lesiano Posted April 9, 2009 at 11:32 PM Report #256159 Posted April 9, 2009 at 11:32 PM Boas; Implementei o algoritmo de Dijstra e fiz há mão e... devo estar a pensar mal. Imaginem um grafo com as cidades "Porto", "Braga", "Guarda" e "Fafe". Ligações: Porto: c/Braga por 10 e c/Guarda por 10; Braga: c/Porto por 10 e c/Fafe por 5; Fafe: c/Braga por 5; Guarda: c/Porto por 10; Qual é o custo mínimo de Guarda a Fafe? A mim dá-me 5 no papel e no algoritmo, mas escrevendo o grafo são 25. ? Onde é q estou a pensar mal? Thx!
Triton Posted April 9, 2009 at 11:43 PM Report #256160 Posted April 9, 2009 at 11:43 PM O código? <3 life
pedrosorio Posted April 10, 2009 at 09:17 AM Report #256163 Posted April 10, 2009 at 09:17 AM http://img147.imageshack.us/img147/5601/grafo.th.jpg O que é que queres dizer com "no papel dá 5"? Quer dizer que quando tu segues o teu código te dá 5 e é o mesmo que se compilares? É evidente que estás a implementar mal o algoritmo não é? (código?++) Não respondo a dúvidas por mensagem.
lesiano Posted April 10, 2009 at 11:32 AM Author Report #256167 Posted April 10, 2009 at 11:32 AM O código ñ podia postar pq isto é para um trabalho e cópias dão direito a q o trabalho fique anulado. Já vi o q estava a fazer mal. Na actualização dos custos dos vértices adjacentes, eu estava smp a fazer: if(((verticeorigem->onus) + (primeira->custo)) < (vertice_testado->onus)) { vertice_testado->onus = (verticeorigem->onus) + (primeira->custo); vertice_testado->pai = verticeorigem; } } Mesmo nos adjacentes dos adjacentes. Claro que nesses, o código será: if(((vertice_minimo->onus) + (primeira->custo)) < (vertice_testado->onus)) { vertice_testado->onus = (vertice_minimo->onus) + (primeira->custo); vertice_testado->pai = vertice_minimo; } Uma nova dúvida q eu até sei resolver mas quero saber se é de facto a melhor forma: No final do algoritmo, ele retorna-me o grafo com os onus actualizados, isto é, eu quero ir de Guarda a Fafe e ele actualiza o grafo com a origem Guarda. O grafo é retornado com os valores em cada cidade q correspondem ao mínimo para ir da Guarda lá. Depois tenho uma função q procura a cidade destino, no caso Fafe, no grafo e peço: cidade_encontrada -> onus; A minha dúvida é saber como construir o caminho. Cada vértice tem o seu pai, imposto pelo algoritmo. Eu pelo pai consigo saber o anterior, logo, estava a pensar fazer qq coisa como: (Pseudo-codigo) Ir de "cidade_origem" a "cidade_destino" tem um custo de "cidade_encontrada -> onus", e passa por: - Função q lista cidades por onde passa: print "cidade_origem" noactual = cidade_origem->pai; while(noactual->pai!=NULL) { print noactual->nome noactual = noactual->pai->pai } "pai" é um apontador para a cidade pai da anterior. Thx.
Recommended Posts