Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal, numa aplicação em vb, queria fazer uma pesquisa na bd, de forma a retornar datas, mas queria fazer uma comparação... por exemplo: fazer só SELECT dos campos onde a data da bd fosse igual só no mês e ano da data actual...

qualquer coisa deste género só que com mais alguma coisa para fazer a comparaçao de mes e ano

Dim SQL As String = "SELECT * FROM tabela WHERE [data] = @data

Obrigado

Posted

terás que construir uma expressão que seja entendida, quer pela Base de dados.

Assim...e por exemplo para Oracle eu uso (no lado da aplicação para construir o SQL):

"select..... where to_date(data,'yyyy-mm-dd') = "  funcao_que_retorna_a_data_no_mesmo_formato(data a comparar)";

A função de vb... não é dificil.... atenção que se for no acess... a comparação de datas tem que levar o caractere "#" antes e depois da data.

Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!

Posted

Tentei fazer de maneira diferente, fazer SELECT às linhas cuja data esteja entre a data do próprio dia e 30 dias para a frente...

Dim SQL As String = "SELECT * FROM Extintores WHERE [data_termino] >= @data_termino1 AND [data_termino] <= @date_termino2"

command.Parameters.Add("@data_termino1", OleDbType.Date).Value = data
command.Parameters.Add("@data_termino2", OleDbType.Date).Value = data.AddDays(30)

Acho que assim já me resolve isto.Como disseste José Lopes não entendi, fiquei sem saber como retiro o mês e o ano do campo data da bd access.