April 11, 2009 at 01:46 AM Dependerá da empresa onde tens a base de dados alojada. Frequentemente nem sequer aceitam ligações às bases de dados do exterior. Se tiveres o mysql a correr no teu computador o host pode ser 'localhost'.
Knitter Posted April 11, 2009 at 03:12 PM Report #256285 Posted April 11, 2009 at 03:12 PM No que indicaste, e tendo em conta que mostraste um screenshot do cpanel, suponho que tens esse servidor fornecido por alguma empresa de alojamento? Se assim for, o host é o teu domínio, ou o domínio para o qual está configurado o servidor de bases de dados. Se tiveres o IP do servidor também o podes usar directamente.
Gonçalo_ssb Posted April 12, 2009 at 07:39 PM Author Report #256417 Posted April 12, 2009 at 07:39 PM Sim o servidor é fornecido por uma empresa, mas continuo sem conseguir o acesso, talvez não tenha permissão para o fazer. Contudo vou trabalhando no servidor caseiro enquanto espero pela resposta do pessoal da empresa. Aproveitando a vossa boa vontade e não querendo abrir outro tópico porque me parece uma questão simples, queria perguntar se sabem porque é que o aspecto das minhas janelas está a vir assim azulado e não com o aspecto Windows? Já agora sabem como alterar para esse aspecto, sabendo que a ferramenta é o netbeans 6.5. Em baixo segue um printscreen para verem do que falo. Obrigado.
Knitter Posted April 12, 2009 at 07:54 PM Report #256420 Posted April 12, 2009 at 07:54 PM Isso é o look-and-feel default do Java, se queres ter um look-and-feel diferente tens de o indicar. No método main da JFrame principal, deves ter algo parecido com: java.awt.EventQueue.invokeLater(new Runnable() { public void run() { new JFrame().setVisible(true); } }); Acrescenta antes desse código o código seguinte: try { UIManager.setLookAndFeel(UIManager.getSystemLookAndFeelClassName()); } catch (ClassNotFoundException ex) { Logger.getLogger(JFrame.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex); } catch (InstantiationException ex) { Logger.getLogger(JFrame.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex); } catch (IllegalAccessException ex) { Logger.getLogger(JFrame.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex); } catch (UnsupportedLookAndFeelException ex) { Logger.getLogger(JFrame.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex); } (...) O importante é a parte do UIManager, em que se define o look-and-feel, usando para isso o nome do look-and-feel da plataforma. Desta forma o aspecto vai ser diferente para cada Sistema Operativo onde executar, sendo igual ao aspecto desse SO. Deves tratar as excepções da forma que considerares mais adequada, sendo o mais comum, definir o look-and-feel para o default caso o look-and-feel da plataforma onde a aplicação está a correr não seja suportado.
Gonçalo_ssb Posted April 12, 2009 at 08:52 PM Author Report #256430 Posted April 12, 2009 at 08:52 PM Exacto funcionou na perfeição...um muito obrigado pelo esclarecimento.
Recommended Posts